Em 1996, estreava o que seria uma das maiores franquias de jogos de todos os tempos, Pokémon. O jogo onde você basicamente capturam monstros com poderes diferentes e os colocam para lutar entre si, ganhou fãs por todo o mundo e até hoje faz muito sucesso. Mas de onde vai inspiração para todos esses monstros?
Hoje, segundo o site oficial do Pokémon, existem 720 desses monstrinhos e a partir daí várias referências foram usadas. Desde animais, como o Squirtle que foi baseado em tartarugas até seres baseados em monstros mitológicos. O Ultra Curioso separou 8 Pokémon que são baseados em seres mitológicos:
Os pokémon lendários da sexta geração podem ser ligados diretamente a seres da mitologia nórdica. De acordo com tal mitologia, a árvore ficava no centro do universo e ligava os nove mundos. Nessa árvore, existem animais que se alimentam dela, um ave, um veado e uma cobra. Os pokémon fazem referência direta a essas lendas, já que são bem parecidos.
Tornadus, um pokémon do tipo voador que solta fortes rajadas de ventos e tornados. O deus japonês do vento, chamado Funjin, carrega um saco de vento e tem uma aparência que foi quase que totalmente inspiração para o pokémon.
O pássaro que tem poderes de fogo é facilmente ligado a criatura mitológica fênix. Mas o que é muito mais parecido com ela é a fênix chinesa, chamada Fenghuang. A criatura é simbolo de paz e prosperidade e no Japão chamado de “ho-o”. Agora acho que fica bem evidenciado de onde foi a origem do pokémon.
No Japão, Jynx se entende como um estilo onde você usa roupas extravagantes, maquiagem pesada e o cabelo loiro. A pokémon parece exatamente com o estilo e o termo vem de uma lenda. Na lenda, uma mulher vivia em montanhas geladas e atraia viajantes perdidos para devora-los.
A criatura ganha uma cauda para cada 100 anos e quando chega a 9 caudas ela ganha um imensa sabedoria e muda sua coloração para uma dourado. Daí vemos quando o Vulpix, o pokémon que é pré evolução de Ninetales, tem apenas 6 caldas e quando finalmente evolui ganha 9 e muda de cor.
Esse pokémon que tem um segunda boca, foi baseada em uma história de terror japonesa, a mulher de duas bocas. Na história, um agricultor vendo que sua colheita estava diminuindo sem ele ver, descobriu o motivo bem macabro. Em uma noite ele viu sua mulher comendo arroz de noite e viu uma coisa muito estranha atrás dela, seus cabelos pegavam o arroz e alimentavam uma boca que estava atrás da sua cabeça.
O que achou dessas referencias bem interessantes? Responde ai nos comentários se lembra de mais alguma referência interessante.