• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como a abelha fabrica o mel?

POR Bruno Dias    EM Natureza      28/08/18 às 19h24

O mel é um alimento encontrado, geralmente, em um estado viscoso e açucarado. Ele sempre foi consumido pelos humanos, que nos primórdios o extraíam das colmeias de uma forma que agredia as mesmas. Com o passar dos anos, as técnicas de obtenção do mel foram se aprimorando, mas sua fabricação continuou a mesma, feita pelas pequenas abelhas.

Você pode se perguntar como as abelhas produzem o mel. E pode ter na cabeça aquela imagem de desenho animado de uma abelinha com um pequeno balde pegando néctar em uma flor e levando para a colmeia. Bem, essa visão não está de toda errada.

A confecção do mel começa quando as abelhas operárias saem da colmeia em busca do néctar existente nas flores. Mas quando elas saem para essa coleta, elas também pegam qualquer líquido açucarado como por exemplo refrigerantes.

Produção

Uma dúvida é como que um inseto tão pequeno consegue se alimentar e ainda levar o material necessário para fabricar o mel. A resposta é que as abelhas têm dois estômagos. Em um elas digerem sua própria comida e em outro, que é como se fossem um tanque, onde elas armazenam o néctar para levar de volta para a colmeia. Esse estômago/reservatório comporta cerca de 70mg.

Quando as operárias já fizeram o trabalho de coleta, elas pegam o caminho mais curto de volta para a colmeia. E durante o caminho, enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples e várias secreções também são acrescentadas a ele, fazendo com que o néctar já comece a se transformar em mel.

Depois de chegarem na colmeia esse mel é passado para abelhas menores que também o processarão para que esse mel fique mais digerível para as próprias abelhas e fique menos susceptível ao ataque de bactérias na hora que estiver sendo passado para o interior da colmeia.

O próximo passo é passar esse mel para dentro dos favos, onde a água presente nele irá evaporar e assim ele vai ganhando a consistência do mel que conhecemos. As abelhas secam o mel abanando suas asas. Quando ele está com uma consistência boa, ele é selado com um tampão de cera.

Comida

As abelhas comem o mel que produzem. Na verdade esse é o objetivo principal da sua produção existir, suprir a própria colmeia. Uma colônia de abelhas come entre 120 e 200 quilos de mel.

Variações

O mel pode ter variedades, como por exemplo o mel de laranja, que é feito a partir do néctar das flores de laranjeira. E também o chamado mel silvestre que é produzido com o néctar de várias flores do campo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+