• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 mistérios de filmes famosos que NUNCA foram revelados

POR Luara Vargas    EM Fatos Nerd      15/02/19 às 16h35

Uma das estratégias mais utilizadas pelo cinema para te manter preso aos filmes é uma boa dose de mistério. Diversos roteiros usam e abusam desse gênero de narrativa para, no fim, surpreender o espectador com uma resolução inesperada. Acontece que algumas obras se encerram sem entregar todas as respostas para o público. São os famosos finais "abertos" nos quais a interpretação de quem assiste é a responsável por solucionar a trama.

Outros mistérios não chegam a envolver boa parte da narrativa do filme. Porém, intrigam o público devido ao fato de deixarem algumas pontas soltas - mesmo que pequenas. Seja algo não muito bem explicado, ou uma dúvida intencionalmente plantada, os mistérios serão eternamente uma fórmula certeira. Por isso, selecionamos 9 mistérios de filmes famosos que nunca foram revelados. Confiram e deixem suas opiniões nos comentários:

9- Quem é o Zodíaco? - Zodíaco

Essa obra prima de David Fincher conta a história de dois policiais que dedicaram suas vidas em busca do assassino Zodíaco. Baseado em um serial killer real, o criminoso assombrou São Francisco nos anos 1960. O filme conseguiu intrigar milhares de pessoas que o assistiram, além de envolver o público na grande teia dramática que apresenta. O problema, no entanto, surge no mundo real. Até hoje, nunca foi descoberto quem de fato era o Zodíaco. Os crimes do homem nunca deixaram um rastro para que a polícia culpasse algum suspeito com propriedade. Dessa forma, logicamente, o filme também não possui um culpado, deixando o público com o mistério no ar.

8- Quem é o verdadeiro Mandarim? - Homem de Ferro 3

Quem assistiu Homem de Ferro 3, com certeza, lembra da reviravolta do personagem Mandarim. O vilão, segundo a trama, apenas possuía uma imagem de fachada, já que Aldrich Killian era o culpado por tudo. De acordo com o contexto, o rosto de Mandarim era, na realidade, de um ator pago para resguardar o verdadeiro vilão. Na época, o público não gostou muito dessa mudança tão brusca no personagem, alegando que não condizia com os quadrinhos. Acontece, porém, que, alguns anos após o filme, a Marvel lançou um curta chamado Todos Saúdem o Rei. Na história, é revelado que existe um verdadeiro Mandarim, e que nenhum dos personagens visto no terceiro filme do Tony Stark é de fato o vilão. Quem é ele??

7- Por qual motivo os pássaros atacaram? - Os Pássaros

Um dos maiores clássicos do terror mundial nasceu nas mãos de Alfred Hitchcock. Na trama, a pequena cidade costeira de Bodega Bay sofre uma terrível calamidade. Os pássaros da região simplesmente começam a atacar as pessoas, bicando seus corpos até a morte. Acontece que, apesar do desenrolar brilhante da história, nunca foi explicado o que levou os animais a ter tal comportamento. Em tese, eles apenas atacam. Isso resultou em diversas teorias ao longo dos anos, resultando até mesmo em análises psicológicas.

6- O que estava na maleta? - Pulp Fiction

O mistério mais duradouro da ilustre carreira de Quentin Tarantino é o conteúdo desconhecido da pasta recuperada por Jules e Vincent para seu chefe Marsellus Wallace, em Pulp Fiction. Apesar de ser um aspecto proeminente do filme, o público não tem muitas dicas sobre o que a pasta pode conter, além de um brilho laranja que emana do item e do caso sendo aberto com a combinação "666". Os fãs, sedentos por respostas, criaram algumas teorias de que o conteúdo da maleta era na realidade a própria alma do Wallace.

5- O que eram e de onde vieram as criaturas? - Birdbox

Em Birdbox, a raça humana é atacada por uma espécie de criatura sinistra, que leva as pessoas ao suicídio. Acontece, no entanto, que a criatura nunca é mostrada, tampouco é explicada a origem dela. Não sabemos se é alienígena, espiritual ou sintética. É fato que o mistério em torno da criatura faz parte da própria premissa do longa. Porém, o público sente uma leve curiosidade em entender melhor tudo o que ocorreu na trama.

4- Riggan morreu? - Birdman

O drama vencedor do prêmio de Melhor Filme termina com o protagonista Riggan dando um tiro em sua própria cabeça no palco. Porém, o personagem não morre nesse momento, mas é levado para o hospital. Quando acorda no outro dia, ele acaba se jogando da janela. Quando sua filha corre para ver se seu pai estava vivo, ela olha para o céu com uma expressão de encanto. Assim o filme acaba. O público não entende se Riggan se tornou de vez o Birdman, se morreu no palco e a cena final foi apenas uma projeção criada por sua própria mente ou se a cena representa ele abrindo mão do seu egoísmo e "voando" livre da vaidade. Seja como for, o mistério existe propositalmente (como vários outros aqui).

3- Patrick realmente era um assassino? - Psicopata Americano

Esta adaptação do infame romance de Brett Easton Ellis gira em torno do banqueiro de investimentos Patrick Bateman, que além de ser insanamente narcisista é, bem, insano. Durante o filme, ele comete diversos crimes brutais. Porém, ao fim, quando o personagem manda uma fita confessional para seu advogado, surge a dúvida de que na realidade todos os assassinatos podem ter sido apenas delírios de sua mente. O final do filme confundiu diversas pessoas, e até hoje surge a dúvida: foi tudo real ou imaginação?

2- Cobb estava sonhando no final? - A Origem

No filme, o protagonista utiliza um peão como marcador. O objeto serve para que o personagem saiba se está sonhando ou acordado. No fim, quando Cobb consegue retornar para a realidade e se reencontrar com sua família, o filme mostra que tudo acabou bem. Porém, o famigerado peão se encontra girando. Esse fato desperta teorias até hoje, e os fãs se perguntam se de fato tudo havia acabado ou não.

1- Como o Coringa conseguiu suas cicatrizes? - Batman: O Cavaleiro das Trevas

O Coringa do Cavaleiro das Trevas é um dos supervilões mais icônicos da história do cinema, e um dos seus tiques mais memoráveis ??era o seu hábito de contar histórias conflitantes sobre a causa de seu rosto severamente marcado. Porém, no filme, não fica claro o que de fato ocorreu para desfigurar tanto assim o rosto do palhaço. A confusão é mais um, entre tantos, toques geniais e dúbios da adaptação de Christopher Nolan.

Quais outros mistérios existem em filmes e que você nunca entendeu? Conta aí para gente!

Próxima Matéria
Luara Vargas
Um conjunto de coisas estranhas. Insta: @luara_vargas
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+