Curiosidades

A história do teclado do computador

0

O teclado é um dos principais acessórios do computador. É praticamente impossível se imaginar digitando sem ele, desde que em meados do século XX, surgiu para ajudar na interação humana com a máquina.

Veja abaixo a história e a evolução do teclado.

A máquina de escrever

Foto: Digitow

A posição das teclas da máquina de escrever é idêntica à do teclado do PC. O design, denominado QWERTY, por causa das seis primeiras letras da fileira de cima, foi herdado porque quando os primeiros computadores surgiram, na década de 40, as máquinas de escrever eram muito populares. Por isso, o layout foi mantido para ajudar na adaptação dos usuários.

O idealizador do modelo QWERTY, Christopher Latham Sholes, implementou essa formatação do teclado em uma máquina fabricada em 1868. O objetivo era aumentar a velocidade de digitação. Isso porque os tipos, peças de metal com os caracteres na ponta, trocavam quando as pessoas datilografavam rápido. Tirar as peças da ordem alfabética foi uma forma de conseguir esse efeito.

Pode-se notar que na segunda fileira do seu teclado há uma boa sequência de letras em ordem alfabética, os caracteres D, F, G, H, J, K e L ficam um do lado do outro. Só não estão presentes as vogais E e I porque são muito usadas na língua inglesa. Por esse mesmo motivo, a letra A foi deslocada para o canto esquerdo.

Entrada de dados por teclas

Foto: Saudades do Rio

O teclado também foi influenciado pelo teletipo – também conhecido como teleimpressor – e pelo perfurador de cartão. A influência está ligada à importância dos dois aparelhos na entrada e comunicação de dados eletromecânicos.

Uma espécie de teletipo rudimentar já era utilizado em 1870 na bolsa de valores dos Estados Unidos para impressão de texto transmitido via cabo. O aparelho, que tinha um teclado idêntico ao das máquinas de escrever, foi utilizado durante quase todo o século XX para envio e recebimento de mensagens mecanografadas.

Já o perfurador de cartão criava os cartões perfurados, principal método de entrada, saída e armazenamento de dados dos computadores antigos. Nos anos de 1930, os perfuradores incorporaram teclas de texto e número parecidos aos das máquinas de escrever.

Teclado em computadores

Foto: Tech Reviews

Na década de 40, os computadores incorporaram o teclado como periférico de entrada. Criado em 1946, o Eniac, um dos primeiros computadores do mundo, contava apenas com leitor de cartão perfurado. Porém, ele foi utilizado somente pelo Laboratório de Pesquisas Balísticas do Exército dos Estados Unidos. 

O primeiro computador vendido na história, o Binac, surgiu em 1949 como uma máquina de escrever controlada eletro-mecanicamente. O aparelho conseguia realizar a entrada de dados diretamente na fita magnética e imprimir os resultados processados pela CPU.

Já em 1965, o MIT, a Bell Laboratories e a General Electric desenvolveram o Multics, um sistema multiusuário e de tempo compartilhado. Esse aparelho incentivou o desenvolvimento de uma nova interface de usuário, o terminal de exibição de vídeo, que combinou a tecnologia usada nas TVs de tubo da época com a das máquinas de escrever elétricas. Com isso, os usuários começaram a ver o que estavam digitando.

Durante anos, o teclado ficou como praticamente único periférico de entrada até a chegada do mouse nos PCs, na década de 1980. A partir disso, a tela começou a possuir ícones e gráficos, além do texto.

O teclado atualmente 

Foto: Getty Images

A variedade de dispositivos atualmente faz com que existam diversos tipos de teclado. Os modelos podem ir de comuns, mecânicos, semi-mecânicos, além dos teclados flexíveis e os desenvolvidos para serem usados em tablets e smartphones. 

Os preços variam de acordo com o modelo e a marca escolhida. Vale dizer que os teclados à venda são facilmente encontrados na internet.

Fonte: Techtudo

Palavras cruzadas: a profissional que rejuveneceu a tradição

Artigo anterior

Brasil tem maior número de divórcios desde 2015

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido