• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que você precisa saber sobre a Capitã Marvel antes de falar sobre o filme

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      05/09/18 às 16h08

Antes de Vingadores: Guerra Infinita, o único "capitão" que os fãs dos filmes da Marvel conheciam e se interessavam era o América. Desde a cena pós-créditos do longa tudo mudou. Sem ao menos dar o ar de sua graça, Capitã Marvel conseguiu despertar a curiosidade de todos. Quem ela é? Quais seus poderes? Por que Thanos deveria temê-la? Por onde ela esteve todo esse tempo? Embora cada dia seja um a menos até a estreia do filme, as perguntas só aumentam. Não é para menos... Com todo o mistério feito pela Marvel Studios em torno do filme, os fãs não conseguem mais pensar em outra coisa.

Apesar de não faltarem teorias a respeito de quem derrotará Thanos, já está certo de que a queda do Titã não acontecerá sem a ajuda da Capitã Marvel. A heroína não é estranha aos leitores dos quadrinhos. Contudo, cada dia há mais pessoas novas nesse universo. Também temos aquelas que preferem assistir apenas aos filmes, mas adoram saber sobre as curiosidades do material original. Portanto, separamos algumas informações úteis para ninguém ficar perdido quando longa chegar aos cinemas.

1 - Capitã? Miss? Afinal, qual Marvel usar?

Uma das dúvidas frequentes das pessoas que não acompanham os quadrinhos está na nomenclatura da heroína. De fato, existe tanto a Miss como a Capitã Marvel. São dois títulos diferentes, representados por duas pessoas distintas. A pessoa sob a identidade de Miss Marvel costuma ser retratada por alguém mais jovem e menos experiente. Vale lembrar que, apesar de compartilhar um pedaço do nome, isso não quer dizer que uma seja ajudante da outra. Atualmente, nos quadrinhos, a jovem Kamala Khan detém o título de Miss Marvel. Enquanto isso, Carol Danvers assume a responsabilidade de ser a Capitã Marvel.

2 - Nasce uma heroína

Carol Danvers circula pelos quadrinhos da Marvel Comics desde 1968. No entanto, sua evolução levou um tempo considerável. Carol era piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e, em um de seus voos, sofreu um acidente com uma raça alienígena conhecida como Kree. Na explosão radioativa, seu DNA foi mesclado com o de Mar-Vell, da raça Kree - o Capitão Marvel original. Depois do incidente, a personagem se tornou uma humana híbrida e adquiriu superpoderes com a alteração genética.

Em 1977, ela assumiu a identidade de Miss Marvel e passou a lutar ao lado dos Vingadores. A partir de então, ela teve mais algumas aventuras e confusões. Até que, em 2012, Kelly Sue DeConnick e Dexter Soy perceberam o potencial da heroína e decidiram dar mais brilho a ela. A dupla reinventou a personagem, colocando-a para assumir o lugar de Mar-Vell, seu mentor de outrora, e transformando-a, por fim, na poderosa Capitã Marvel.

3 - Conheça Carol Danvers

Carol Danvers foi introduzida nos quadrinhos como qualquer outra pessoa humana. Quando tinha 18 anos, após o pai recusar a pagar por sua faculdade, Carol entrou para as Forças Aéreas dos Estados Unidos a fim de conseguir dinheiro para bancar os estudos. Aos poucos, através de vários arcos, sua história evoluiu. Eventualmente ela chegou à patente de Major. Nesse meio tempo, ela foi Chefe de Segurança da NASA e também trabalhou em parceria com a CIA, onde ela conheceu Nick Fury e passou a ter conhecimento da existência da SHIELD e outros heróis. Em outras versões, Carol chegou a trabalhar como editora na revista subsidiária do Clarim Diário. No entanto, nada tão relevante quanto seu verdadeiro início. O qual, inclusive, será usado no filme.

4 - O ponto de virada na vida

Com dito, Carol Danvers foi completamente humana por muitos anos de sua vida, até se envolver num acidente espacial com Mar-Vell, um guerreiro da raça alienígena Kree. Devido à explosão de suas naves, Carol foi exposta a um tipo de radiação. Nos quadrinhos, nenhum ser humano morre por causa disso. Assim, aconteceu o inevitável: Carol teve seu DNA alterado pela radiação, e mesclado com o DNA do Kree. A partir de então ela se tornou uma híbrida e adquiriu poderes impressionantes. Desse momento em diante, Carol abandonou suas atividades regulares. Ou seja, sua vida de super-heroína teve início após esse acidente. Ela primeiro assumiu a identidade de Miss Marvel, tendo Mar-Vell como seu mentor, acompanhando-o em diversas missões universo afora.

