• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que você não fazia ideia sobre Lara Croft, de Tomb Raider

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      18/03/18 às 10h25

Lara Croft é uma das figuras mais marcantes no imaginário nerd. Seja você gamer ou não, é muito improvável que nunca tenha ouvido esse nome por aí. A personagem é protagonista da série de jogos eletrônicos Tomb Raider, lançado pela primeira vez em 1996. Lara Croft é uma arqueóloga britânica que cresceu no meio da alta sociedade inglesa. Nos antigos games, ela trabalhava recolhendo artefatos raros pelo mundo para ricos colecionadores - não que precisasse do dinheiro, ela fazia por puro prazer.

Embora seus primeiros modelos tenham sido sexualizados, a personagem conquistou seu espaço no meio dos jogos com suas incríveis aventuras. Ela sofreu alterações na forma física com o passar dos anos, mas o estilo do game permaneceu o mesmo: terceira pessoa, cheios de movimentos e diferentes armas para usar. Lara pode escalar e subir nos mais inusitados lugares, além de resolver diversos puzzles. Os jogos eram um sucesso, e no final dos anos noventa decidiram que era hora de expandir. Assim, em 2001, o live action de Tomb Raider chegou aos cinemas com Angelina Jolie no papel da protagonista. Ao todo foram produzidos dois filmes.

Em 2013, Tomb Raider ganhou reboot, tudo novo para uma velha paixão. Lara ganhou uma nova história e se renovou, de forma que agora ela está mais humana que nunca. Com dois games já lançados, essa nova fase da heroína é um sucesso geral. A personagem recomeçou nos games, nada mais justo que ela ganhar uma segunda chance nos cinemas também. Já chegou aos cinemas o reboot live action da heroína. Dessa vez, Alicia Vikander é quem dá vida a protagonista. O novo filme teve como principal material de apoio o game de 2013.

Por mais fama que Lara Croft possa ter, algumas curiosidades ainda fogem do radar de muitos fãs. Por isso, e também para celebrar a chegada de Tomb Raider nos cinemas, separamos alguns fatos que, talvez, você não fazia ideia sobre a heroína.

1 - Inspirações

Lara Croft possui uma clara inspiração em Indiana Jones. Até por sua carreira como arqueóloga e seu anseio por se aventurar por locais lendários. No entanto, ele não foi o único personagem a contribuir para a criação da heroína. O visual e a personalidade da heroína foram definidos a partir de Neneh Cherry, uma rapper sueca e de Tank Girl, personagem de uma história em quadrinhos britânica.

2 - A heroína mais lucrativa na história dos games

A série de jogos Tomb Raider vendeu mundialmente cerca de 63 milhões de unidade. Um número tão impressionante que foi parar no Guinness Book of World Records. Lara Croft não tem sua fama à toa. Ela é a protagonista mais bem-sucedida no meio dos games. Esse número é apenas um dos recordes que ela conquistou. Os jogos, em especial os reboots, foram aclamados pela crítica especializa. Além disso, Lara sempre é lembrada pelo pioneirismo na área, sendo a primeira protagonista feminina de sucesso.

3 - Já recebeu propostas (reais) de casamento

Não é de hoje que as pessoas se apaixonam por personagens fictícios. Lara Croft foi a primeira paixão de muitos meninos e meninas. Sendo assim, fica difícil ver seu crush virtual ganhar vida e o coração não pular do peito. As cosplayers, por exemplo, passam por situações desconfortáveis constantemente. Alison Caroll, uma das mais conhecidas, contou que já recebeu diversos pedidos (sérios) de casamento enquanto caracterizada de Lara. Até mesmo Camilla Luddington, atual atriz de captura de performance dos games, já foi incomodada no estúdio por homens querendo  se casar com a heroína.

4 - Sua forma original foi um acidente

A primeira versão de Lara Croft, de 1996, é inesquecível, afinal como tirar da mente aqueles seios triangulares? Por mais estranho que seja, o formato ficou marcado entre os fãs. Naquela época, os gráficos não permitam fazer personagens tão reais como hoje. Contudo, também não era para ter saído de tal forma. Acontece que a equipe de criação deveria ajustar os seios da personagem em 50%, mas escorregaram para 150%. Um erro que entrou para a história.

5 - Sucesso nas capas de revista

Gisele Bündchen pode até ter feito história no mundo da moda, mas foi Lara Croft a pessoa que mais estampou capas de revistas! Embora seja fictícia, a personagem teve muito mais destaque nas capas que qualquer outra supermodelo. Até junho de 2016, a heroína já havia aparecido em mais de 1.100 capas. Por mais que em algumas dessas aparições ela não esteja sozinha, o número ainda é impressionante. Na prática, seria uma média de uma capa de revista por mês durante 20 anos. Sucesso absoluto!

6 - Também já foi cantora, com dois álbuns lançados

O que Lara Croft não pode fazer? Gênio, arqueóloga, milionária e irresistível, a personagem também já se arriscou na música. Como parte de uma campanha de marketing, a produção lançou dois álbuns musicais que supostamente traziam Lara como a artista. No entanto, a ideia foi um desastre total. Intitulado Ícone Feminino, o projeto teve faixas tão ruins que algumas cópias chegaram a ser queimadas.

7 - Lara Croft é real

De fato, existe uma Lara Croft na vida real. O nome da personagem vem de uma mulher que viveu em Derby, Inglaterra, na época do desenvolvimento do primeiro game. A equipe já havia decido que o nome da protagonista seria Lara, mas eles não encontraram um sobrenome que soasse inglês o suficiente. Então, eles apelaram para a arma que tinham em mãos em 1996: a lista telefônica. A produção saiu procurando por sobrenomes para a heroína e foi aí que encontraram a verdadeira Lara Croft.

8 - Shadow of the Tomb Raider

Esse é o título do próximo game da franquia. Depois de alguns rumores, essa semana a Square Enix anunciou que o terceiro jogo do reboot será lançado ainda este ano. De acordo com a desenvolvedora, este será o último capítulo na jornada de Lara Croft para ela se tornar a lendária Tomb Raider. O game foi anunciado para o dia 14 de setembro deste ano. Dessa vez, o lançamento será simultâneo para todas as plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC. A informação veio acompanhada de um teaser cinematográfico, com a promessa de um gameplay para 27 de abril.

Próxima Matéria
Via   TRW     SL     SR  
Imagens SR SR Polygon MG MMC TRA SL HYG
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+