EntretenimentoHistória

8 imagens que mostram como a maquiagem para mulheres mudou com o tempo

0

Ser mulher não é algo fácil. Os anos passam e cada vez mais a sociedade se empenha para acabar com o preconceito. Hoje em dia as mulheres já podem votar, trabalhar fora de casa e ter a vida que quiserem, e isso só foi conseguido com muito suor e força de vontade.

E quer saber uma coisa que sempre esteve ao lado das mulheres? A maquiagem. Quem nunca ficou encantado ao ver aquela amiga que sempre esteve com você toda maquiada, não é verdade? Parecia até outra pessoa. A maquiagem tem esse poder e as mulheres sabem bem como usá-la.

A equipe do BuzzFeed, com o intuito de mostrar as mudanças de padrões de beleza fez um vídeo muito legal. Eles focaram nas mudanças que a maquiagem sofreu durante toda a história. Em menos de cinco minutos, a produção explora a última década. É retratado desde períodos como o Egito Antigo, a Grécia Antiga até os ideais estéticos dos anos 60. Confira:

1 – Egito Antigo

Mulheres no Antigo Egito cobriam os olhos com Kohl, uma substância feita de fuligem, metal e gordura. Na época acreditavam que ela ajudava a evitar a cegueira. As sombras verdes e azuis eram feitas naturalmente, com o malaquita, um mineral. O batom simbolizava nobreza, homens e mulheres da classe alta o usavam.

2 – Grécia Antiga

Os cosméticos usados na Grécia antigamente tinham como objetivo a beleza natural. A monocelha era um estilo bem popular naquela época. Aquelas que não a tinham naturalmente coloriam com pele de animais ou criavam uma com Kohl.

3 – Era Gupta da Índia

maquiagem

A muito tempo as mulheres indianas tem alinhado seus olhos com Kohl, e isso continuou durante a Era Gupta. Normalmente as mulheres usavam tranças, ou um coque baixo. Durante este período de tempo, o bindi foi usado especificamente por mulheres hindus casadas.

4 – Era Elisabetana

Nesse período as mulheres usavam um pó à base de chumbo, chamado de ceruse, para parecerem mais pálidas. Um ato muito popular era raspar as sobrancelhas e a linha do cabelo para ter uma testa maior. Como a rainha Elizabeth tinha cabelos ruivos naturalmente, outras tingiam o cabelo ou usavam perucas para combinar com a sombra.

5 – Gueixas japonesas

A maquiagem imaculada sempre foi essencial para a tradição das gueixas. Toda a base branca é aplicada em toda a pele visível, exceto na nuca, que é mostrada em uma foram de ‘W’. As gueixas iniciantes usam apenas batom no lábio inferior, enquanto as gueixas totalmente trinadas pintam os lábios na forma de uma flor em botão. Os olhos são forrados a carvão e delineados em vermelho.

6 – Revolução Pré-Francesa

Visivelmente as maquiagem nesse período foi inspirada em Maria Antonieta, que reinou com seu marido até a Revolução. As mulheres passavam pó em todo o rosto, pescoço e ombros para ficarem com a pele mais pálida possível. O cabelo estava sem nas alturas. Muitas das vezes não era possível chegar a esse formato de forma natural então elas usavam perucas.

7 – Era vitoriana

A rainha Vitória da Inglaterra praticamente ditou os padrões de beleza no século 19, afirmando que usar maquiagem era uma falta de educação. Por isso, a beleza natural era muito importante. As mulheres até chegavam a beliscar suas bochechas para ganhar um pouco de cor. O cabelo comprido de uma mulher era um símbolo de sua feminilidade.

8 – Swingin ‘Sixties

mulheres

Todos os movimentos de libertação que ocorreram nos anos 60 deram um ar totalmente novo para à maquiagem. Isso deu totalmente liberdade para que usassem qualquer cor de sombra, delineador pesado e enormes cílios postiços.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Tony Stark rejeita a entrada do Deadpool nos Vingadores em carta sensacional

Artigo anterior

7 fobias que você pode ter e nem desconfiar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido