Notícias

Após tirar foto com flash, mãe descobre câncer raro na filha de 1 ano

0

A inglesa Pippa Branch descobriu que a filha de um ano, Amber, possui retinoblastoma, mesmo tipo de câncer que a herdeira do apresentador Tiago Leifert possui nos olhos. O quadro da pequena foi notado após a mãe observar um pequeno detalhe nas fotos da criança.

Pippa Branch notou que o olho esquerdo da filha ficava vesgo sempre que a criança estava cansada. Preocupada com a situação, a mãe decidiu levar a pequena ao médico e ele a tranquilizou em um primeiro momento ao afirmar que muitas tinham estrabismo e não havia nada anormal em Amber.

No entanto, meses depois, Pippa e o marido Glenn notaram um “brilho” no olho esquerdo de Amber que era mais proeminente durante o banho e em fotos. Pippa então levou a filha novamente ao hospital e exigiu que a criança fosse examinada de forma detalhada.

“Quando cobriram o olho direito dela, perceberam que ela não conseguia ver com o esquerdo. A equipe notou que havia uma lesão e, depois, identificaram um tumor”, disse Pippa em entrevista ao The Sun. “Começamos a viver um dos piores pesadelos de qualquer pai e mãe. Nossa filha tinha uma forma rara de câncer de olho.”

Diagnóstico do câncer

Foto: Metrópoles

Amber foi diagnosticada com retinoblastoma. Esse raro tipo de câncer geralmente afeta crianças pequenas e pode provocar um brilho branco no olho, que costuma ser notado em fotos.

“Era como estar em um trem sem poder descer – então a melhor maneira de passar por isso era seguir em frente”, disse Pippa. “Ela fez seis rodadas de quimioterapia logo após o diagnóstico em 2017 e teve bons resultados.”

No entanto, em outubro de 2019, o câncer voltou a crescer. “Iniciamos um novo tratamento. Fiquei me perguntando quando esse pesadelo terminaria e como ela ficaria quando tudo acabasse.”

Felizmente, de acordo com a mãe, Amber, agora com seis anos, celebrou um ano de câncer em remissão em 2022 e a família está otimista. 

“Ela é uma criança resiliente, que chamamos de nossa ‘pequena super-heroína’. Ela seguiu em frente, mesmo nos momentos difíceis para ela, como quando teve que usar um tapa-olho no olho bom para que o olho ruim pudesse começar a funcionar. Agora que ela entende tudo o que passou, está orgulhosa de si mesma e vê isso como algo especial sobre ela. Compartilhar a história dela e as fotos de quando era um bebê foi a forma que encontramos para alertar outros pais sobre o retinoblastoma. Quanto antes o câncer for identificado e o tratamento começar, melhor.”

Caso da filha de Tiago Leifert

Foto: Metrópoles

No começo do ano, o apresentador Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, informaram, por meio das redes sociais, que a filha do casal, a pequena Lua, de 1 ano, tem o mesmo tipo de câncer que foi descoberto em Amber.

Em um vídeo compartilhado no Instagram, o apresentador alega que o casal não queria tornar o fato público, para manter a privacidade da família. No entanto, eles acreditavam ser importante divulgar a informação para outros pais que estejam vivendo o mesmo caso.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tiago Leifert (@tiagoleifert)

Considerado raro, esse câncer surge em um ou nos dois olhos do bebê. Vale destacar que quando identificado precocemente, é facilmente tratado e não deixa sequelas.

No entanto, os médicos alertam para a importância da realização do teste do olhinho, que deve ser realizado logo depois do nascimento, para avaliar se existe alguma alteração no olho que possa ser sinal deste problema.

Sintomas

Os principais sintomas de retinoblastoma são:

  • Reflexo branco incomum na pupila;
  • Estrabismo;
  • Mudança na cor da íris;
  • Visão ruim;
  • Vermelhidão constante nos olhos.

Fonte: Revista Crescer, Metrópoles

Empresa deve pagar indenização após obrigar vendedoras a dançar ‘Gretchen’ e ‘boquinha da garrafa’

Artigo anterior

O que é a amnésia geracional, perda de memória que afeta o planeta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido