Apesar de a Marvel Studios ter construído muito bem seu universo cinematográfico unificado, ela ainda consegue administrar as áreas de cada super-herói. Isso significa que podemos separar os heróis em categorias bem distintas. Por exemplo, Homem de Ferro e Homem Formiga não possuem superpoderes, mas têm trajes especiais para combater o mal. Por outro lado, Homem Aranha e Capitão América entram na categoria dos humanos com habilidades sobre-humanas. Já Thor, Doutor Estranho e os Guardiões da Galáxia estão mais para o lado cósmico das histórias.
Com a chegada de Capitã Marvel, o time cósmico ganhará ainda mais reforço e importância dentro do universo cinematográfico. E, enquanto Thanos não chega para unir todas essas categorias no cinema, a seguir concentramos nossa atenção nos personagens cósmicos mais poderosos dos quadrinhos. Confira!
Carol Danvers reúne o que há de melhor na raça humana e também na Kree. Após ganhar seus poderes, ela se torna capaz de voar e fazer projeções de energia com extrema força física e durabilidade. Suas fraquezas estão mais ligadas ao seu lado humano. A personagem teve problemas com alcoolismo durante um tempo. Contudo, ao se recuperar da má fase, ela voltou mais confiante e poderosa do que nunca. Capitã Marvel já foi líder da Tropa Alfa, assim como também liderou times de defesa para proteger a Terra de invasores.
O Rei dos Inumanos não é da realeza por mero acaso. Ele foi exposto a Névoa Terrígena ainda quando estava no útero da mãe. Sua voz é uma das armas mais poderosas dentro de todo o universo Marvel. Um sussurro pode causar mais estrago que qualquer bomba humana. Justamente por isso, o rei vive em silencio absoluto, se comunicando apenas por meio da linguagem de sinais. Apesar de todo esse poder vindo de sua voz, ela não é sua única arma.
Seus poderes funcionam por todo o corpo, processando energia ambiente e lhe proporcionando alto nível de manipulação de energia. E, por ser inumano, ele possui um corpo naturalmente mais forte, assim como maior agilidade, velocidade e durabilidade. Além, claro, de ser treinado em combate corpo a corpo. Enfim… Raio Negro é, provavelmente, um dos reis cósmico mais poderosos da Marvel.
Quasar é um manto que já foi utilizado por várias identidades. O mais popular foi Wendell Vaughn, que precisou usar braceletes quânticos para assumir o papel. Tais acessórios o permitem manipular energia e formar construtos puros a partir dela. Semelhante ao que o Anel do Poder permite aos Lanternas Verdes, por exemplo. Vaughn, diferente de seus antecessores, teve uma forte conexão com os braceletes, lhe dando impressionante domínio sobre seus poderes e o tornando mais poderoso que o padrão.
Nos eventos conhecidos como Aniquilação, os poderes de Nova chegaram a outro nível. A Tropa Nova foi exterminada por Aniquilador, e Rider foi o único sobrevivente. Ele então passa a carregar dentro de sua mente todo o legado de seu planeta, além de adquirir a Mente Global de Xandar. Com isso, ele se torna uma das poucas pessoas que têm chances reais contra Aniquilador.
Bill foi um dos poucos personagens que se mostrou digno de empunhar o Mjolnir. Depois de se recusar a matar Thor, Odin lhe concedeu a graça de ter sua própria arma cósmica. Desta forma, Bill passou a carregar o martelo conhecido com Stormbreaker. Desde então, ele aparece de tempos em tempos, tão poderoso como das últimas vezes. Tal arma foi unida ao seu corpo geneticamente modificado, o que aumentou ainda mais sua força e poder.
Um dos seres mais antigos do universo Marvel Comics, o Gladiador é original do planeta Strontia. Seus poderes são basicamente os mesmo do Superman, ou seja, super-força, velocidade, visão de calor, sopro congelante, invulnerabilidade, voo… No entanto, o que o difere dos outros heróis é sua fonte de poder, que provém de sua fé. Gladiador costuma ser retratado como um ser quase impossível de ser derrotado.
O que faz de Surfista Prateado tão poderoso é a detenção do Poder Cósmico. Ele permite ao personagem tanto absorver quanto manipular energias cósmicas por todo o universo. Ele é capaz de viajar por todo o espaço através de barreiras dimensionais na velocidade da luz. Graças a essa peculiaridade, sua força é imensurável e o transforma em um ser quase indestrutível.
O Capitão Universo foi criado a partir do Unipoder, e seu único objetivo é defender a existência. Também conhecida como Força Enigma, essa forma de energia vaga pelo universo e se funde a outro corpo quando necessário. A pessoa se torna uma espécie de hospedeiro e se torna tão poderosa que chega a ser capaz de criar outras vidas. Em suma, tamanho o seu poder e as suas habilidades, o Capitão Universo está mais para um Deus Cósmico.
Concorda com a lista? Quais outros personagens cósmicos você acha que deveria estar presente? Compartilhe sua opinião com a gente.