Curiosidades

Extraterrestres existem? Cinco especialistas deram respostas surpreendentes

0

Temos que concordar que não são todas as pessoas que acreditam que, de fato, possa existir vida em outros planetas. Mas diferentemente desse tipo de pensamento, a ciência e a física vêm nos revelando que a probabilidade de existir vida lá fora é realmente muito alta. Além do que é ser muito egoísta pensar que nós estaríamos sozinhos em um universo tão grande. E que não encontraríamos vidas alienígenas, se elas realmente existirem.

Além disso, muitas pessoas parecem ter certeza que os governos tem bastante evidências que comprovem a existência desses seres, mas que eles escondem essas informações da população geral. Talvez por isso haja tanta especulação a respeito do conteúdo de um relatório não confidencial que irá ser lançando no fim do mês pela força-tarefa Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP) do Pentágono.

Esse documento deve ser lançado no dia 25 de junho e, supostamente, vai dar um resumo abrangente do que o governo dos EUA sabe a respeito dos UA também chamados OVNIs.

Vida fora da Terra

Por mais que esse relatório ainda não seja de domínio público, o “The New York Times” publicou recentemente que recebeu uma prévia das descobertas dadas por altos funcionários, não identificados, que estavam a par do conteúdo do relatório.

Segundo as fontes do Times, o documento não dá nenhuma ligação ou associação clara entre mais de 120 incidentes de avistamentos de OVNIs nas últimas duas décadas e a possibilidade de o nosso planeta ter sido visitado por alienígenas.

Caso se acredite nas fontes do Times, está claro que ainda não existe uma boa razão para interpretar um objeto inexplicado no céu como sendo uma evidência de alienígenas.

Mas será que isso quer dizer que não existem alienígenas no espaço? E se eles realmente existirem nós vamos conseguir encontrá-los? Essas perguntas foram feitas para cinco especialistas e quatro deles disseram que os extraterrestres existem sim.

Podem existir

O astrobiólogo Jonti Horner disse que a resposta é um sim definitivo. Mas que a verdadeira questão deveria ser se os alienígenas estão perto o suficiente para que nós possamos descobri-los.

“O espaço é incrivelmente grande. Nas últimas décadas, aprendemos que quase todas as estrelas do cosmos têm planetas. Estima-se que nossa galáxia, a Via Láctea, tenha até 400 bilhões de estrelas. Se cada um deles tivesse cinco planetas, teríamos dois trilhões de planetas apenas em nossa galáxia. E sabemos que existem mais galáxias no cosmos do que planetas na Via Láctea. Em outras palavras, há muitos imóveis por aí. E com tanta variedade, acho impossível acreditar que a Terra seja o único planeta que tem vida – incluindo vida inteligente e tecnologicamente avançada”, disse ele.

Já para o astrofísico Steven Tingay a resposta também é a afirmativa, mas é ousada. “Considero o termo “alienígena” uma referência a todas as formas de vida, como a entendemos na Terra, residentes em outros lugares que não a Terra. Dito isto, não existe atualmente um consenso detalhado sobre a definição de “vida”. É um conceito muito complexo. Mas se descobríssemos algo como bactérias em algum lugar diferente da Terra, eu classificaria isso como vida alienígena”, pontuou ele.

Para a cientistas planetária Helen Maynard-Casely é apenas uma questão de tempo até que nós encontremos alguma coisa parecia com a biologia em algum lugar diferente da Terra.

“Isso ocorre porque estamos cada vez mais encontrando vários bolsões potenciais em nosso sistema solar que podem ser hospitaleiros para a vida como a conhecemos”, ressaltou ela.

A ideia de que acharemos vida, mas que ela não se parecerá com a gente, é a visão de Rebecca Allen, especialista em tecnologia espacial. ”

“Quando ouvimos a palavra “alien”, no entanto, a imagem de uma forma de vida humanóide geralmente vem à mente. Mas mesmo na Terra, a forma de vida mais predominante é muito mais velha, menor e mais resistente. Estou falando sobre microrganismos, é claro. Esses organismos desafiam a ciência por existirem onde a vida não existe, como na lama ao redor das aberturas vulcânicas. Aposto que existe vida alienígena na forma desses ‘extremófilos'”, disse. 

Não existem

 

Mas não são todos os especialistas que acham que encontraremos vida fora da Terra, ou que ela exista. O astrobiólogo Martin Van-Kranendonk acredita que eles não existem. Mesmo assim ele ainda faz suas ressalvas.

Se usarmos dados puramente empíricos e assumirmos que a pergunta se refere a qualquer tipo de vida fora da Terra que não esteja relacionada à atividade humana, então a resposta – até onde sabemos – deve ser não. Mas, é claro, nosso conhecimento relacionado a essa questão é finito; não investigamos todos os cantos do Universo em busca de sinais de vida e nem mesmo sabemos o que pode constituir a vida em outro sistema químico, pois não existe uma definição consensual de vida baseada no carbono mesmo aqui na Terra. Então, talvez, a resposta mais ampla seja não sabemos”, concluiu ele.

Cientistas afirmam que essa criatura bizarra das profundezas do mar é totalmente única

Matéria anterior

7 coisas que fazemos nos restaurantes que os garçons odeiam

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar