• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 tsunamis mais terríveis flagrados em vídeos

POR Leticia Rocha    EM Natureza      28/08/18 às 19h30

Tsunami, também conhecido como maremoto, é uma série de ondas gigantes que se alastram pelos oceanos até encontrar algo que os parem. Essas ondas são formadas pelos mais diversos níveis de pertubações. Erupções vulcânicas, deslizamentos de terra, quedas de meteoritos e muitas outros acontecimentos, podem causar um tsunami.

Felizmente, esse tipo de fenômeno não é muito comum no Brasil, mas nós fizemos uma seleção para que você veja o quão devastadores eles podem ser! Confira agora alguns vídeos dos tsunamis mais terríveis já gravados em vídeos!

1 - Japão, em 2011

A costa leste do Japão foi atingida por um terrível terremoto de magnitude 8,9. Trata-se do mais forte que o país já enfrentou. O terremoto gerou um tsunami que matou ao menos 288 pessoas e deixou centenas de desaparecidos e feridos. A costa do país ficou completamente devastada após o acontecido.

2 - Chile, em 2010

Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o centro do Chile. Este foi sexto maior abalo sísmico já registrado e o mais poderoso a atingir o país.  O terremoto deu origem a um tsunami que devastou mais de 500 km da costa do país. O desastre ocasionou mais de 500 vítimas fatais e cerca de 9% da população tiveram suas casas destruídas.

3 - Samoa, em 2009

Samoa é uma ilha que fica no meio da Oceania. O local foi atingido por um tsunami que gerou ondas de quase 10 metros de altura. Isso ocorreu após a ilha sofrer um terremoto de 7,9 na escala Richter..

O desastre devastou a ilha e deixou mais de 100 mortos.

4 - Ilhas Salomão, em 2007

Outra ilha, dessa vez no meio do Oceano Pacífico, foi atingida por um tsunami que causou mais de 20 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas. O tsunami também foi resultado de um abalo sísmico de 8,1 graus de magnitude.

5 - Nova Zelândia, em 2016

Um dos casos mais recentes e devastadores de tsunami. O desastre aconteceu após um terremoto de magnitude 7,8 atingir o país. Felizmente, o número de mortos foi baixo, mas as ondas gigantes deixaram as cidades costeiras completamente destruídas.

6 - Indonésia, em 2010

Outro tsunami causado também por um terremoto, dessa vez de magnitude 7,7. O abalo gerou ondas de até 3 metros de altura que atingiram o arquipélago de Mentawi e deixaram 502 pessoas desaparecidas e pelo menos 108 mortas.

Além do terremoto e do tsunami, a região já estava sofrendo com a erupção do vulão Merapi, que obrigou a retirada de milhares de moradores da Ilha de Java.

7 - Indonésia, em 2004

Talvez o maior tsunami da História também teve como origem um terremoto, dessa vez com magnitude de 9,1. O tremor foi tão forte que provocou  uma série de abalos secundários com amplitude de 5,0 nos dias seguintes. O tsunami que nasceu do terremoto causou 226 mil mortes, não só na Indonésia, como também em países vizinhos que também sofreram com o maremoto.

O tsunami deixou 1,8 bilhões de pessoas desabrigadas e 469 mil imóveis foram danificados ou destruídos. O prejuízo ultrapassou os 10 bilhões de reais.

Próxima Matéria
Via   thoughtco  
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+