• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

9 imagens que mostram a bizarra realidade de empresários japoneses

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      12/04/19 às 18h22

Se você trabalha em escritórios, sabe como a rotina pode ser desgastante. Você pode chegar a trabalhar mais de 12 horas por dia, imagine quanto tempo pode suar a camisa numa única semana semana. Quando chega em casa, ainda corre o risco de ter o sono perturbado por ligações e reclamações.

O mundo corporativo é trabalhoso, impiedoso e cruel. Mas se já sabemos mais ou menos como funciona a realidade dos nossos conterrâneos, será que temos ideia de como é realidade daqueles que estão do outro lado do mundo? Como é a vida dos empresários do Japão?

Apesar de há séculos o trabalho tomar muito tempo da vida dos japoneses, essa característica se acentuou ainda mais depois da Segunda Guerra Mundial. No período, o primeiro-ministro Shigeru Yoshida incentivou as empresas japonesas a recompensarem longas horas para reiniciar a economia do país. Décadas depois, a cultura prevalece.

Atualmente, a ética de trabalho do trabalhador médio é insalubre. O país enfrenta um aumento de insuficiência cardíaca e suicídio, o que instigou uma série de esforços governamentais para encorajar as pessoas a se afastarem do excesso de trabalho.

Registros dos empresários japoneses

Não precisa de muita dificuldade para ver a decadência dos empresários japoneses, basta andar pelos metrôs depois do expediente. O fotógrafo Pawel Jaszczuk, simplesmente, saiu pelas ruas e descobriu isso.

Originalmente da Polônia, o fotógrafo viveu em Tóquio por muitos anos, onde colecionou fotos de trabalhadores exaustos dormindo nas ruas. Ele garante que, apesar de algumas fotografias registrarem os empresários depois de estes beberem algumas doses, a maioria deles está simplesmente apenas cansada. Veja as fotos:

#1

"Eu continuo me perguntando isso também (se os empresários reagiriam se acordassem na hora e se vissem fotografados), e sinceramente não tenho ideia. Minha ideia não é desrespeitar ninguém. Eu quero que eles saibam que eu estou lutando com eles. Talvez seja bom que houvesse uma lacuna entre quando as fotos foram tiradas e quando foram publicadas. Foi provavelmente o momento certo - alguns deles podem ter crescido ou se mudado", afirmou o fotógrafo em entrevista para o site Vice.

#2

As fotos foram tiradas entre 2008 e 2010, e publicadas em um livro de 2018. "Se você for ao Japão, é muito comum ver homens de negócios dormindo nas ruas, muitas vezes perto das principais estações de trem. Não é nada novo. Mas eu queria que meu projeto fosse especial, então levei cerca de dois anos para encontrar meus "modelos". Eu andava de bicicleta quase todas as noites. Os melhores dias eram as quintas e sábados. Eu estava olhando com muito cuidado, porque eu queria bons e bonitos assistentes em poses interessantes", afirmou o fotografo.

#3

"Recebi uma resposta muito positiva no Japão e acho que a mensagem foi bem recebida. Minhas fotos são apenas um exemplo de como as coisas são no Japão. Na cultura japonesa você não é ninguém. Você poderia trabalhar duro, e então no dia seguinte você seria demitido. É quase uma obrigação que durante a noite você saia com seu chefe ou colegas", continuou falando o profissional.

#4

"Eles se comportam mais como máquinas, do que como seres humanos. Meu público japonês não ficou ofendido - eles entendem o que eu estou fazendo e me apoiam. Minha esposa japonesa, por exemplo, mesmo que ela veja essas pessoas na rua todos os dias, ela nunca pensa muito sobre isso. É um ponto de vista diferente, comparado ao público ocidental que sente que levanta mais questões. É socialmente aceitável no Japão adormecer na rua. O roubo é muito raro e parece muito seguro. Em qualquer outro lugar, dormir na rua seria inaceitável e perigoso, mas Tóquio é um planeta diferente. As regras são completamente fora deste mundo", completou.

#5

#6

#7

#8

#9

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que se identificou com as fotos, aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Vice  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+