Bob Esponja é uma das animações de maior sucesso da Nickelodeon e não é sem motivo: as piadas bobas e a ingenuidade de Bob conquistam qualquer um! Por outro lado, o mau humor e pessimismo de Lula Molusco também fazem muita gente se identificar com o personagem. Já até citamos por aqui os melhores episódios desse desenho para quem quiser matar as saudades dessa turma de amigos.

Mas algumas coisas passam despercebidos durante os vários episódios e temporadas de Bob Esponja e por isso fizemos uma seleção de alguns desses segredinhos e trouxemos em primeira mão. Vocês estão prontas, crianças? Estamos, capitão!

1 - Primos

Que Gary é o bichinho de estimação de Bob Esponja e Patrick Estrela é seu melhor amigo, todo mundo já está cansado de saber. Mas você sabia que Gary e Patrick são primos? No episódio Reinado de Idiotas, da quarta temporada do desenho é revelado que o pai de Patrick, Herb, é irmão do pai de Gary, Sluggo o que torna os dois personagens da mesma família. Bizarro, né?

2 - A fórmula secreta

Publicidade
continue a leitura

Você já viu uma armadilha de lagosta? Não? É exatamente o mesmo formato da lanchonete Siri Cascudo. Ou seja, tudo indica que esse é o ingrediente secreto dos deliciosos sanduíches. No episódio Imitação de Caranguejo essa dica também é dada já que Plankton tenta fazer a sua versão do sanduíche. Pensar que Seu Sirigueijo faz sanduíches de um animal semelhante parece bem canibalístico.

3 - A fenda do bikini

O local onde as aventuras de Bob Esponja acontecem é chamado de Fenda do Bikini, e fica exatamente embaixo da ilha que aparece na abertura do desenho. Não parece nada de mais, só que na verdade, a simpática ilha de três palmeiras é o Atol de Bikini, um local onde testes de bombas atômicas eram realizados. Em 1946, foi realizado um teste em que a arma nuclear foi lançada embaixo da água: o que provavelmente criou a Fenda onde Bob e seus amigos vivem.

4 - Símbolo sexual?

Em 2009, o Burger King  lançou uma campanha publicitária envolvendo o personagem Bob Esponja. O personagem fazia uma paródia da música Baby Got Back de Sir Mix a Lot e não demorou muito para que a peça fosse considerada inapropriadamente sexual. Um dos trechos da música dizia o seguinte "Eu gosto de pontas quadradas e não consigo esconder". Bizarro.

Publicidade
continue a leitura

5 - Mudança climática

Em 2005, um curta educacional foi exibido na Nickelodeon, ele se chamada O Verão Interminável e mostrava Seu Sirigueijo tentando ganhar mais dinheiro do que a fortuna que ele já possui. Mas o plano do personagem envolvia promover o aquecimento global para que a piscina do Siri Cascudo atraísse mais clientes, o que leva a Fenda do Bikini a ficar em ruínas.

6 - Piadas sobre suicídio

Com alguns temas não se brinca, e o suicídio é um deles. Infelizmente alguns episódios de Bob Esponja não levam essa questão tão a sério. Em Refeição Grosseira, Seu Sirigueijo pressiona Plankton psicologicamente até que seu concorrente fique tão abalado que vai para a rua esperar que algum carro o atropele. E em Está Feliz Agora?, Lula Molusco observa uma corda no teto e afirma que não consegue ficar feliz e que aquilo pode ajudá-lo. Logo em seguida ele pendura uma gaiola. Não foi engraçado.

Publicidade
continue a leitura

7 - Ícone gay

Em 2002 surgiram afirmações de que o personagem Bob Esponja era gay. Isso se deu por conta de sua personalidade extravagante, sensibilidade e sua amizade íntima com Patrick Estrela.  Na época, o criador da animação,  Stephen Hillenburg, teve que fazer uma declaração afirmando que essa história era ridícula já que os personagens eram assexuais. Em 2015, o dublador de BobTom Kenny foi questionado novamente sobre esse tema e afirmou que os personagens eram muito jovens e ingênuos para terem algum sentimento desse tipo.

8 - Censura

A audiência americana parece estar tranquila a respeito das piadinhas de Bob Esponja, mas outros países não receberam algumas cenas muito bem, tanto é que elas foram retiradas de veiculação. No episódio Karatecas Fatiadores, a técnica de Sandy Bochechas para cortar um peixe entre as pernas foi censurada. Já o episódio Bob Medroso foi banido no Reino Unido por mostrar Bob Esponja com a cabeça raspada deixando o seu cérebro exposto.

Você já sabia de alguma dessas curiosidades  sobre Bob Esponja? E que outro aspecto muito interessante você sabe sobre o desenho? Conta pra gente nos comentários.

Publicado em: 27/09/17 18h16