Ciência e Tecnologia

8 coisas que você não sabia sobre você mesmo

0

Você acha que todas as coisas sobre você mesmo? Cada ser humano é um ser único, diferente de todos em muitos fatores, como a aparência externa de cada pessoa. O corpo humano é formado basicamente pelas mesmas estruturas e somos influenciados pelo ambiente em que vivemos. Será que você se conhece mesmo? Existem algumas coisas que nós podemos pensar que sabemos sobre nós mesmos, mas a coisa não é bem assim.

Por isso, fizemos uma pesquisa pela internet para tentar achar coisas que nós achamos que são de um jeito, mas na verdade são de outro. Parece meio confuso, mas depois dessa matéria vocês vão entender o que estamos falando. Então, confira agora a nossa lista com as 8 coisas que você não sabia sobre você mesmo:

1 – Estômago

1

O seu estômago tem mais neurônios do que muitos animais tem no cérebro. Existem tantos neurônios no estômago que são considerados o segundo cérebro do corpo humano. O estômago é a unica parte do corpo que pode pensar por si mesmo, o que significa que você pode digerir os alimentos sem ter que pensar nisso. Já passou por uma situação onde você não consegue comer mais nada? Isso é responsabilidade do seu estômago.

2 – Você tem mais pelos do que imagina

s

A explicação para isso é que nós temos pelos em todo o corpo assim como os chipanzés, porém o nosso pelo é um tanto mais fino e por isso não aparece tanto. Temos em média de 500 a 1.000 pelos a cada polegada quadrada.

3 – Você faz parte de um vírus

2

Uma das maores descobertas do Projeto Genoma Humano foi que nosso DNA foi gerado a partir de um vírus. Os vírus não podem se reproduzir por conta própria, pois eles precisam inserir o DNA em uma célula hospedeira, a fim de ser copiado. Se um vírus foi inserido em uma célula de esperma, por exemplo, a descedência pode se transportar ao DNA do vírus em cada uma das suas células. Isso já aconteceu tantas vezes na evolução humana que 9% do nosso genoma é diretamente derivado do vírus.

4 – Se corpo é mais jovem que você

ss

Seu corpo está mudando o tempo todo. Nós inalamos coisas, expiramos, comemos e também excretamos coisas. Você consome moléculas e expulsa outras o tempo todo. Quando estamos na fase da puberdade, é bem provável que nem uma parte do corpo seja igual a quando você nasceu. Seus pensamentos podem até ser de uma pessoa mais velha, mas seu corpo se renova todos os dias.

5 – Você é parcialmente cego

A-importância-do-exame-oftalmológico

Por incrível que pareça, nossos olhos tem uma grande falha de design, ambos tem um ponto cego. Este ponto cego é grande o suficiente para causar problemas para queles que perdem a visão de apenas um olho. Felizmente, para a maioria das pessoas, o fato de termos dois olhos significa que os pontos cegos passam despercebidos.

6 – Você pode contar sem contar

FCCO mãos[4]

Quando são apresentados a coisas de até 4 objetos, você não precisa contá-las para descobrir quantos tem. Para grupos pequenos, nós temos uma compreensão instintiva do número de itens. Os membros da tribo Pirahã, aqui do Brasil, não tem números em sua língua, e assim eles são incapazes de contar, mas eles são capazes de contar até o quatro.

7 – É possível não ter livre arbítrio

sasasa

Esse item pode gerar um debate muito polêmico: somos livres para fazer nossas escolhas ou as nossas decisões que emitem forças além do nosso controle? existem muitos argumentos que tem sido apresentados em ambos os lados do debate, mas existe um experimento feito por Benjamim Libet que comprova que não temos libre arbítrio. Libet, enquanto observava o cérebro de um paciente, disse-lhe para mover a mão sempre que ele quisesse, e no experimento Libet descobriu que o cérebro despertou o desejo de mover a mão, antes mesmo do paciente ter consciência disto. Isso sugere que podemos agir impulsivamente, sem realmente tomar a decisão.

8 – Você tem listras

blaschkos_lines

Vários mamíferos tem listras no corpo, como os gatos que podem ter listras muito claras, e os humanos não são diferentes, só que as nossas listras geralmente são invisíveis. Você só pode ver suas listras, chamadas de Linhas de Blaschko, quando uma doença afeta um tipo de célula.

E aí amigos, já sabiam de todos esses fatos sobre você mesmo? Comentem aqui pra gente!

Seu pacote de dados 3G vive acabando? Aprenda uma forma de faze-los durar muito mais

Artigo anterior

5 filmes baseados em quadrinhos mais aguardados em 2016

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido