• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 mudanças no nosso corpo que podem acontecer em 100 anos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      13/07/18 às 17h24

O nosso corpo muda com o passar do tempo. Isso se chama evolução. Algumas provas de que o nosso corpo mudou com o passar dos anos estão na nossa matéria com as 15 partes do nosso corpo que são inúteis. Pois bem, caros leitores, mas o que será que vai mudar nos nossos corpos daqui 100 anos? Quais serão os próximos passos da evolução?

A partir de estudos e da opinião de especialistas no assunto, fizemos uma seleção de coisas que poderão acontecer com o corpo humano daqui cem anos. Você consegue imaginar que mudanças são essas? Confiram na nossa matéria e tirem suas próprias conclusões:

1 - Seremos mais altos

Uma pesquisa mostra que há um século, os homens americanos tinham em média 1,70m de altura. Hoje em dia os homens americanos tem em média 1,77m de altura. Mas e daqui a cem anos? Se a taxa de crescimento continuar, daqui um século os homens americanos estarão parecendo jogadores de basquete.

2 - Corpos mais flexíveis

Os nossos corpos evoluem para reduzir o impacto resultante de acidentes, por exemplo. O neurocientista Dean Burnett diz que podemos seguir o exemplo do tubarão e desenvolver mais cartilagem no esqueleto. Isso poderia fazer com que os "ossos rígidos e inflexíveis não sejam tão essenciais para os seres humanos". Será que nosso corpo será mesmo mais flexível daqui cem anos?

3 - Pontas dos dedos maiores

Burnett também acredita que nossos dedos provavelmente vão passar por mudanças, tendo as pontas mais alongadas. Ele diz o seguinte: "a evolução poderia nos empurrar para o desenvolvimento de dígitos (pontas dos dedos) que são mais flexíveis do que atualmente, tomando uma forma que retém precisão mas perde rigidez, para nos dar uma maior alcance e velocidade ao digitar, mas mantendo as características físicas que tornam o uso da tela touchscreen viável ". Será que o uso da tecnologia vai afetar tanto assim a evolução do nosso corpo?

4 - Dentes parecidos com bicos

O biólogo Gareth Fraser, da Universidade de Sheffield fez uma previsão, digamos assim, um tanto bizarra. O cara acha que em um futuro distante os nossos dentes poderão começar a se fundir, se transformando em uma espécie de bico 'robusto e prático'.

Em entrevista ao Daily Mail, Fraser disse que "pode ser possível que os seres humanos evoluam para crescerem bicos, como o do baiacu, que pode ser mais robusto e prático".

5 - Mais alergias

As melhorias genéticas também podem ter resultado oposto. À medida que nossas condições melhoram e estamos menos expostos à insetos, bactérias e infecções, podemos desenvolver mais alergias a substâncias antes inofensivas.

Burnett afirma que "nosso sistema imunológico está preparado para isso, mas eles estão entediados. Em vez disso, eles respondem com  alergias inócuas e perdemos a exposição a coisas que fortalecem nossa imunidade".

6 - Maturidade sexual tardia

Cadell Last, doutoranda em Antropologia evolutiva e pesquisadora do Global Brain Institute, em entrevista ao Business Insider, acha que nós teremos a maturidade sexual um pouco mais tarde do que de costume. Ela disse o seguinte: "a história da vida humana ao longo da evolução da nossa espécie pode ser pensada como uma longa tendência para a maturação sexual tardia e reprodução biológica (de 'viver rápido e morrer jovem' para 'viver devagar e morrer velho'). Você concorda?

7 - Seremos mais gordos

Se formos analisar como as pessoas passaram a ser alimentar mal e como a obesidade aumentou nos últimos anos, isso é bem possível. Em 2014, pesquisadores escreveram no The Lancet, que não só a obesidade está aumentando, mas nenhuma história nacional de sucesso foi relatada nos últimos 33 anos" (fazendo referência a países que tentaram combater a obesidade). Pelo ritmo em que a humanidade está indo, daqui a cem anos estaremos muito maiores do que estamos hoje.

8 - Estaremos curados de doenças genéticas

Juan Enriquez, pesquisador de Harvard e diretor administrativo da Excel Venture Management, asseverou que a manipulação genética vai permitir a remoção de doenças genéticas. Quer exemplos? A fibrose cística, e a doença de Huntington poderão não ser mais problemas para nós.

Mas e você, acha que todas essas mudanças realmente podem acontecer dentro de cem anos? Não esqueça de comentar aqui embaixo.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+