8 truques para retardar a calvície

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      14/06/18 às 19h17

A calvície é um dos problemas estéticos, e de saúde, que mais perturbam os homens. Isso porque, apesar de existirem mulheres que sofrem com o problema, é mais comum encontrar homens nessa situação. Além disso, apesar de estar mais comumente relacionado a genética, a maioria tende a relacionar esse fato a idade e, por isso, tentam esconder a queda de cabelo ou até impedir que isso aconteça.

Mas, ainda que essa questão seja completamente problematizada, a calvície é mais comum do que a maioria imagina. Para se ter uma ideia, dados de 2015 afirmaram que, até os seus seus 50 anos, a metade dos homens vai apresentar algum sinal de calvície. Sendo que, aos 30 anos, aproximadamente 30% deles já terão iniciado o problema com a queda de cabelo. Agora, mesmo que algumas pessoas não saibam, existem formas de se impedir que isso aconteça, ou pelo menos de retardar o problema. E, acredite, elas não são tão complicadas!

1 - Melhore o consumo de vitaminas

Uma boa alimentação pode melhorar a sua vida em basicamente todos os aspectos, e o bem estar do seu cabelo está incluído na sua lista de benefícios. Isso porque diferentes vitaminas agem de diferentes formas em prol do seu cabelo, e é bom tê-las em ordem. Para saber um pouco mais sobre elas, vamos sitar o efeito de algumas. Dentre elas, a vitamina D auxilia na redefinição do crescimento capilar, a vitamina A ajuda na produção de sebo no couro do cabelo, a vitamina E ajuda na circulação sanguínea da região e a vitamina B faz com que o cabelo mantenha uma cor saudável.

2 - Proteínas

Como mencionamos, a alimentação é fundamental nesse momento e, além das vitaminas, é bom que você aumente as proteínas que consome. Mas porque fazer isso? Acontece que as proteínas ajudam a reduzir a queda do cabelo e, consequentemente, ajudar a retardar o problema. Você pode começar comendo mais coisas como peixe, carne magra e soja, por exemplo.

3 - Use óleos essenciais

Se você já tem sofrido com a calvície, uma boa ideia é usar os óleos essenciais para ajudar. Para isso, basta massagear o couro cabeludo com ele durante alguns minutos. Isso vai fazer com que os folículos capilares continuem ativos.

4 - Se hidrate

Para se manter saudável, a região capilar precisa estar bem hidratada. Caso contrário ela não poderá continuar a crescer de forma agradável. Então, para que eles continuem a fazer isso e manter a sua boa aparência, é indicado que você se mantenha sempre hidratado. O ideal é que você beba em média 4 ou 8 xícaras de água para esse fim.

5 - Use chá verde

Acredite, nós não escrevemos errado aqui. Não queremos que você tome o chá verde, apenas que o use no seu cabelo. E, para fazer isso, você só precisa prepará-lo, colocando-o em um copo de água como se fosse beber, e depois esperar que ele esfrie. Quando isso acontecer, pegue o sachê e o esfregue no cabelo. Depois disso, espere uma hora e então lave o seu cabelo. Estudos indicam que fazer isso pode ajudar a reduzir a queda. Mas, para que funcione, você vai precisar repetir o processo durante 7 ou 10 dias até surtir efeito.

6 - Reserve 30 minutos para exercícios

Os exercícios são excelestes para a sua saúde em diversos aspectos e esse é um deles. Afinal, se exercitar faz com que você mantenha o equilíbrio dos seus níveis hormonais e, consequentemente, diminua o nível de estresse e reduza a queda de cabelo. Fazer alguma atividade física durante 30 minutos diários irá te ajudar nisso.

7 - Pare com o fumo

Se você é fumante e tem problemas com a calvície então é melhor rever esse hábito. Isso porque, ao fumar, o fluxo de sangue que corre em seu couro cabeludo acaba diminuindo. E, com isso, o cabelo acaba tendo uma redução no crescimento.

8 - Diminua o estresse

Como você já deve ter ouvido antes, dados médicos já acabaram relacionando o estresse a perda de cabelo. E, apesar de ser difícil manter a calma no dia-a-dia depois de enfrentar os problemas, é preciso encontrar uma forma de manter a calma. Acha algo que goste de fazer e que faça com que você melhore o seu estado emocional, isso pode ajudar. Coisas como meditação, ioga e outras terapias alternativas também podem ser bons nesse momento, além de contribuir com o equilíbrio hormonal.

Fazer essas coisas pode te ajudar a retardar, ou pelo menos reduzir, a sua queda de cabelo. E por isso, vale a pena seguir algumas delas. O que acha? Já testou alguma?

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+