5 - Poderes e habilidades

Capitã Marvel é a típica personagem repleta de "supers" em sua lista de poderes e habilidades, entre as quais se encontram força, resistência, agilidade, reflexos e velocidade. Ela é capaz de voar na velocidade do som, absorver e manipular qualquer energia, possui sentidos aprimorados e cura acelerada. Projeção e explosão de energia fotônica, resistência a toxinas, habilidades psíquicas, controle molecular, respiração subaquática e espacial. Carol é uma das personagens mais fortes da editora e, em 2019, ela será a personagem mais forte do universo cinematográfico. Mais forte até mesmo que Thor. E isso são palavras do todo poderoso Kevin Feige, presidente da Marvel Studios. Em uma entrevista, Brie Larson também comentou o quão forte Capitã Marvel será. De acordo com a atriz, ela é capaz de mover um planeta. E ela não está mentindo.

Existe um estado especial da personagem conhecido como Binária. Carol Danvers adota essa identidade depois de receber poderes cósmicos em decorrência de outro incidente. Ela fica extremamente poderosa, capaz de viajar na velocidade da luz, manipular a gravidade, emitir radiação, calor e luz, absorver ainda mais energia e, claro, destruir algum planeta. Nos quadrinhos, ela fica com tais poderes absurdos apenas por algum tempo. Apesar disso, em condições extremas, Carol pode atingir o estado Binária novamente. Porém, para facilitar a compreensão do público, é provável que, no filme, Capitã Marvel adquira esses poderes sem trocar o nome.

6 - Parte de várias equipes

Diferente de heróis como Homem de Ferro e Wolverine, Capitã Marvel não costuma ter seu nome associado a apenas uma equipe. Ao longo dos anos, a heroína se dispôs a ficar onde sua ajuda era necessária. Dessa forma, Carol Danvers já foi integrante dos Vingadores, assim como dos X-Men e mesmo dos Guardiões da Galáxia. No universo Ultimate, quando Nick Fury desaparece, ela assume seu lugar na diretoria da SHIELD. Carol é líder nata, não se importa com trabalhos em equipe e costuma assumir as responsabilidades por suas ações, sejam elas vitoriosas ou não.

7 - Ela apareceria em Jessica Jones

A essa altura é difícil acreditar, mas Carol Danvers foi cotada para ser a melhor amiga de Jessica Jones na série da Netflix. Mas Odin jogou o raio do bom senso e a Marvel Studios decidiu que a heroína iria para o cinema. Em seu lugar ficou Trish Walker (Rachael Tayler), que nos quadrinhos também é conhecida como a heroína Felina. A dinâmica tanto das personagens quanto das atrizes foi um dos pontos mais fortes da série. Por mais que a televisão ofereça produções de qualidade, certos personagens simplesmente não combinam com o formato. Não precisamos nem comentar o quanto a troca foi abençoada!

8 - Brie Larson e a chegada da Capitã Marvel

Se o filme depender apenas da atriz, ele já é um sucesso. Brie Larson é o carisma em pessoa. A atriz aceitou o papel logo depois de ser aclamada por sua performance em O Quarto de Jack, longa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Podemos dizer que ela está tão animada quanto os fãs. Por ser uma personagem mais desconhecida do público geral, quando ela foi confirmada no projeto, as reclamações foram pequenas. As pessoas passaram a se concentrar mais em como ela poderia ficar caracterizada como Capitã Marvel.

Dezenas de fãs artes começaram a surgir, algumas tão boas que muita gente acreditou ser oficial. No longínquo janeiro desse ano, vazaram algumas fotos do set de gravação, nas quais ela aparecia com um uniforme um tanto diferente do tradicional. Muitos fãs ficaram sem entender e provavelmente ficarão assim até a estreia do filme em 2019. Agora, especialmente depois da cena pós-crédito em Vingadores: Guerra Infinita, todos querem mesmo é conferir o primeiro trailer. A seis meses de sua estreia, o vídeo deve ser liberado ainda esse ano, porém, maiores detalhes deverão ser mantidos em segredos por mais um tempo.

Próxima Matéria
Via   SR     SR  
Imagens Imgur NB PL TV Complex CR GG MW
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+