• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 erros que acontecem diariamente em nosso cérebro

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      30/08/18 às 17h54

Nosso cérebro é fantástico e basicamente ilimitado. Ele consegue armazenar milhares de informações, solucionar problemas, compreender o espaço ao nosso redor e ainda coordenar milhares de funções em nosso organismo. Além de estar o tempo todo tentando prever como tudo funciona. Por isso, certas "falhas" que acabam nos induzindo a cometer certos erros, acontecem quase que diariamente.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 8 coisas simples para manter seu cérebro sempre forte7 maneiras de deixar seu cérebro mais jovem. Hoje, listamos alguns erros que nosso cérebro comete e que como eles podem afetar nossa experiencia de vida. Confira!

1 - O paradoxo da escolha

Aparentemente, as pessoas precisam ter menos opções na hora de escolher. Quando há muitas opções, nossa capacidade tomar decisões basicamente se paralisa. Isso foi comprovado em um experimento onde eram ofertados diversos potes de geleia diferentes. Apenas 3% dos clientes compraram o produto. Quando o número de opções era menor, cerca de 30% dos clientes compraram.

2 - Viés da confirmação

É mais provável que alguém acredite que algo seja de fato uma verdade se isso, de alguma forma, confirma suas próprias convicções sobre o assunto. E isso é bem perigoso, uma vez que nos impede de avaliar de forma objetiva os eventos, e na busca de mais informações quando as evidências que temos já são confirmadas.

Isso acontece nas redes sociais, por exemplo. As informações muitas vezes são filtradas de acordo com nossas preferências. Chega a nossa linha do tempo aquilo que mais estamos propensos a concordar.

3 - Efeito de foco

A parte mais marcante de nossas experiências a respeito de determinado assunto ou objeto é responsável por guiar nossas decisões relacionadas a aquilo. Isso, de acordo com os psicólogos, que ainda afirmam que todas as outras informações ou fragmentos que envolvam essa 'coisa' é ignorado, o que é chamado de efeito de foco.

Um estudo realizado em 1998 mostrou que as pessoas tinham uma falsa crença de que os californianos eram mais felizes apenas por se basear na ideia de que o estado estadunidense é mais ensolarado. Dessa forma, eles ignoravam outros fatores que podiam ser determinantes para a felicidade.

4 - Efeito Pigmaleão (Efeito Rosenthal)

As expectativas de outras pessoas podem afetar nosso desempenho, segundo o Efeito Pigmaleão nomeado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson. Se os professores elevam as expectativas sobre seus alunos, eles tendem a ter resultados melhores e ainda cria-se uma situação onde a tendência é que ocorram comportamentos positivos.

5 - Pensamento em grupo

Muitas vezes, quando em grupo, as pessoas tendem a reprimir suas opiniões para evitar conflitos. E isso explicaria o porquê de decisões ruins serem tomadas, mesmo quando há pessoas inteligentes e instruídas no grupo. Só se deve evitar o pensamento em grupo caso o líder tome medidas apropriadas para isso, como trazer alguém que possa avaliar de forma crítica o assunto discutido ou que se tenha um especialista, que não pertença ao grupo, durante discussões importantes.

6 - Pareidolia: enxergar padrões nas coisas

Isso provavelmente já deve ter acontecido com você, olhar para um objeto qualquer e ver um rosto ou uma forma humana. Essa ilusão de perceber um padrão familiar acontece no lombo temporal do cerebral que é responsável pelo reconhecimento de rostos. Não há nada de errado ou perigoso nisso, apenas uma ilusão criada pelo cérebro.

7 - Ilusão de frequência

Isso também já deve ter acontecido com você, quando você aprende algo novo ou vemos um objeto em específico na TV, por exemplo, depois você começa a perceber isso por todos os lados. Como se como se magicamente tudo começasse a surgir do nada. Essa ilusão acontece por causa da nossa capacidade de atenção seletiva. O objeto não surgiu magicamente do nada. Na verdade, ele estava lá o tempo todo, você simplesmente só não havia percebido.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+