Por que todo personagem de Hanna-Barbera tem o pescoço coberto?
Tempo de leitura:1 Minutos, 57 Segundos

Por que todo personagem de Hanna-Barbera tem o pescoço coberto?

Vocês sabiam que muitos desenhos que vimos na infância eram feitos pela empresa Hanna-Barbera? Para quem não sabe, Hanna-Barbera foi uma empresa de desenho animado criada em 1957 pela dupla de cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera, ex-funcionários da MGM Cartoons. Vendido para Taft Broadcasting no final de 1966, ele passou duas décadas como sua subsidiária.

No final de 1991, o estúdio foi comprado de Taft (então chamada de Great American Broadcasting) por Turner Broadcasting System (empresa de Ted Turner), que usou muito do seu catálogo para programar o seu novo canal de TV, Cartoon Network. Depois de Turner comprar a empresa, Hanna e Barbera continuou a servir como consultores criativos e mentores.

Bom, mas vamos ao que realmente importa na matéria, por que diabos alguns personagens de Hanna e Barbera tinham o pescoço coberto? Zé Colmeia, Dom Pixote, Pepe Legal e até Fred Flinstone, todos eles usavam algo para cobrir o pescoço, seja uma gravata ou uma coleira. Pode parecer besteira, mas existe um motivo curioso para essas coisas estarem ali. Mesmo com a tecnologia, até o processo para criar animações é trabalhoso, e para agilizar e baratear as produções, os estúdios encontravam maneiras de criativas de fazer isso.

William Hanna e Joseph Barbera fizeram isso ao criar o personagem Jambo e Ruivão, os protagonistas do seu primeiro desenho original para TV. Jambo usava uma coleira vermelha e Ruivão uma gravata borboleta púrpura. O lance é que, segundo a teoria, um acessório no pescoço do personagem dava ao animador a opção de separar a cabeça do corpo, ganhando assim a liberdade para desenhá-los de maneira independente.

Com essa liberdade, era possível fazer desenhos de cenas de conversas onde o corpo do personagem era desenhado apenas uma vez e apenas a cabeça se mexia, sem fazer com que o espectador achasse estranho. Mas eles também podiam fazer uma cena onde o corpo do personagem estivesse correndo, mas a cabeça parada.

Nessa época, cada quadro da animação era feita à mão, e economizar tempo e esforço com truques como esse significava sucesso de uma produção. Foi com truques desse tipo que os desenhos dos estúdios Hanna-Barbera ficaram tão famosos e fizeram parte da infância de muita gente.

Mas e você, já tinha percebido que vários personagens do Hanna-Barbera tinham o pescoço coberto? Comentem!

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.