Muita gente contou os dias para ver Liga da Justiça nos cinemas e saiu da sessão desapontado. Você passou por esse sentimento? Já mostramos aqui alguns furos de roteiro e momentos que não fizeram o menor sentido que foram os responsáveis por tamanhã decepção. Mas, calma! Nem tudo está perdido! Se você não tem mais esperanças no Universo Estendido da DC, lembre-se que essa editora tem desenhos incríveis! É possível afirmar, sem a menor dúvida, que a animação da Liga da Justiça é muito melhor que o filme.
O desenho foi dirigido por Bruce Timm, Dwayne McDuffie e Paul Dini e mostra várias histórias sérias e divertidas do grupo de heróis mais famoso da DC. Infelizmente, essa animação foi cancelada em 2006, mas caso você decida assistir os episódios antigos, já até separamos algumas sugestões por aqui.
Confira alguns dos motivos que tornam essa animação melhor do que o filme recém-lançado.
Se você acha que desenhos são apenas para crianças e que os temas abordados são leves, melhor rever seus conceitos. Os personagens de Liga da Justiça sempre tem diálogos profundos e honestos sobre relacionamentos, traumas e perdas. Falando assim, parece que seu público alvo era adultos, mas a verdade é que a animação buscava atingir públicos de todas as idades. E claro, o desenho também tem lá as suas piadinhas de duplo sentido.
Superman é um personagem tão icônico da DC que é difícil construí-lo. Isso porque não fazer nada novo pode simplesmente resultar em mais do mesmo, e inovar demais pode acabar com a essência do personagem. Apesar de o filme do Universo Estendido da DC ter dado um bom desenvolvimento ao herói, foi complicado engolir aquele CGI mal feito para retirar o bigode do herói. Já na animação, temos o melhor Superman já mostrado nas telas: o homem de aço é forte, toma liderança e sempre se mantém otimista.
No filme lançado vimos apenas seis integrantes da Liga da Justiça: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue. Apesar de Diana pedir mais cadeiras para o local onde os heróis se reunirão, isso foi apenas uma sugestão de que mais personagens aparecerão no futuro. Haja paciência para esperar! A animação, por outro lado, tem episódios inteiros dedicados a outros heróis como Stargirl, Gladiador Dourado e Senhor Destino.
O Batman do Universo Estendido da DC tem utilizado muitas armas de fogo, e alguns fãs não reconhecem o personagem por conta disso. Na animação de Liga da Justiça, o Vigilante de Gotham é fiel ao seu princípio de não utilizar armas e chega a encarar alienígenas usando apenas seus punhos e cinto de utilidades. Nos episódios do desenho, você jamais verá o herói matar alguém.
Você sentiu falta do desenvolvimento dos heróis e de se apegar a eles? Quando Vingadores foi lançado, os fãs já estavam íntimos de cada um dos heróis. Já em Liga da Justiça só Batman, Mulher Maravilha e Superman tiveram filmes solos antes. Como se preocupar com Aquaman, Flash e Ciborgue quando você mal os conhece? A animação não passa por esse problema já que controla sabiamente o tempo para desenvolvimento de cada um dos heróis. E olha que são muitos!
Todo o drama envolvendo o nome Martha em Batman vs Superman não te convenceu? A animação da Liga da Justiça tem momentos realmente pesados que vão te deixar mal. Morte de personagens, lamentos de outros… Entre esses episódios tristes está o 26º episódio da segunda temporada que mostra um diálogo sincero e definitivo entre Batman e Ace.
Qualquer produção audiovisual para crianças tem como finalidade vender produtos da franquia, mas a animação de Liga da Justiça foi além disso. Os heróis e vilões não apareciam como novos figurinos, armas e veículos para vender mais brinquedos. O mais importante era a qualidade dos episódios, e por isso a equipe se focava em uma série bem sucedida com personagens bem trabalhados. Um trabalho excepcional do showrunner Dwayne MCDuffie e os demais envolvidos.
O importante de um desenho é a diversão! E na animação de Liga da Justiça isso é encontrado de uma forma simple e genuína. Nada de piadas forçadas e fora de hora como nos filmes de Whedon. A animação sabe ser inteligente, energética e divertida do início ao fim sem forçar a barra em momento algum.
Você gostava dessa animação? Qual o seu episódio favorito? E o que achou do filme da Liga da Justiça? Conta pra gente nos comentários!