Curiosidades

Afinal, quais são as doenças mais antigas da história?

0

Desde que o homem passou a habitar o planeta, as doenças existem e fazem mal à saúde no geral. Diante da pandemia da Covid-19 que estamos vivendo atualmente, é comum se questionar a respeito de quanto tempo a doença existirá e se algum dia iremos aprender a conviver com ela. Centenas de milhares de pessoas já foram vítimas fatais desse mal causado pelo novo coronavírus. Várias doenças do passado, que assombraram a população tanto quanto à Covid-19 foram totalmente erradicadas por causa do avanço da medicina. Algumas foram esquecidas ou não tem muita incidência atualmente.

No entanto, na antiguidade, sem vacinas, tratamento adequado, remédios ou até mesmo saneamento básico, muitas pessoas acabaram morrendo por causa de doenças que hoje em dia não matariam. Será que no futuro o novo coronavírus vai ser apenas uma “gripe”, diante de todo o avanço da medicina? Pensando um pouco melhor sobre o assunto, decidimos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas das doenças mais antigas do mundo. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

Doenças mais antigas do mundo

1 – Tracoma

Você já ouviu falar dessa doença? Tracoma é uma doença conjuntiva. Até hoje é uma das maiores responsáveis pela cegueira no mundo. Vários registros da doença foram encontrados no Código de Hammurabi. Pesquisadores encontraram ainda resíduos da Tracoma em um esqueleto e um aborígene de 10 mil anos de idade, na Austrália.

2 – Febre Tifoide

A Febre Tifoide tem uma grande importância, ou melhor, um marco na história. Ela foi a responsável pela vitória dos espartanos na Guerra do Peloponeso em 430 a.C. A doença acometeu os atenienses. Hoje em dia, ainda são registrados alguns casos dessas doença ao redor do mundo. Os sintomas são: febre alta, delírios, dores de cabeça e erupções cutâneas.

3 – Varíola

O livro Estudos de Paleopatologia do Egito, publicado em 1921, relata bem descobertas de vestígios da doença em três múmias egípcias. A múmia mais antiga foi datada 1500 a.C. Alguns estudiosos a par do caso acreditam que a doença existe no planeta a pelo menos 10 mil anos.

4 – Tuberculose

Foi encontrado um registro antigo da doença em uma escavação em Israel. Uma mulher e duas crianças tinham vestígios ósseos de terem sofrido com essa doença. Os restos mortais tinham cerca de 9 mil anos de idade. Alguns pesquisadores estudam dado, que ainda não são suficientes para confirmar com certeza. No entanto, acreditam ter encontrado vestígios da doença em ossos de um hominídeo que viveu na Terra há 500 mil anos. Esse era de um período anterior ao homo sapiens. Nós, sapiens, temos apenas 200 mil anos de idade. Se isso for confirmado, a deterioração óssea do hominídeo confirmaria indícios de que a tuberculose está no planeta há pelo menos meio milhão de anos.

5 – Malária

A Malária está na lista das doenças mais antigas do mundo. Os primeiros registros se encontram no Livro da Medicina, de 2.700 a.C. Estudiosos apontam que a doença foi responsável pela morte de metade da população humana desde a Idade da Pedra.

6 – Lepra

Podemos encontrar referências dessa doença na Bíblia e em papiros egípcios de 1500 a.C. Estudiosos analisam restos ósseos com cerca de 5 mil anos de idade que tinham resquícios da doença.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Monge tira a própria vida para atingir a emancipação

Matéria anterior

10 looks mais caros da história do Oscar

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Curiosidades

O poder do emoji

De acordo com uma reportagem publicada pela CBS, digitamos 10 bilhões de emojis diariamente enquanto mantemos uma conversa virtual.

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.