• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 coisas que você precisa saber sobre Severo Snape

POR Gabriela Tyemi    EM Fatos Nerd      11/04/18 às 18h26

Se não fosse pelos personagens complexos criados por J. K. Rowling em Harry Potter, a franquia não teria a mesma excelência. A sua criação mais enigmática e complexa é, definitivamente, o habilidoso professor de Poções da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Severo Snape. Interpretado pelo incrível Alan Rickman, o personagem é um dos mais queridos entre os fãs da franquia.

Mas será que os fãs do Snape sabem tudo sobre o personagem? Separamos 8 coisas que você provavelmente não sabe, mas precisa saber sobre Severo Snape:

1 - Ele era o único comensal da morte que podia conjurar um patrono

Severo Snape tinha uma família instável e abusiva, e era alvo frequente de bullying em Hogwarts. Desde jovem, ele já apreciava a Arte das Trevas e no início da Primeira Guerra Bruxa se juntou aos Comensais da Morte juntamente com outros colegas da Sonserina. Os dementadores e outras criaturas mágicas foram atraídos pela escuridão que os rodeavam. Diferente dos seus companheiros, devido a imensa capacidade de sentir amor de Snape, ele era o único capaz de produzir o Feitiço do Patrono completo.

2 - Ele inventou alguns feitiços na época em que era um estudante

Não é segredo que o Snape criou o feitiço Sectumsempra - maldição que faz com que a vítima seja esfaqueada por milhares de facas, matando-a por hemorragia. Contudo, o bruxo criou outros feitiços na época em que era um estudante. Ele foi esperto o bastante para criar um contra-feitiço e tratamento para a Sectumsempra, chamado Vulnera Sanentur, que facilita o fluxo de sangue. Ele também criou o Muffiato, usado para abafar o som de um local; Langlock, que cruza a língua de uma pessoa no céu da boca; e  também o Levicorpus, uma azaração que faz a vítima ser alçada pelo tornozelo.

3 - Foi culpa deles que George Weasley perdeu a orelha

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, os membros da Ordem da Fênix tomaram a Poção Polissuco para se disfarçarem como Harry Potter e escoltarem o bruxo até a casa dos Weasley. No caminho, eles foram atacados pelos Comensais da Morte e George Weasley acabou perdendo a orelha. Nos livros, Remus Lupin revela ter visto que foi Snape quem lançou a maldição em um dos gêmeos Weasley e o fez perder a orelha.

4 - Rita Skeeter já publicou um livro sobre ele

Além de escrever para o Profeta Diário, Rita Skeeter também capitalizava as suas fofocas e rumores escrevendo biografias de bruxos famosos. Sabemos que ela foi a autora da biografia não autorizada do diretor de Hogwarts, A Vida e Mentiras de Dumbledore, mas não parou por aí. Em entrevista de 2007, J. K. Rowling disse que Skeeter também escreveu um livro desagradável sobre Snape, intitulado Snape: Santo ou Canalha? Parece que ela não aprendeu nadinha com as ameaças de Hermione.

5 - Ele podia voar sem uma varinha

Não é claro como um bruxo consegue voar sem varinha, mas certamente é um poder de origem obscura. Além de Lord Voldemort, outro bruxo que tinha essa habilidade era Severo Snape. É provável que Voldemort tenha ensinado como voar sem varinha a Snape em algum momento durante a Segunda Guerra Bruxa.

6 - Ele foi baseado em um professor de química da J. K. Rowling

J. K. Rowling já revelou que muitos personagens de Harry Potter são inspirados em nomes históricos e pessoas que passaram pela sua vida. Apesar da autora ter afirmado que Snape foi baseado na combinação de três pessoas, apenas uma delas veio à tona: seu professor de química do ensino médio. Entre 1976 e 1983, John Nettleship foi professor de Rowling na Wyedean School em Sedbury, Inglaterra. Assim como Snape, Nettleship foi descrito como um professor rigoroso com cabelos pretos e longos e uma propensão de cometer bullying com os estudantes.

7 - Alan Rickman manteve um segredo sobre o Snape

Antes de começar a atuar como Snape, J. K. Rowling teria dado uma dica ao Alan Rickman, para que ele tivesse mais profundidade em sua atuação como o professor de Hogwarts. Rickman foi questionado várias vezes sobre o qual seria este segredo e, em entrevista para New York Times em 2012, ele falou "Eu prometi a ela que não iria (contar) e nunca irei". Depois da morte do ator em 2016, um fã questionou Rowling no Twitter, sobre qual seria este segredo. A autora respondeu: "Eu disse a Alan o que estava escondido por trás da palavra 'always ' ('sempre')". A expressão 'always' é conhecida por representar a relação de Snape com a mãe de Harry, Lílian. Rickman sabia que, apesar de odiar Harry, deveria protegê-lo porque o seu amor por Lílian era eterno. Que lindo!

8 - Era para o Tim Roth ter interpretado o personagem

Não tem como imaginar outro ator que não seja o Alan Rickman interpretando o Snape. O ator fez uma excelente representação do personagem nos filmes, mas antes a Warner Bros. estava de olho em Tim Roth para interpretar o personagem. Apesar de Roth admitir que seus filhos queriam muito que ele trabalhasse em Harry Potter, sua agenda já estava ocupada. O ator estava no meio das gravações de Planeta dos Macacos na época. Desculpa Roth, mas tenho que dizer. Ainda bem!

Você sabia sobre essas curiosidades sobre o Severo Snape? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.

Próxima Matéria
Gabriela Tyemi
Não tenho coisas preferidas.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+