Curiosidades

Por que os olhos saem vermelhos nas fotos?

0

Não é raro tirar uma foto e sair com os olhos vermelhos na imagem. Em fotos de aniversário, com todos reunidos, é comum que alguns fiquem com os olhos de coloração avermelhada. Esse efeito é registrado, principalmente, em fotos com flash. Isso acontece por um motivo e você vai descobri-lo agora. 

Entre a parte branca dos olhos e a retina fica localizada a coroide, estrutura repleta de vasos sanguíneos que é responsável por manter a camada mais externa da retina bem nutrida e oxigenada. Por sua vez, a retina é responsável por enviar informações recebidas pela córnea em direção ao cérebro, em forma de estímulos, que então serão interpretados por ele em forma de imagem.

Como o sangue é vermelho, quando a luz do flash das máquinas fotográficas consegue penetrar nessa região da retina, a imagem refletida pode ficar meio avermelhada. Isso acontece porque a pupila, que é responsável por contrair ou dilatar dependendo da intensidade da luz presente no ambiente, não tem tempo de contrair e permanece dilatada. Esse processo faz com que uma grande quantidade de luz entre nos olhos, corroborando no que já sabemos: olhos avermelhados.

OFTA

Nem sempre o efeito ocorre, pois não são todas as vezes que a luz do flash consegue penetrar nessa região do olho, já que, se a foto demorar a ser tirada, a pupila tem tempo de contrair. Por esse motivo, é bem mais provável que uma pessoa fique com os olhos avermelhados nas fotos tiradas em ambientes escuros, pois sua pupila se dilata e permite a entrada de luz na retina.

Hoje em dia, existem recursos nas próprias câmeras, que emitem luzes antes do flash com o fim de contrair a pupila e evitar o efeito indesejável. Além disso, alguns recursos disponibilizados atualmente em celulares, câmeras e editores de imagem permitem que os olhos vermelhos sejam removidos facilmente das fotografias.

Uma opção para evitar que os olhos fiquem vermelhos nas fotos é não olhar diretamente para a câmera. Dessa forma, os olhos não captam o flash em um ângulo direto. Iluminar o ambiente é uma outra alternativa, já que quanto mais escuro fica o local, mais a pupila precisa ficar dilatada para você enxergar.

Uma outra possibilidade para a redução dos olhos vermelhos é utilizar um flash externo. Este método não funciona em câmeras com flash embutido, mas se a câmera utilizada suportar um flash externo, afastar a unidade de flash da lente da câmera impede que a luz reflita diretamente no olho, eliminando o problema dos olhos vermelhos.

No entanto, aparecer sempre com apenas um olho vermelho nas fotos pode ser indicativo de algum problema. Nesses casos, consultar um oftalmologista é essencial e pode evitar que algo mais grave surja.

Já nos animais como os cães, gatos e cavalos, o brilho branco, amarelo ou verde refletido nos olhos é causado pelo tapetum lucidum, uma camada reflexiva especial na retina dos olhos de muitos animais. Quando a luz brilha no tapetum lucidum, faz com que a pupila ‘brilhe’ em uma grande variedade de cores, devido a uma camada presente na parte de trás de seus olhos, que age como um refletor.

Por que as axilas fedem?

Artigo anterior

Filmes de natal para maratonar no fim do ano

Próximo artigo