Ciência e TecnologiaCuriosidades

Como é o interior de um caixa eletrônico?

0

O caixa eletrônico tem como sua parte principal um computador. O microprocessador embutido na máquina faz a mesma coisa que um caixa humano faz no banco. Ele identifica o cliente, confere se há saldo suficiente para sacar dinheiro, transmite as informações do valor solicitado e autoriza a liberação da grana.

D3B9B5C4-CB0D-4317-ABB7-0E071C53B6C6_scrapeenet_cropper_200907072047490JnA9t

O primeiro caixa eletrônico do mundo foi fabricado pela empresa britânica De La Rue e foi instalado num bairro no norte da Grande Londres em 27 de junho de 1967 pelo Barclays Bank. A invenção foi creditada a John Sheperd-Barron, apesar de Luther George Simjian a ter patenteado em Nova Iorque, Estados Unidos na década de 1930 e Donald Wetzel e dois outros engenheiros da Docutel também o terem feito em 4 de junho de 1973.

12

Apesar de o sistema apresentar um número relativamente baixo de falhas, elas acontecem. E aí, meu amigo, é a maior dor de cabeça. Se você der o azar de receber notas a menos, só será ressarcido se conseguir provar que isso aconteceu. Mas, se você sair com uma grana extra, quem pagará a diferença é o funcionário responsável pelo reabastecimento de notas (como é quase impossível que duas notas saiam coladas, a maior fonte de erros é a falha humana, quando alguém coloca notas de 50 reais no compartimento que guarda cédulas de 10 reais, por exemplo).

banco-287101-51169898da2ae

Um dado curioso e preocupante é que o Windows XP ainda está presente em 95% dos caixas eletrônicos pelo mundo. A informação preocupante foi dada à Bloomberg BusinessWeek por Robert Johnston, diretor da NCR, a maior fornecedora de aparelhos do tipo nos Estados Unidos.

Afinal por que a gente pisca os olhos?

Artigo anterior

Coisas embaraçosas que acontecem quase todos os dias com você

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido