Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistória

9 coisas que você não sabia que foram inventadas pelos russos

0

A Rússia é a queridinha dos zoeiros da internet. Sobretudo pelo modus operandi russo que é, como os brasileiros gostam de falar, “sangue nos olhos”. O país está situado na região da Europa designada como Euro Ásia e tem mais de 17 milhões de km², sendo assim o país com maior extensão territorial no mundo.

Sabia que os russos pretendem colonizar nosso satélite natural? Pois é. Aqui na Fatos você leu sobre o programa espacial do instituto Rscosmos para povoação da lua. Se não leu, clique aqui.  A média de consumo de álcool na Rússia é o dobro da dos outros países. Inclusive, 10% do PIB russo vem da produção e distribuição de vodca.

Mas o que queremos te contar hoje sobre esse país intrigante, é que eles foram responsáveis por invenções que alguns de nós não fazíamos ideia que eram de autoria deles. Acompanhe.

1- Trem elétrico

escandalosa_ge

Entre 1874 e 1876, Fiódor Pirotski realizou várias experiências de transmissão de correntes elétricas para um potor colocado à distância de 1 km da fonte de energia. Esses experimentos resultaram na criação da locomotiva elétrica, que preparou terrno para uma verdadeira reviravolta no setor dos transportes e impulsionando o desenvolvimento dos centros industriais.

2- Gravador de vídeo

rusinventions001-12

Alexander Poniátov criou na década de 1950 uma solução para gravação de sinal de vídeo para a Ampex, empresa americana fundada pelo próprio Poniátov. Durante 50 anos, a Ampex liderou a produção de gravação de vídeos, pois os vídeo cassetes domésticos usavam a tecnologia patenteada pelo engenheiro.

3- Helicóptero

Bell-47-OH-13-625x450

Igor Sikoski construiu o primeiro protótipo de helicóptero em 1910 e, a partir de 1912, concebeu as aeronaves com múltiplos motores e o primeiro hidroavião.

4- Fotocélula

rusinventions001-11

Alexander Stolétov criou a tecnologia que deu surgimento à televisão. Ele criou a primeira fotocélula a partir de uma teoria proposta por ele mesmo no fim da década de 1880. Sua teoria falava sobre o efeito fotoelétrico contribuindo para a construção de fotocélulas, tecnologia usada em áreas diversas.

5- Borracha sintética

how-a-tire-is-born

Serguêi Lébedev obteve a primeira amostra de borracha sintética em 1910. Em 1913 ele publicou um livro chamado “Estudo na área de polimerização de hidrocarbonetos etilênicos”. Essa publicação se tornou base científica para a síntese da borracha em escala industrial.

6- Colheitadeira

caseih_dl_historical_combines_harvesting_equipment-Historical-295-05

Andrêi Vlássenki construiu a primeira colheitadeira do mundo em 1868. Sua máquina obtinha um resultado 20 vezes maior do que o trabalho braçal feito pelos camponeses. Esse sistema era feita de madeira e acionada por cavalos.

7- Comunicação por rádio

rusinventions001-10

Aleksandr Popov anunciou em 1885 que inventara um sistema de comunicação sem fio e apresentou o primeiro rádio de comunicação do mundo. Contudo ele não pode comercializar seu invento porque trabalhava para uma instituição ligada ao Ministério da Defesa russo. Por isso o italiano Guglielmo Marconi é tido também como inventor da transmissão à rádio. Ele realizou experiências semelhantes às de Popov e publicou um artigo em 1897.

8- Transformadores

p_locacao-de-transformadores-15

Pável Iablótchkov e Ivan Usságuin foram os engenheiros responsáveis pela construção dos primeiros transformadores de sistemas elétricos do mundo. Eles apresentaram a invenção na década de 1870 e seus estudos compreendiam o uso dos transformadores da corrente elétrica e um condensador de eletricidade.

9- Gasolina refinada

196857_ext_arquivo

Vladímir Chukhov desenvolveu em 1891 um processo de craqueamento do combustível que permitia obter até 70% da gasolina enquanto uma destilação simples produzia apenas de 10% a 20%, a partir das frações de destilação de petróleo.

Já mencionamos na nossa página no Facebook a criação do fuzil AK-47, criado pelos soviéticos. Além do exposto, quais outras invenções de autoria russa são do seu conhecimento. Compartilhe conosco.

9 segredos que o serviço secreto dos EUA não quer que ninguém saiba

Matéria anterior

7 doenças mentais raríssimas que você não vai acreditar que são reais

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos