• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 personagens que você não sabia que já foram o Batman

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      11/04/18 às 18h26

Ao longo de quase oito décadas, o Batman se tornou muito mais do que um mero super-herói. O personagem se transformou em um símbolo de justiça e na representação do que um homem pode ser ao abraçar a escuridão para servir a um bem maior. Nascido a partir de uma tragédia, a figura do Cavaleiro das Trevas é muito bem representada por Bruce Wayne. Primeiro do seu nome, ele foi a pessoa responsável por fazer muitos acreditarem que o heroísmo não depende exclusivamente de superpoderes. Determinação, dedicação e vontade de mudar a inércia do sistema social também podem transformar uma pessoa. E alguns bilhões de dólares também ajudam.

Quando falamos sobre o personagem o primeiro nome que vem a mente é mesmo o de Bruce. Por mais que ele seja o maior representante da figura heroica, outras pessoas já assumiram o manto do herói. Entre as mais conhecidas estão Dick Drayson, Terry McGinnis, Tim Drake e seu próprio pai, Thomas Wayne. Contudo, ainda há nomes que fogem à memória ou simplesmente são desconhecidos por parte dos fãs. Pensando nisso, separamos alguns deles e os apresentamos logo a seguir.

1 - James "Jim" Gordon

Gordon é o maior aliado da força policial que Batman tem na cidade. Em Batman: Digital Justice, a Gotham que conhecemos não existe mais. O lugar foi transformado em uma distopia cyberpunk. Na história, um vírus de computador conhecido como Coringa infecta sistemas bancários e de proteção. Parte na polícia é comandada por robôs com inteligência artificial. Com a contaminação do vírus, as máquinas enlouquecem e atiram nos oficiais humanos, iniciando um caos no lugar. Jim Gordon, neto do personagem original, também é um policial e tenta vingar a morte de seu parceiro que foi assassinado em decorrência da infecção digital. Por meio da AI de Alfred, ele aprende tudo que precisa sobre o Coringa e se transforma no Batman da era digital.

2 - Kal - El

Já chegou a imaginar como seria se Batman tivesse os poderes de Superman? Em Superman: Speeding Bullets, a nave de Kal-El cai em outro lugar do país, e ele é adotado por Thomas e Martha Wayne. O casal coloca o nome de Bruce em Kal e o criam com muito amor e carinho. Até que um dia o incidente no beco acontece novamente. Por mais que Bruce tenha queimado o assaltante Joe Chill até a morte, ele não foi capaz de salvar seus pais. Através de sua dor e raiva, ele se torna Batman, o Cavaleiro das Trevas mais perigoso de todos.

3 - Kirk Langstrom

A animação Liga da Justiça: Deuses e Monstros traz uma representação bem diferente da Trindade que conhecemos. E nem por isso ela deixa de ser interessante. Na história, Kirk Langstrom se transforma em Batman após testar um soro para curar seu câncer. O experimento não apenas falha, como também lhe concede poderes de vampiro. Apesar de ele, Mulher Maravilha e Superman serem heróis, na trama a existência desse trio é encarada como uma ameaça.

4 - Jason Todd

Mais um Robin que chegou ao posto de Batman. O acontecido foi apresentado em Battle for the Cowl. Bruce foi dado como morto e a cidade continuava em zona de guerra. Sendo assim, Todd percebeu que as pessoas precisavam da figura de seu salvador e então decidiu assumir o lugar de seu mestre. No editorial da época, ficou incerto se ele seria mesmo um herói, um vilão ou anti-herói. Devido à baixa aceitação do público, o personagem ficou pouco tempo como Batman. Jason Todd não dá sorte!

5 - Bane

Vilões também podem ser o Batman, basta acreditar! O fato inusitado ocorreu na minissérie Vilania Eterna. Na história, Bruce está desaparecido e o Sindicato do Crime havia tomado conta não apenas de Gotham, mas do mundo. Com a cidade em caos e a população dividida em facções, Bane então resolve assumir a identidade de Batman. Por mais trabalho que ele já tenha dado, Bane compreende que há algo mítico e primitivo na figura do herói. Ele reconhece a importância de sua simbologia para o local.

6 - Harvey Dent

Nos contos de Lendas do Cavaleiro das Trevas, Harvey Dent viveu um tempo como herói. E não um herói qualquer. Na história, Bruce Wayne é um magnata do jornal anti-Batman da cidade. Ambos eram amigos desde a infância e, em uma reviravolta, Bruce é encontrado morto ao lado de Harvey. A trama em si gira em torno da investigação. As coisas mudam mais uma vez quando todos descobrem que Dent é o vigilante conhecido como Batman. A partir de então, a caçada por ele se intensifica.

7 - Damian Wayne

Tal pai, tal filho?! Damian Wayne é um dos personagens mais controversos da Bat-Família. Aquele tipo de figura que você ama ou odeia. Até mesmo o meio termo pode criar discussões calorosas. Seja como for, o filho biológico de Bruce também já foi detentor do simbolismo do pai. Na história comandada por Grant Morrison, a trama segue o padrão de tantos outros quadrinhos do herói. O cenário mostra uma Gotham caótica que precisa desesperadamente da figura de um salvador. Dessa vez, quem assume a tarefa é Damian. A diferença, no entanto, está na complexidade que o personagem concede ao manto de Batman. Por mais que ele queira ajudar e fazer o bem, ele não consegue agir sempre como um herói.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+