Mundo Afora

8 óasis que vão te fazer querer ir para o deserto

0

Você provavelmente já deve ter visto alguma destas belezinhas em desenhos animados, não é? Basicamente, os oásis são trechos isolados de vegetação encontrados no meio do deserto, geralmente em volta de um bocado de água. Imagine só, rodeado por toda aquela desolação, eles são verdadeiras bênçãos que fornecem abrigo para todo tipo de ser vivo.

Os oásis são um dos poucos lugares em que a sobrevivência do homem nas areais escaldantes é possível. Não é para menos que são considerados jóias escondidas nas areias do deserto. Acredite se quiser, em todo o planeta, duas em cada mil pessoas realmente vivem em oásis. Isto porque alguns deles podem ser grandes o suficiente para permitir a colonização. Além de saciar a sede de seres humanos desesperados, eles também são capazes de satisfazer a eterna busca da humanidade pela beleza. Veja aqui:

8 – Sabha, Líbia

Seba-Oasis-Libya

O deserto do Saara é imenso, atingindo uma faixa pouco abaixo do extremo norte da África que vai do Atlântico ao Oceano Índico. São 9,4 milhões de quilômetros quadrados de areia avermelhada, montanhas e pedras, pontilhado aqui e ali por algumas dezenas de oásis. O oásis perto da cidade de Sabha, no Sul da Líbia, é um deles. As palmeiras verdes são um deleite para os olhos, em especial para quem está vagando no deserto.

7 – Huacachina, Peru

Huacachina-Oases-Peru

Também conhecido como o “Oásis da América”, o Huacachina se destaca pelo belo cenário em torno de um lago natural no meio do deserto. Ele se localiza no sudoeste do Peru e tem uma população estimada em 115 pessoas. Segunda a lenda, o lago foi criado quando uma bela princesa foi perturbada por um jovem caçador durante o banho. Ela foi embora e a piscina em que ela estava se banhando se transformou em lagoa. Seu manto ficou para trás se transformou nas dunas de areia ao redor.

6 – Lago Crescente, China

rZcJ0

Os antigos comerciantes da Rota da Seda tem muito o que agradecer a este pequeno pedaço de terra, localizado no sul da cidade de Dunhuang, na China. Em meio ao deserto de Gobi, o oásis oferecia um merecido descanso para os milhares de viajantes que já realizaram aquele caminho. Hoje uma atração turística, o local oferece aos seus visitantes passeios de camelo e muita tranquilidade.

5 – Chebika, Tunísia

Chebika-Oasis-Tunisia

Escondido no país africano da Tunísia, no sopé das montanhas de Djebel el Negueb, encontra-se o oásis de Chebika. O lugar, que também é conhecido como “Castelo do Sol”, já foi utilizado como posto avançado por tropas romanas e serviu de cenário para um dos filmes de Star Wars. Os turistas visitam o local atraídos por sua localização remota e pela tranquilidade que ele oferece.

4 – Pica, Chile

Pica-North-of-Chile

Situado no interior do deserto de Atacama, no norte do Chile, a encantadora cidade de Pica foi erguida em um grande oásis, abrigando 4.000 pessoas. A névoa do Oceano Pacífico ajudou a vegetação a brotar nesta terra deserta. As temperaturas podem ser intensas e, no entanto, agradáveis, tornando a cidade um importante ponto turístico de verão. O agradável oásis também é frequentado por flamingos chilenos.

3 – Ein Gedi, Israel

ein-gedi-8

Citado na Bíblia, o Ein Gedi muitas vezes é referido como um oásis no Jardim do Éden. Fornecendo uma rara mistura entre história, arquitetura e natureza, este bonito oásis está localizado a oeste do Mar Morto no deserto da Judéia, entre Masada e as Cavernas de Qumran em Israel. O lugar atraí não apenas os amantes da natureza, como também caravanas de pessoas religiosas, e é considerado o oásis mais importante de Israel.

2 – Agua Caliente, Estados Unidos

Agua-Caliente-Arizona

Este belo oásis, que se tornou um parque recreativo para os turistas, se localiza no estado americano do Arizona, na cidade de Tucson. De acordo com evidências arqueológicas, ele foi habitado há mais de cinco mil anos atrás, mas seu povo misteriosamente desapareceu. Hoje, o local oferece trilhas, mergulhos e outras atividades de verão, além de ser uma vista agradável em meio ao árido deserto norte-americano.

1 – Vale de Nubra, Índia

Nubra-Valley-India

A relva verde que brota na fria areia branca do deserto de Ladakh, no norte da Índia, é uma das mais belas surpresas que você pode encontrar na região. Para se chegar ao Vale de Nubra não é fácil; além de um caminho tortuoso, estrangeiros precisam de um visto para visitar o local. Uma vez lá, o turista pode desfrutar a bela vista, além de fazer passeios a camelo. A terra branca como a neve, em contraste com o céu azul, certamente vai conquistá-lo.

O que acontece quando engolimos o chiclete? E o papel do Trident?

Matéria anterior

40 fotos que provam que o Halloween era bem mais assustador no passado

Próxima matéria

Mais em Mundo Afora

Você pode gostar