Ciência e TecnologiaCuriosidades

8 eventos astronômicos que ainda vão acontecer em 2015

0

Faltam menos de quatro meses para o ano acabar e ainda tem muita coisa para acontecer, inclusive no céu. O ano de 2015 foi cheio de eventos astronômicos visíveis, que chamaram a atenção. Não é para menos, quem não adora observar uma superlua ou uma chuva de cometas?

Em março chegamos a ter três eventos astronômicos no mesmo dia, como mostramos em uma matéria. Se você gostou de assistir a todos esses eventos e quer ficar ligado no que anda acontecendo no espaço, melhor ficar ligado em certas datas.

Isso porque até o final do ano, outros oito eventos vão ocorrer. O primeiro deles já no final desse mês, aliás, os primeiros, já que teremos dois eventos astronômicos simultâneos. Confira esse e outros acontecimentos que você vai poder observar:

Setembro

eclipse

1 – No dia 28 de setembro teremos uma superlua e um eclipse lunar total. Dessa vez, a lua vai estar ainda mais próxima da superfície da Terra, o que faz com que a visão dela seja ainda mais impressionante.

2 – O eclipse lunar poderá ser visto pelos brasileiros em todo o território nacional no dia 27 de setembro por volta das 23 horas.

Outubro

meteroros

3 – Apenas três dias depois, dia 1º de outubro, os habitantes do Hemisfério Sul vão poder ver a olho nu a passagem do cometa C/2013 US10 Catalina.

4 – Já no final do mês, nos dias 21 e 22, será possível ver uma chuva de meteoros Orionídeas, produzida pelos fragmentos do famoso cometa Halley. Entre a noite do dia 21 e a manhã do dia 23, a chuva de meteoros ficará visível de locais com pouca iluminação.

três

5 – E não pense que para por aí! Uma superlua vai tomar conta do céu no dia 27. Essa vai ser a última superlua do ano. No dia seguinte, 28, outro evento fechará o mês.

6 – Durante a manhã, momentos antes do sol nascer, você poderá ver uma conjunção entre os planetas Vênus, Marte e Júpiter. Se você quiser vê-los, os planetas vão formar um triângulo no céu na direção leste.

Dezembro

7 – No dia 7 de dezembro haverá outra conjunção, no entanto dessa vez será entre o planeta Vênus e a Lua. O evento também vai ocorrer momentos antes do nascer do sol.

8 – Nos dias 13 e 14 de dezembro será possível ver outra chuva de meteoros, desse mês Geminídeas. Entre a noite do dia 13 e a manhã do dia 14, quando a produção de meteoros atingirá o seu pico. Assim como na chuva de meteoros Orionídeas, ela poderá ser vista de um local com pouca iluminação.

8 alimentos que podem ser replantados para sempre

Matéria anterior

Quem é o dublador do Ash no Brasil? Sabia que ele vai ser substituído?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.