EntretenimentoHistória

8 mitos que existiram no mundo real

0

Histórias fantásticas e mitológicas alimentam a literatura e imaginário popular há milênios. Não é de hoje que autores apresentam guerreiros, lugares e criaturas incomuns que só teriam espaço em lendas, de acordo com a realidade e os conceitos que conhecemos. Por causa disso, seria estranho demais imaginar que algumas dessas lendas, na verdade existiram.

A maioria dos mitos ainda continuam sendo mitos. Não passam de invenções criadas em mitologias, contos ou lendas passadas de geração em geração em diferentes civilizações, mas é bem verdade que algumas das criaturas que vemos como lendas já dividiram o espaço com os humanos em nosso planeta.

Já imaginou histórias de hobbits, lobos gigantes ou dragões fora das páginas de Senhor dos Anéis ou Guerra dos Tronos? Bem, alguns registros históricos mostram que eles podem muito bem ser muito mais do que apenas lendas.

1 – Hobbits

Os hobbits ficaram famosos a partir das histórias de J.R.R. Tolkien na Terra Média, desde o encontro até a destruição do Um Anel. As criaturas que parecem humanos de tamanho reduzido, porém, também existiram no mundo real, cerca de 12 mil anos atrás. Após escavações em regiões da Indonésia, arqueólogos encontraram esqueletos parecidos com os de humanos de apenas 90cm e crânios com um terço do tamanho dos humanos. Ao lado dos corpos, também foram encontradas ferramentas e indícios de uma civilização completa na região. Enquanto alguns especialistas defendem que se tratam apenas de humanos com problemas de crescimento, a maioria dos cientistas garante que realmente eram de uma espécie diferente.

2 – Berserkers

Segundo os relatos mitológicos, os berserkers eram guerreiros ferozes entravam nas batalhas sem medo e com uma fúria incontrolável. Podem parecer guerreiros lendários, mas também existiam na vida real, com uma pequena diferença. Enquanto os mitos nórdicos diziam que a força dos soldados vinha do deus Odin, na realidade vinha de diversas drogas alucinógenas. Por meio dos efeitos dos entorpecentes, os guerreiros não sentiam dores e se sentiam mais fortes. Acredita-se que o efeito berserk possa ser causado pela bufotenina.

3 – Torre de Babel

Na Bíblia, a Torre de Babel foi a construção iniciada pelos homens na tentativa de chegar ao céu. A passagem que fala da construção, na verdade é inspirada por um evento real, na Babilônia. Conhecida pelo nome de Etemenanki, a torre foi um zigurate erguido em homenagem ao deus Marduque. A construção foi destruída durante as conquistas de Alexandre, o Grande, que queria refazer o templo, agora em sua homenagem. Alexandre, porém, morreu antes que pudesse realizar o feito.

4 – Moby Dick

Na literatura, Moby Dick foi uma cachalote branca que desafiou pescadores. Na vida real, uma gigante dos mares foi encontrada na Ilha Mocha, no Chile. A baleia foi responsável por derrubar vários navios na região e chegou a atacar um capitão que voltou aos mares, como o Capitão Pollard da história. Na história, porém, o capitão voltou por vingança, enquanto na vida real voltou pelas obrigações de trabalho.

5 – Kraken

O kraken era uma espécie de lula gigante que ameaçava navios e guerreiros, de acordo com o folclore nórdico. Com o tamanho de uma ilha e centenas de tentáculos, acreditava-se que o animal não ia além dos mitos, até que a lula colossal verdadeira foi descoberta. A espécie pode passar de 15 metros de comprimento e tem ganchos em seus tentáculos. Alguns desses tentáculos podem ter três pontas e outros que podem girar para capturar as presas.

6 – Amazonas

Com certeza você já ouviu falar das Amazonas – se não conhece a lenda, ao menos deve estar familiarizado com a Mulher Maravilha. As guerreiras mulheres foram apresentadas por Heródoto numa região nas fronteiras de Cítia, onde mantiveram a tradição de luta. Apesar do historiador grego ser conhecido por aumentar suas histórias, aqui as evidências arqueológicas estão do seu lado. Antigos túmulos encontrados na região mostram que uma boa parte das mulheres do local tinham ossos danificados por batalhas e foram enterradas com espadas, arcos, adagas e outros acessórios típicos de guerreiros.

7 – Lobos gigantes

Lobos gigantes são animais famosos nos mundos de fantasia e RPG, mas ganharam ainda mais popularidade nos últimos por conta das criaturas exibidas na série Game of Thrones, da HBO. No mundo real, lobos assim também existiam, maiores, mais fortes e com dentes mais afiados que os lobos comuns que conhecemos hoje. Apesar de real, no entanto, a espécie acabou entrando em extinção quando os animais da pré-história também começaram a desaparecer da face da Terra e os lobos ficaram sem fontes de alimento.

8 РDrag̵es

A existência dos dragões começou, provavelmente, a partir das descobertas arqueológicas de de ossos de dinossauros e répteis menores, como crocodilos. Apesar disso, nós sabemos que nenhuma dessas criaturas tinham asas e cuspiam fogo de forma aterrorizante sobre a Terra. Apesar disso, algumas tribos de aborígenes na Austrália, chegaram a entrar em contato com criaturas consideradas dragões do mundo real. O megalania foi um lagarto gigante que viveu no sul do país e é um ancestral do dragão de komodo. A espécie podia ter até oito metros de comprimento e possuía uma saliva capaz de fazer suas vítimas sangrarem até a morte.

Por um lado, é até divertido saber que histórias curiosas de mitologias realmente foram inspiradas na realidade. Porém, imaginar ameaças de lobos gigantes e dragões podem ser reais, causa um frio na espinha daqueles!

O que achou das criaturas mitológicas que também habitaram o nosso mundo fora das páginas da literatura e da ficção? Conte para gente qual revelação você mais gostou e não esquece de compartilhar a matéria com os amigos!

Por que todo personagem de Hanna-Barbera tem o pescoço coberto?

Artigo anterior

12 imagens de animais que claramente estão tendo um dia ruim

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido