Já notou o quanto as pessoas costumam ficar desconcertadas ou mesmo chateadas quando esquecemos o nome delas? Pelo menos uma vez na vida isso deve ter acontecido com você também, não é mesmo?

De acordo com especialistas no assunto, isso acontece porque o som mais importante que uma pessoa pode ouvir, em qualquer idioma, é o seu próprio nome. O som desses pronomes próprios traduzem o que se tem de mais pessoal e mexe com a identidade de todo mundo.

Assim, lembrar dos nomes das pessoas que o cercam acaba aumentando sua popularidade. Esse fator também ajuda nos negócios e na vida profissional, possibilita fazer mais amigos, melhora os contatos sociais e evita embaraços, já que você demonstra interesse nos outros.

2

Publicidade
continue a leitura

No entanto, da mesma forma que nosso nome soa super importante, outros nomes não passam de mais uma palavra para nosso cérebro. Dessa forma, quando você não se lembra de como determinada pessoa se chama, por mais chato que seja; esse se trata de um simples lapso de memória.

A boa notícia, como prometemos no começo desse texto, é que existe uma técnica super eficiente para ajudar na memorização. Chamado pelos especialistas de “Imagem Mental”, esse truque faz com que nossa mente recupere cenas e imagens por meio de associações que, na verdade, ajudam a gravar o que você quiser.

Para colocar a técnica em prática, é preciso gravar bem a fisionomia da pessoa e a imaginar fazendo algo que possa ser facilmente associado ao seu nome. Dessa maneira, quando você recuperar essa memória, a cena imaginada ajudará a lembrar o nome da pessoa em questão.

Publicidade
continue a leitura

1

 

Mas o ideal é que as imagens sejam absurdas e exageradas o suficiente para nunca acontecerem na vida real. Isso ajuda seu cérebro a cumprir melhor a tarefa.

Publicidade
continue a leitura

Então, na próxima vez em que se encontrar com alguém, preste bastante atenção na conversa para que você possa usar os detalhes para criar uma memória associada ao nome que precisa ser gravado. Profissão, características físicas, lugar de origem ou algum traço da personalidade podem ajudar muito.

Exemplo: se uma mulher de batom vermelho se apresentar, imagine uma cena hilária, de uma pessoa em forma de caricatura, com uma boca enorme e terrivelmente vermelha dizendo o próprio nome. Legal, não é?

3

Publicado em: 02/08/14 03h00