• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Amazon tem 'planos secretos' para colocar robôs em sua casa até o ano que vem

POR Isabela Ferreira    EM Inovação      24/04/18 às 11h36

Você se lembra de "Os Jetsons"? Caso não se recorde muito bem, ou simplesmente não seja dessa época, trata-se de uma série de animação, lançada no ano de 1962. A história gira em torno de uma família que vivia no futuro, abordando a temática da era espacial. Os criadores do desenho induziam o imaginário popular daquela época, levando as pessoas a imaginarem como seria o futuro. Carros voadores, cidades no ar, trabalho automatizado, robôs domésticos, enfim... Tudo isso era possível na animação.

Mas e aí? Será que eles acertaram em alguma coisa? Ainda não temos carros voadores, mas é possível que estejamos perto de ter robôs domésticos. Bem, não seria exatamente como a Rosie Jetson, que era uma espécie de criada da família, mas podemos considerar algo parecido. E adivinhe quem está por trás dessa tecnologia? Ninguém menos que Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon.

Robôs podem entrar em fase de teste

Há dez anos atrás, a Amazon saía na frente e criava o Kindle, um leitor de livros digitais que viria para revolucionar o mundo da leitura. Já há 4 anos, lançaram o Echo, uma assistente virtual (alto-falante sem fio, com comando de voz) que levou milhares de pessoas a falarem com um computador, ajudando inclusive a facilitar as coisas dentro de casa. Agora, a nova sacada da empresa é desenvolver robôs autônomos para o lar.

Durante muito tempo a iniciativa prosperava em completo sigilo. De acordo com relatórios do site Bloomberg, a Amazon está há vários anos trabalhando no projeto que ganhou o codinome "Vesta" - uma homenagem à deusa romana dos laços familiares. A intenção é que robôs domésticos realmente possam ser introduzidos em lares de famílias pelo mundo todo.

Gregg Zehr é o responsável por supervisionar o projeto, que está sendo desenvolvido no Lab126, com sede em Sunnyvale, na Califórnia... Mesmo laboratório em que foram criados o Echo e outros dispositivos inovadores da empresa. O plano é que os robôs entrem em fase de teste ainda neste ano. Os primeiros a receberem a novidade seriam os próprios funcionários da companhia.

Funções

Por outro lado, tudo indica que os robôs da Amazon não estão sendo desenvolvidos para nos servirem como mordomos, por exemplo. De forma similar aos outros projetos criados pelo Lab126, parece que a Vesta poderá nos ajudar apenas em algumas funções. "Pessoas familiarizadas com o projeto, especulam que o robô poderia acompanhar os clientes em partes de suas casa, onde eles não tem dispositivos Echo", afirma o relatório da Bloomberg.

Apesar disso, ainda não está muito claro o papel que esses robôs irão desempenhar. Os protótipos possuem câmeras avançadas e software de visão computadorizada, o que lhes possibilita andar pela casa de forma autônoma, como um carro sem motorista. Quando questionado, um porta-voz da empresa afirmou que não responde a "rumores e especulações", o que ainda mantem parte do projeto em segredo. De qualquer forma, a intenção é que eles sejam disponibilizados para venda até o ano que vem, 2019.

E então pessoal, o que acharam? Impressionante, não é mesmo? Será que realmente teremos uma grande novidade para os próximos anos? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+