• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que todo personagem de Hanna-Barbera tem o pescoço coberto?

POR Mateus Graff    EM Entretenimento      12/07/17 às 15h43

Vocês sabiam que muitos desenhos que vimos na infância eram feitos pela empresa Hanna-Barbera? Para quem não sabe, Hanna-Barbera foi uma empresa de desenho animado criada em 1957 pela dupla de cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera, ex-funcionários da MGM Cartoons. Vendido para Taft Broadcasting no final de 1966, ele passou duas décadas como sua subsidiária.

No final de 1991, o estúdio foi comprado de Taft (então chamada de Great American Broadcasting) por Turner Broadcasting System (empresa de Ted Turner), que usou muito do seu catálogo para programar o seu novo canal de TV, Cartoon Network. Depois de Turner comprar a empresa, Hanna e Barbera continuou a servir como consultores criativos e mentores.

Bom, mas vamos ao que realmente importa na matéria, por que diabos alguns personagens de Hanna e Barbera tinham o pescoço coberto? Zé Colmeia, Dom Pixote, Pepe Legal e até Fred Flinstone, todos eles usavam algo para cobrir o pescoço, seja uma gravata ou uma coleira. Pode parecer besteira, mas existe um motivo curioso para essas coisas estarem ali. Mesmo com a tecnologia, até o processo para criar animações é trabalhoso, e para agilizar e baratear as produções, os estúdios encontravam maneiras de criativas de fazer isso.

William Hanna e Joseph Barbera fizeram isso ao criar o personagem Jambo e Ruivão, os protagonistas do seu primeiro desenho original para TV. Jambo usava uma coleira vermelha e Ruivão uma gravata borboleta púrpura. O lance é que, segundo a teoria, um acessório no pescoço do personagem dava ao animador a opção de separar a cabeça do corpo, ganhando assim a liberdade para desenhá-los de maneira independente.

Com essa liberdade, era possível fazer desenhos de cenas de conversas onde o corpo do personagem era desenhado apenas uma vez e apenas a cabeça se mexia, sem fazer com que o espectador achasse estranho. Mas eles também podiam fazer uma cena onde o corpo do personagem estivesse correndo, mas a cabeça parada.

Nessa época, cada quadro da animação era feita à mão, e economizar tempo e esforço com truques como esse significava sucesso de uma produção. Foi com truques desse tipo que os desenhos dos estúdios Hanna-Barbera ficaram tão famosos e fizeram parte da infância de muita gente.

Mas e você, já tinha percebido que vários personagens do Hanna-Barbera tinham o pescoço coberto? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+