9 maneiras de melhorar o sinal do celular rapidamente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      11/09/15 às 14h55

Você conhece alguém que não possui um telefone celular? Eu imagino que não. Já se tornou até bastante comum encontrar pessoas grudadas em diferentes aparelhos eletrônicos o tempo todo, tão distraídas que até se esquecem do mundo ao seu redor. Não importa onde estejam ou o que estejam fazendo, o celular sempre aparece em mãos.

Segundo pesquisa realizada pelo Google em 2013, 73% dos brasileiros que possuem os chamados smartphones não saem de casa sem eles. E o número destes já superam os de celulares comuns, sem acesso a internet. Com tantas facilidades, é fácil se perder no mundo virtual.

Nos últimos 20 anos, cada vez mais pessoas possuem aparelhos celulares, e hoje cerca de 90% da população mundial utiliza a cobertura de sinal - mas isto não quer dizer que a recepção seja perfeita. Em alguns lugares, mesmo em grandes centros urbanos, o sinal do celular pode deixar a desejar. As pessoas acreditam que não há nada para fazer em casos como este, mas saiba que existem sim algumas soluções que podem resolver. Veja abaixo 9 maneiras bem simples de melhorar a cobertura que você talvez não saiba.

Celular

1. Ficar parado pode ser uma boa opção. Isto porque o ambiente entre o seu celular e a torre telefônica (ou outro receptor) funciona como um filtro para o sinal que está sendo transmitido. Seu aparelho e o receptor, por outro lado, funcionam como um "contra-filtro", negando tal efeito. Isso acontece muito rápido, mas enquanto estiver se movendo acontecerá com mais frequência, uma vez que o ambiente (e portanto o filtro) também se alteram. Desta forma, ficar parado ajuda a melhorar o sinal instável.

2. Caso a dica anterior não tenha funcionado, tente mudar de lugar - de preferência um local aberto ou para perto de uma janela. Nem adianta tentar fazer chamadas em túneis ou subterrâneos muito profundos. Grandes construções também não são bons locais para receber sinal. Caso esteja na rua, tente ir para a intersecção mais próxima - o sinal tende a ser melhor nestes lugares.

3. Deixe o celular longe de outros dispositivos eletrônicos que podem interferir com a recepção, como tablets, notebooks, forno de micro-ondas e vários outros eletrônicos. Vale a pena também tentar desligar conexões Wi-Fi e Bluetooth que estejam ligadas para observar se, desta forma, o dispositivo recebe sinal com mais facilidade.

Rei Leão

4. Aumente sua elevação. Uma boa forma de melhorar sinal é ficar num lugar mais elevado e, de preferência, sem obstruções de sinal. Vale até levantar o celular com as mãos mesmo; alguns se referem a esta técnica como "Método Rei Leão". Se estiver em algum morro ou colina, suba mais até o sinal pegar.

5. Tente manter a bateria carregada em, no mínimo, duas barrinhas. Em algumas ocasiões, você pode até ter bateria o suficiente para fazer uma ligação, mas o sinal não está forte o bastante. Sim, problemas de recepção podem estar relacionados com a bateria.

6. Segure corretamente o celular. As antenas são designadas para projetar sinal ao exterior, perpendicular ao eixo da mesma. Os dispositivos móveis procuram por sinal em "forma de rosquinha" em volta da antena - isto é, circular. Normalmente, quando o celular é segurado de forma normal, isto não é problema; mas o simples ato de segurar o aparelho de lado, ou virado pode prejudicar na recepção. Em alguns celulares mais novos, no entanto, a antena pode estar localizada na parte inferior. Portanto, se isto não estiver resolvendo, tente virar o celular.

Celular2

7. Se o problema for o sinal da internet - em especial no interior -, tente mudar para a rede 2G. Os sinais 3G e 4G foram feitos para projetar banda larga muito rápida para os celulares, mas a distância entre a torre de transmissão e o aparelho possuí certo limite para ser eficaz. Quanto mais longe estiver da torre, mais fraco será o sinal. O 2G é bastante inferior, mas a cobertura será melhor na maioria dos lugares, especialmente onde as mais rápidas não penetram tão bem. Verifique o manual do seu celular para saber como trocar a rede.

8. Se nada resolver e o sinal realmente estiver ruim em sua região, o ideal é optar por opções externas, como instalar um Intensificador Inteligente de Sinal, uma antena melhor (Hi-gain) ou repetidor de sinal. Este último capta o sinal com uma antena, o amplia e o transmite pela área em que está, e pode ser o mais simples. Ainda assim, alguns aparelhos podem exigir conhecimento técnico para serem utilizados adequadamente.

9. Talvez a mais simples: troque de operadora.

 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+