Vou te mostrar do que ela é capaz, e você vai ver que é veloz demais! Você vai pro chão e, então, levanta outra vez! É a Beyblade! Quem não se lembra do anime que fez o brinquedo pião se tornar legal novamente? Depois do sucesso de franquias como Pokémon e Yu-Gi-Oh, uma série de outros animes shounen começou a ser distribuído no ocidente.
Entre eles estava Beyblade, uma história em que basicamente um batalha de piões era um assunto sério e chegava a ter grandes campeonatos. E como qualquer bom anime para garotos, criaturas místicas entravam nessas disputas. Confira algumas curiosidades sobre essa obra que marcou a infância de quem cresceu nos anos 2000.
1 – Adversários inusitados
Um jogo lançado no Japão chamado DreamMix TV World Fighters trazia Tyson, o protagonista de Beyblade, como um dos personagens jogáveis. Ele podia enfrentar alguns personagens bem conhecidos do mundo dos games. Entre eles estavam Solid Snake de Metal Gear Solid, Simon Belmont da franquia Castlevania, Optimus Prime dos Transformers e Bomberman. Esse jogo é bastante semelhante ao famoso Super Smash Bros da Nintendo.
2 – Kai
Kai é basicamente o Sasuke de Beyblade. Esse personagem tem um passado bastante sombrio e foi criado pelo seu avô para se tornar um ótimo bladebreaker. Durante um treinamento que o pressionava muito psicologicamente, ele encontrou Black Dranzer, a bit-beast de sua beyblade. Foi ela que o incentivou a reprimir as memórias de infância e fugir de seu avô. Enquanto Kai anda pelos becos, ele encontra um garoto preso por ter perdido para Tyson no dia anterior. Assustado, ele recua e vai embora. Essa cena foi censurada no ocidente, e mostra Kai apenas recuando sem mostrar o que o deixou incomodado.
3 – Álbum musical
Todo anime de sucesso do começo dos anos 2000 lançava um CD com algumas músicas para seus fãs. Com Beyblade não foi diferente. Let it Rip – The Official Album vinha com várias músicas pop que não tinham nada a ver com o anime. Entre as músicas estão How you remind me da banda Nickelback, Teenage Dirtybag de Wheatus e Movies por Alien Ant Farm.
4 – Kenny e Dizzi
Kenny era um personagem secundário que não participava das disputas de Beyblade. Seu papel era analisar os oponentes e gravar todas as disputas utilizando seu computador. Aliás, essa máquina também possuia uma bit-beast que ajudava nas análises, Dizzi. A dupla oferecia conselhos para a equipe, mas você sabia que Dizzi só existe na dublagem ocidental? No anime original nenhuma bit-beast se comunica com os humanos.
5 – O final
O final de Beyblade sugere que Tyson e Kai finalmente vão se enfrentar, mas não mostra o desfecho da disputa. Essa escolha de manter o final aberto era para que no futuro uma continuação pudesse ser feita. Mas isso não aconteceu como os fãs esperavam. A sequência Bakuten Shoot Beyblade terminou com Makoto, o filho de Tyson entrando num campeonato em que enfrentaria Goh, o filho de Kai, e Lin, filha de Rei e Mariah. E aí? Sua aposta ia para qual personagem?
6 – Inspiração
A verdadeira inspiração para a criação de Beyblade foi um antigo jogo chamado Battling Tops. A estrutura desse brinquedo era uma arena em que cada extremidade um pião poderia ser lançado. Claro que os japoneses trabalharam para criar um produto que fosse customizável e mais atraente para a sua geração. Mandaram bem ou não?
7 – Mangá
O anime Beyblade é uma adaptação do mangá Bakuten Shoot Beyblade que foi criado para promover o brinquedo. A história foi desenvolvida por Takao Aoki e foi lançada de 1999 até 2004 e depois teve a sequência Beyblade: Metal Fusion. A principal diferença é que nas páginas preto e branco, a história tem um final definitivo e não deixa os fãs curiosos para saber quem saiu vitorioso do último duelo.
8 – Live action
Já conferimos live actions de Dragon Ball, Ghost in the Shell e Death Note, sem falar que ano que vem tem Pokémon! Será que depois será hora de vermos Beyblade nos cinemas? A Paramount Pictures adquiriu os direitos para criar um filme dessa obra em 2015. Será que teremos novidades em breve?
Você sabia de alguma dessas curiosidades? E o que mais você sabe sobre Beyblade? Conta pra gente nos comentários e Let it Rip!