Curiosidades

9 analfabetos que mudaram a história da humanidade

0

A educação é um aspecto basilar na vida de todo cidadão. É por meio da escolarização que podemos averiguar com mais perspicácia os mistérios do mundo. Diversos cientistas se empenham dia após dia para aprimorar os seus conhecimentos, com o objetivo de entender melhor os seus objetos de estudo. No entanto, a educação pode estar emaranhada em nosso cotidiano também. As experiências que coletamos “na vida” podem ser instrumentos importantíssimos de emancipação. Alguém que não teve acesso à educação formal pode ser capaz de realizar coisas extraordinárias. Tanto é que temos diversos exemplos nesse sentido. Confira 9 analfabetos que mudaram a história da humanidade.

Há pessoas que têm transformado as noções de mundo e nunca tiveram oportunidades educacionais. Os grandes feitos, por vezes, vão além do que entendemos por aprendizado e ensinamento. Ser uma pessoa diferenciada vai além do que achamos que entendemos.

1- Ed ‘Doc’ Ricketts

Ed Doc Ricketts 600x455, Fatos Desconhecidos

Enquanto seu apelido pode ter sido ‘Doc’, Ed Ricketts abandonou a faculdade para perseguir seu amor pela ecologia marinha. Ele pesquisou a maior parte da costa ocidental da América do Norte e escreveu muitos livros seminais. Além disso, foi o pioneiro em termos como “ecossistema” e “habitat”. Ainda hoje, é reconhecido como uma autoridade ecológica. Esse é um dos analfabetos que mudaram a história da humanidade.

2- Jane Goodall

Jane Goodall 600x403, Fatos Desconhecidos

Jane Goodall é reconhecida por seu trabalho, mesmo não tendo frequentado a universidade ou qualquer coisa do tipo. Seus anos passados ​​no ramo fizeram com que ela ganhasse a confiança dos animais. Assim, foi a protagonista em descobertas inovadoras sobre fabricação de ferramentas, estrutura social e comunicação.

3- Steve Irwin

Steve Irwin 600x360, Fatos Desconhecidos

Steve Irwin sempre será conhecido por seu vasto conhecimento e habilidades como um caçador de crocodilos. Entretanto, nada disso foi adquirido formalmente. Ele aprendeu a se tornar o caçador de crocodilos na fazenda de répteis de seus pais em Queensland, a partir dos 9 anos de idade. Esse é um dos analfabetos que mudaram a história da humanidade.

4- Benjamin Franklin

Benjamin Franklin 600x349, Fatos Desconhecidos

Um dos fundadores mais reconhecidos dos Estados Unidos, Benjamin Franklin ajudou a estabelecer bibliotecas e universidades. Além disso, foi peça chave em grandes avanços na ciência, especialmente na eletricidade. Ajudou na elaboração da Declaração de Independência, inclusive. Nada mal para um homem que abandonou seus estudos aos dez anos de idade.

5- Mary Anning

Mary Anning 600x403, Fatos Desconhecidos

Franquias de filmes como Indiana Jones e Jurassic Park levaram as pessoas a acreditar que ter um PhD é crucial para remover artefatos antigos do chão. Porém, Mary Anning enterrou esse mito muito antes desses filmes existirem. Uma paleontóloga amadora e autodidata do século XVIII. As contribuições de Anning para o campo incluem as descobertas de fósseis de ictiossauros, plesiossauros e pterodáctilos.

6- Antoni van Leeuwenhoek

Antoni Van Leeuwenhoek 600x400, Fatos Desconhecidos

Amplamente considerado como o pai da microbiologia, Antoni van Leeuwenhoek era um comerciante de tecidos. Ele aprendeu sozinho a construir seu próprio microscópio e a moer suas próprias lentes. Isso permitiu que descobrisse a existência de bactérias, protozoários e glóbulos vermelhos. Esse é um dos analfabetos que mudaram a história da humanidade.

7- Gregor Mendel

Gregor Mendel 600x450, Fatos Desconhecidos

No campo incrivelmente complexo da Genética, as pessoas acreditam que Gregor Mendel é o pai desse moderno ramo científico. Estranhamente, Mendel não era um cientista. Ele era um monge que amava jardinagem e, por acaso, notou como suas plantas de ervilha herdaram traços de suas plantas-mãe.

8- Frederick Douglass

Frederick Douglass 600x400, Fatos Desconhecidos

Frederick Douglass nasceu como uma pessoa escravizada. Antes de sua liberdade, aprendeu a ler e a escrever por conta própria. Não satisfeito, fez questão de repassar ilegalmente o conhecimento para outras pessoas escravizadas.

Depois que ele encontrou sua liberdade, ele se tornou um reformador social, orador, estadista e um autor de best sellers. Esse é um dos analfabetos que mudaram a história da humanidade.

9- Henry Ford

Henry Ford 600x342, Fatos Desconhecidos

Essencial para a história automotiva, Henry Ford ainda é reconhecido muito depois de ter inventado a linha de montagem e ter começado a fabricar veículos automotores. Embora tivesse muita sorte e responsabilidade, Ford nunca teve uma educação formal. Seu pai o criou para assumir a fazenda da família.

10 youtubers mais ricos em 2019

Matéria anterior

7 drogas pouco conhecidas que podem te matar

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos