Curiosidades

Afinal, por que espirramos?

0

O ser humano é uma das maiores obras de arte da natureza e também uma das mais curiosas. A forma com que o corpo funciona é incrível, pois se parece com uma máquina, onde cada parte precisa funcionar perfeitamente para que o conjunto total trabalhe bem. Sabemos que somente assim conseguimos nos manter vivos. Não dá para negar que todo o nosso interior é extremamente impressionante. O nosso corpo apresenta várias reações ao longo da vida, na maior parte das vezes, essas reações são involuntárias, como é o caso do espirro. Afinal, por que espirramos?

Muitas pessoas já se fizeram essa pergunta e não encontraram uma resposta. Desde o Império Romano, as pessoas têm o costume de dizer “saúde” quando alguém espirra perto. Isso é uma forma de expressar o desejo de bem-estar para quem está espirrando. Antigamente, o espirro era considerado o sinal de uma grave doença, mas com a evolução da medicina, descobrimos que isso não é verdade. Hoje, nós sabemos que o espirro pode ser associado à gripe ou alguma alergia. Em ambos os casos podemos tomar um medicamento e logo estamos bons. Em todos os casos, podemos consultar um médico para que ele nos recomende o ideal e, desta forma, não apresentemos outras reações.

Afinal, por que espirramos

O espirro em si é uma reação que não temos controle, é involuntária do nosso organismo. Esse serve para expulsar microrganismos presentes em nossas vias respiratórias, seja na boca, nariz ou garganta. Esses microrganismos muitas vezes são vírus ou bactérias e podem estar ligados à gripes e resfriados, ou apenas partículas como de pólen ou poeira. Não conseguimos exatamente controlar o espirro, pois esse acontece quando não estamos esperando e não há como prever. O espirro é extremamente importante para a saúde, visto que é o que elimina por meio das vias aéreas os organismos que estão nos causando algum mal. Além de tudo, ele ainda elimina organismos que causam alergia, ou seja, podemos dizer que o espirro é um dos responsáveis pela proteção do nosso corpo.

Como acontece o espirro?

Quando o nosso nervo trigêmeo identifica a presença de micro-organismos ou partículas irritantes no nosso corpo, ele comanda a contração de músculos das costas e do abdômen, tórax e das costelas. Assim, o nosso pulmão se enche com ar e, em seguida, o ar é expelido de uma única vez. Por isso fazemos o famoso som do “atchim”. O ar que sai no espirro é tão rápido que pode alcançar 120 km/h, por isso não conseguimos resistir a esse impulso. Devemos lembrar que não é recomendado tentar impedir o espirro, pois a pressão do ar pode romper o tímpano. Existem pessoas que espirram olhando para o Sol e isso acontece porque quando a intensa luz solar bate nos olhos, acaba causando uma confusão no sistema nervoso. Desta forma, o nervo óptico que leva sinais para o cérebro é estimulado. Como esse nervo fica muito perto do nervo trigêmeo, acaba ocorrendo o estímulo errado e assim provoca o espirro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Cientistas viram pela primeira vez o misterioso ‘sentido quântico’ dos pássaros em ação

Matéria anterior

6 espécies extintas que poderão voltar a existir

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar