• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você consome todos os dias e que podem te matar

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/08/16 às 19h38

Diariamente tomamos cuidado com perigos que nos cercam e procuramos fazer coisas que nos mantenham vivos. Olhar para os dois lados da rua antes de atravessar para não ser atropelado, fechar os vidros do carro ao passar por uma rua mais escura e perigosa e não ingerir alimentos tóxicos ou vencidos, por exemplo.

Por mais que a gente tente evitar a morte, no entanto, coisas corriqueiras e comuns que fazemos todos os dias podem representar risco de vida. Sem contar aquelas hábitos que todo mundo sabe que é perigoso e continua fazendo, como fumar ou beber. Mas o que poucas pessoas sabem, é que várias coisas que nós consumimos diariamente podem nos matar, e nós, da Fatos Desconhecidos, vamos mostrar 8 dessas coisas para vocês, confiram:

1 - Água

001

Conhece o ditado que diz que tudo em excesso faz mal? A frase vale até mesmo pra água, esse elemento vital. Consumir água em excesso pode fazer com que as células fiquem muito hidratadas e o sal as abandone. Se o processo acontecer nas células do cérebro, pode provocar dores de cabeça e até impedir a circulação de sangue, causando um edema cerebral.

2 - Suplementos nutricionais

002

As pessoas costumam tomar suplementos nutricionais sem saber se realmente precisam deles. Como muitos alimentos são enriquecidos nos dias atuais, muitas pessoas não têm nenhuma deficiência nutricional.

Por causa disso, suplementos nutricionais tomados sem necessidade pode acarretar vários efeitos colaterais. A vitamina C, por exemplo, em grandes quantidades causa problemas gastrointestinais já a vitamina B6, pode provocar danos nos nervos.

3 - Café

2

Você certamente conhece aquela pessoa que diz que não consegue começar o dia sem tomar um café. Ou que precisa tomar pelo menos um no trabalho pra ainda ter energia. Beber muito café é letal apenas em altas doses. A estimativa é de que 150 miligramas de café por kg do seu corpo, o que é dá muitas dezenas de copo de café. No entanto, o maior perigo da cafeína está em outras bebidas energéticas. Em 2007, um australiano sofreu ataque cardíaco após beber sete latas de energético em sete horas. Já em 2011, um garoto de 14 anos foi vítima de problemas do coração após apenas duas latas da bebida.

4 - Chocolate

003

Se você ama chocolate, saiba que ingerir 85 barras de chocolate pode te matar. A teobromina, componente do chocolate, não é letal apenas para nossos bichinhos de estimação, faz mal também para os humanos, embora seja preciso uma quantidade grande para ser fatal, no caso 1 g por kg de peso corporal.

5 - Semente de cereja

09

Acreditem ou não, ingerir 1 ou 2 caroços de cereja pode te matar. Cerejas podem te privar de oxigênio, pois se você engole um caroço, não vai acontecer nada, agora se você mordê-la, a coisa vai ficar feia. Um ou dois caroços contêm cianeto suficiente para inibir uma enzima chamada citocromo, fazendo com que suas células sejam incapazes de usar oxigênio.

6 - Sódio

06

Muito tempero pode causar hipernatremia, um transtorno do metabolismo caracterizado pelo excesso de sódio no sangue. Isso também pode levar a convulsões, coma e morte. E para quem não sabe, os alimentos industrializados contém muito sódio.

7 - Castanha de caju

06-1

A castanha de caju crua possui uma toxina chamada urushiol, que pode até ser letal. Para o nosso bem, não consumimos a castanha neste estado. "A castanha de caju como a consumimos não causa nada, pois elas são torradas ou cozidas. O perigo está no consumo dela crua ou mal cozida, pois nestes casos ela poderá liberar uma toxina chamada urushiol, que pode até ser letal. Em pequenas quantidades, pode gerar dermatite ou inflamações na pele.

8 - Pimenta

07

A pimenta é um alimento interessante, pois, na teoria, ela pode até matar, mas somente se o consumo for exagerado. Felizmente, as pessoas não comem pimenta como comem um prato de comida, o que evita muitos casos de intoxicação. A substância presente no alimento, que possibilita o processo, é conhecida como capsaicina e é a responsável por dar o sabor picante ao alimento.

E aí amigos, já sabiam que todas essas coisas podem te matar? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+