Curiosidades

9 atitudes questionáveis de Elon Musk como dono do Twitter

0

O Twitter tem passado por várias mudanças e dificuldades nos últimos tempos. Desde que o novo CEO, no caso o bilionário Elon Musk, assumiu a posição, várias mudanças foram vistas, e quase nenhuma para melhoria da plataforma. Tanto é que Musk tem sido alvo de críticas por usar a plataforma para fazer piadas e memes e parecer desconsiderar a experiência dos usuários.

Atualmente, Musk não é mais o CEO do Twitter, no entanto, sua passagem pela posição foi o suficiente para causar várias mudanças e críticas à plataforma. Nesse tempo, foram muitas as decisões questionáveis, para dizer o mínimo, tomadas por ele. Mostramos aqui algumas das que interferiram na dinâmica da rede social.

Decisões questionáveis para o Twitter

Selo do Twitter Blue

Uma das primeiras mudanças que Musk fez quando assumiu o comando do Twitter foi acabar com o padrão de verificação antigo das contas. Depois que isso aconteceu, qualquer pessoa poderia ter o selo de verificado em sua conta desde que pagasse para ter o chamado Twitter Blue.

Claro que com isso a rede social foi infestada de perfis fakes que se passavam por pessoas públicas, marcas e empresas com o respaldo de serem “verificadas”. Como o problema foi grande, o Twitter suspendeu as novas assinaturas para conseguir criar um modelo menos problemático.

Selo verificado caro para empresas

Em março desse ano, a rede social convidou empresas para terem o Verified for Organizations, que é uma versão do Twitter Blue para negócios. Essa assinatura dá a elas um selo dourado. No entanto o pacote oferecido para isso tem um valor muito alto.

Por conta disso, as marcas não quiseram ter esse selo e outras preferiram pagar pelo Twitter Blue.

Tweets enormes 

A rede social ficou conhecida por permitir compartilhamento de coisas pequenas e quando fossem grandes teriam que ser uma thread. No entanto, Musk também mudou isso ao colocar um limite de 10 mil caracteres para os assinantes do Twitter Blue.

Sem relação com a imprensa

Desde março desse ano, os e-mails da imprensa são respondidos automaticamente com um emoji de cocô. Então, qualquer mudança na rede social ou instabilidade ninguém sabe informar ao certo o que está acontecendo visto que a relação com a imprensa foi cortada desde que Musk assumiu a liderança da rede social.

APIs super caras

O selo para empresas já era caro, mas o preço das APIs é ainda mais. Em fevereiro, a plataforma anunciou seus novos níveis de permissão de acesso ao código da rede social. Eles vão desde grátis, tendo chamadas limitadas, até 42 mil dólares.

Isso teve um impacto negativo, visto que vários aplicativos alternativos para a rede social não conseguiram se manter sem cobrar de seus usuários.

Sem links para concorrência

Musk proibiu, em dezembro do ano passado, que links fossem compartilhados para concorrentes do Twitter. Mesmo a mudança tendo sido anunciada e tendo sua própria conta oficial, ela não durou muito tempo.

Limite de visualizações

Uma das mudanças mais recentes aconteceu em julho quando, mesmo fora do comando da rede social, Musk fez o anúncio de que o Twitter limitaria a quantidade de tweets que os usuários poderiam ver por dia.

No começo, o limite era de 600 tweets para quem não tivesse o Twitter Blue e seis mil para os pagantes. Depois o limite foi aumentado para 800 e oito mil, respectivamente.

Estar no Twitter para ver o Twitter

Para que a pessoa consiga ver os tweets de alguém, ela tem que estar logada na rede social. Essa medida entrou em vigor no fim de junho e acabou limitando o potencial de descoberta de conteúdo da rede social por novos usuários.

Dogecoin do Twitter

Essa mudança do nome da rede social é alvo de processo criminal nos EUA, onde Musk é acusado de abusar da própria influência para manipular o valor da criptomoeda.

Fonte: Canaltech

Imagens: Twitter, Canaltech

Mustang de R$ 540 mil é roubado pela 2ª vez em 40 dias em São Paulo

Artigo anterior

Threads | “Twitter do Instagram” vaza na Google Play Store

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido