Por que os pilotos kamikaze usavam capacete?

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      23/03/18 às 14h13

Provavelmente você já deve ter visto esta cômica pergunta por aí, certo? Brincadeiras a parte. O capcioso questionamento não deixa de despertar a curiosidade. Afinal, qual seria o motivo da utilização do acessório pelos pilotos japoneses? A missão desses aviadores era realizar ataques suicidas sobre seus inimigos durante a Segunda Guerra Mundial.

Tecnicamente, eles não usavam capacetes, mas sim uma espécie de gorro que lhes cobriam a cabeça e as orelhas. Era feito de couro, lona ou tecido grosso. Outras peças que constituíam o uniforme japonês também incluíam um gorro e óculos de aviação. As jaquetas de couro usadas pelos aviadores da Segunda Guerra Mundial vieram como herança dos tempos em que as cabines dos aviões eram abertas.

A utilização

O objeto servia como proteção também para o frio, ou para que não danificassem sua audição enquanto voavam com as capotas abertas. O que costumeiramente faziam para obterem melhor visão ao decolar ou aterrissar.

A utilização de capacetes mais modernos não seria de toda forma inútil. Uma vez que em uma missão para derrubar aviões ou afundar os navios das tropas inimigas, o capacete poderia servir para proteger os pilotos durante as manobras executadas em alta velocidade. Outra utilização para os capacetes era servir de suporte para os rádios auriculares usados para a comunicação dos pilotos.

Um fato importante a se ressaltar é que às vezes era necessário informar aos pilotos para abortar a missão devido a problemas na execução, tempo ou visibilidade. E como por muitas vezes as cabines dos pilotos poderiam estar descobertas, a cabeça dos pilotos precisava ser protegida de tiros disparados por aeronaves inimigas e até mesmo do próprio vento. Como se pode perceber, a utilização dos capacetes não era de forma alguma desnecessária e fazia com que o trabalho dos pilotos pudesse ser completado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

Via   MDig     Mental Floss  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+