• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Apenas 37% das pessoas consegue acertar este desafio na primeira tentativa

POR PH Mota    EM Entretenimento      14/06/17 às 15h04

Será que o seu cérebro está preparado e aquecido? É bom que esteja, porque este desafio de lógica vai precisar de um certo esforço para ser resolvido.

A ideia é bem simples: a partir da leitura de algumas dicas, você deve utilizar a dedução para conseguir encontrar a solução. E aparentemente, não é a maioria das pessoas que consegue resolver logo de cara, sem algumas tentativas ou mesmo sem dar uma olhada injusta na resposta antes mesmo de tentar. Vamos ver em que grupo você se encontra.

E se você está aqui, certamente é porque gosta de um bom desafio para a mente. Depois de tentar a charada, veja se você é capaz de resolver o problema conhecido como desafio de lógica mais difícil da história.

Está pronto? Então vamos lá!

Desafio

Para resolver este desafio, considere que existem três caixas, cada uma com uma frase que diz algo sobre seu conteúdo.

A Caixa 1 diz que há um carro nesta caixa; a caixa 2 diz que NÃO há um carro nesta caixa; e a caixa 3 diz que o carro NÃO está na Caixa 1.

O carro está apenas em uma das três caixas e apenas uma das frases é verdadeira. Considerando as regras, em qual caixa está o carro?

 

Pense um pouco antes de tentar encontrar a resposta antes de continuar a ler a matéria. Quebre a cabeça alguns minutos!

Assim que encontrar a resposta ou desistir de pensar, continue a rolagem para encontrar a solução para o problema. Vamos explicar tudo!

Lógica

Vamos analisar as possibilidades para o conteúdo de cada uma das caixas, começando pela Caixa 1. Se o carro estivesse na Caixa 1, as frases que acompanham as Caixas 2 e 3 deveriam ser falsas, já que a primeira delas afirma exatamente o que estamos propondo. Porém, a frase da Caixa 2 também seria verdadeira, já que o carro realmente não estaria ali dentro. Dessa forma, as duas frases estariam corretas, o que quer dizer que o carro não pode estar na Caixa 1.

Como a sentença da Caixa 3 também fala à respeito do conteúdo da Caixa 1, vamos partir diretamente para ela. Se o carro estivesse dentro da Caixa 3, isso faria com que as frases das Caixas 2 e 3 fossem verdadeiras, o que também vai contra as regras do nosso desafio e invalida essa caixa como opção para resposta correta.

Assim, se as Caixas 1 e 3 não podem conter a nossa solução, isso dignifica que só nos resta a Caixa 2, certo?

Colocando o carro na Caixa 2, a única sentença verdadeira seria aquela relacionada com a Caixa 1, que realmente não teria o carro. A Caixa 1, que defende ter o carro, estaria mentindo, assim como a Caixa 2, que guardaria o veículo mesmo afirmando o contrário.

Isso resolve o nosso dilema e bate o martelo: o carro está na Caixa 2!

Ufa! Achou difícil? Pode parecer complicado entender para alguns, mas quebrando a situação em problemas menores e experimentando cada situação a resposta vem com muito mais clareza.

Agora que já entendeu a solução para essa charada, aproveite para tentar resolver 8 enigmas alucinantes que você não vai conseguir resolver e 19 perguntas de "O que é, o que é" que irão testar sua capacidade de raciocínio.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   22 Words  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+