A arqueologia é a ciência responsável por estudar culturas e civilizações do passado. E é através das descobertas arqueológicas que vestígios de antigas sociedades e culturas são descobertos. Assim, pode-se compreender melhor como viveu determinado povo, quais eram seus hábitos e costumes e até mesmo o que levou ao seu fim. E mesmo que essas descobertas sejam feitas com alguma frequência, algumas surpreendem. Como, por exemplo, essas antigas carruagens de guerra.
A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Sinauli, em Uttar Pradesh, Índia. Através dela, os arqueólogos tiveram uma nova visão a respeito das antigas culturas dessa região.
O lugar está no vale do rio Ganges, no distrito de Baghpat, e nele foram vistos vários enterros reais, carruagens de guerra e artefatos de cobre com cerca de quatro mil anos, sendo datados de 2000 a.C. Todas essas descobertas têm relação com a cultura da Cerâmica de Cor Ocre.
Aventuras na história
De acordo com o portal Archaeology News, essa descoberta é a primeira evidência de carruagens de guerra na Índia, o que destaca a cultura em um nível de comparação ao das civilizações contemporâneas da Mesopotâmia e da Grécia, que tinham carruagens já conhecidas.
Dentre as descobertas, os arqueólogos conseguiram identificar três carruagens de guerra em tamanho real, com adornos com detalhes geométricos de cobre bem intrincados. No caso das rodas, elas tinham seus aros decorados com triângulos de cobre. Isso quer dizer que as carruagens eram vistas como símbolo de status e poder, e tinham funções práticas. E todo o design e técnica que foram usados nesse veículos mostram a habilidade artesanal avançada da cultura.
O sítio de Sinauli está sendo escavado desde 2005 e faz parte de uma área de importância histórica significativa na Índia antiga. E a cultura que viveu por lá prosperou entre 2000 e 1500 a.C. na região de confluência dos rios Ganges e Yamuna.
Aventuras na história
As carruagens de guerra não foram tudo que os arqueólogos encontraram. Eles também descobriram um capacete de cobre, chicotes ornamentados, cajados decorativos e contas de ouro e esteatita. Tudo isso era indicativo de quem estava enterrado ali era, provavelmente, um líder militar ou alguma pessoa que tinha uma posição social alta.
Fonte: Aventuras na história
Imagens: Aventuras na história