Curiosidades

Água com clorofila faz bem?

0

A água com clorofila vem ganhando popularidade desde 2016, época em que as celebridades começaram a divulgar os benefícios que a substância traz para a saúde. Hoje, a água com clorofila encontra-se em seu ápice, principalmente por conta das divulgações de inúmeros TikTokers, que afirmam em vídeos virais que a substância pode ajudar a tratar a acne, diminuir o odor corporal, prevenir o câncer e melhorar o funcionamento do intestino.

Os TikTokers mais populares – aqueles que acumularam de 1,5 a 2 milhões de “curtidas” até em uma única publicação – que estão divulgando constantemente os efeitos transformadores da água com clorofila, mostram o poder do constante uso da substância em suas publicações promovendo um antes e depois. Curiosamente, todos estes usuários que tornaram-se adeptos do uso da água com clorofila aconselham adicionar gotas de clorofila líquida à água em vez de aplicar a clorofila de forma topicamente ou ingerir um comprimido.

“Beber clorofila líquida parece incentivar a naturalidade e a pureza da pele, afinal, tanto a água quanto a clorofila são naturais e essenciais para a nossa saúde”, observou Andrew Shtulman, professor de psicologia na Occidental College.

Por conta da massiva divulgação, o portal de notícias HuffPost conversou com alguns especialistas sobre o assunto. Aqui está o que você deve saber.

A clorofila líquida beneficia a pele?

“Primeiro, é importante lembrar que os suplementos dietéticos não passam por qualquer tipo de aprovação na Food and Drug Administration”, disse Judy Simon, nutricionista e membro adjunto do corpo docente da Universidade de Washington, em entrevista ao portal de notícias HuffPost. “Portanto, qualquer um pode fazer todos os tipos de afirmações sobre os suplementos fabricados à base de clorofila”, revela o profissional. “O importante é ser cauteloso e não acreditar em tudo que os influenciadores dizem”.

“Para avaliar a verdadeira eficácia da clorofila líquida, você precisa analisar de forma sintética o produto feito à base de clorofila, que, sinceramente, é diferente da versão natural, pois, como sabemos, é um processo realizado pelas plantas”, pontuou Simon. “Atualmente, o número limitado de estudos em humanos sobre o efeito da clorofilina na pele concentra-se na aplicação tópica e esses estudos envolvem apenas 10 pessoas”.

Para Joyce Park, dermatologista, novas pesquisas são necessárias para descobrir quais são os reais benefícios do uso de suplementos feitos à base de clorofila. Não obstante, a profissional acredita que a água com clorofila pode trazer, sim, certos benefícios para a pele, pois “suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a tratar a acne.

A clorofila líquida oferece outros benefícios à saúde?

Os estudos que existem hoje sobre a ingestão da clorofila não são decisivos. Acredita-se que o uso constante da substância pode reduzir o odor corporal e até prevenir certos tipos de câncer, mas não há evidências sólidas.

Um único estudo em ratos descobriu que ingerir água com clorofila pode regular o microbioma intestinal, mas, para Simon, a pesquisa não fornece evidências suficientes que o faça recomendar a substância para seus pacientes. “Depois de beber água com clorofila, você pode sentir alguns efeitos colaterais, como, por exemplo, diarréia. Alguns também podem experimentar uma reação alérgica ou cólicas estomacais, o que, sinceramente, irá fazer você procurar ajuda médica”, explica o profissional.

Não obstante, “beber água com clorofila não causará danos à pele”, disse Park. “Mas vale lembrar que ainda não está claro se a clorofilina provoca outros impactos adversos em seu corpo quando você a usa a longo prazo, uma vez que os únicos dados que existem atualmente indicam o uso de 300 miligramas diários por até três meses”, ressalta Simon.

10 comentários mais épicos da Fatos Desconhecidos #128

Matéria anterior

Como estão os vencedores do ”Mestre do Sabor” atualmente

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.