Ciência e Tecnologia

Uma tempestade de areia está devastando Marte e as imagens são impressionantes

0

Segundo relatos da NASA, uma tempestade de poeira está se formando em Marte e atualmente ela já poderia cobrir toda a América do Norte e a Rússia, ou o equivalente a mais de um quarto do planeta vermelho. A densidade da poeira está tão alta que em algumas regiões no planeta o dia se tornou noite.

“A tempestade é uma das mais intensas já observadas no Planeta Vermelho”, afirmou a NASA em um comunicado à imprensa. As tempestades de areia acontecem devido ao aquecimento do solo, ocasionado pelos raios solares, e as correntes ascendentes formam-se no fino ar de Marte, sugando toda a poeira fina para a atmosfera.

A tempestade

Em uma conferência, os pesquisadores da NASA afirmaram que é provável que a tempestade envolva o planeta dentro de dois ou três dias. Na imagem acima, a NASA, por intermédio de seu rover, Opportunity, é possível observar como o sol e o céu se parecem durante a maior parte do dia no planeta.

A imagem do sol do lado esquerdo não foi especificada pela NASA em qual ponto da tempestade se encontra. No entanto, a última imagem a direita mostra como o céu em Marte se encontra neste mês. Basicamente o sol foi completamente apagado para o rover Opportunity.

O Opportunity é movido a energia solar e pousou em Marte em 2004 e deveria supervisionar o planeta apenas por 90. Porém, ele tem operado por mais de 14 anos. No entanto, devido a falta de luz solar, a NASA colocou o rover para dormir para economizar energia, uma vez que ele não está conseguindo captar luz para operar normalmente.

A NASA acredita que o Opportunity possa estar em perigo. Isso, caso os painéis solares do robô, que estão envelhecendo, sejam cobertos pela poeira. Dessa forma, os circuitos eletrônicos internos podem não ser alimentados e o frio marciano poderá danificar o equipamento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião.

8 truques para retardar a calvície

Matéria anterior

7 coisas que você precisa evitar quando termina com alguém

Próxima matéria

Você pode gostar