Curiosidades

Arqueólogos descobrem vila submersa sob um lago suíço

0

O extenso Lago de Lucerna, na cidade de Lucerna, Suíça, escondeu, por séculos, sob suas águas cintilantes, uma aldeia da Idade do Bronze. O local, que até então seguia silenciosamente esquecido, está sendo agora explorado por arqueólogos. A existência da cidade, que só se revelou com a instalação de um oleoduto, muda completamente a história de Lucerna, como, por exemplo, o fato da região ter sido colonizada muito antes do que se pensava.

“As recentes descobertas no lago de Lucerna confirmam que a região começou a ser habitada há cerca de 3.000 anos”, disse um porta-voz do cantão de Lucerna por meio de um comunicado emitido à imprensa. “Com as novas evidências, a cidade de Lucerna se torna cerca de 2.000 anos mais velha do que havia sido comprovado anteriormente”.

A cidade revelada

De acordo com a reportagem, publicada pelo portal de notícias All That is Interesting, um dos veículos de comunicação que realizaram uma cobertura sobre a descoberta, os arqueólogos chegaram à vila, após mergulhadores do Escritório de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Zurique começarem as instalações do novo oleoduto. Em meio ao processo, os funcionários do órgão perceberam que sob as águas do lago havia indícios de um assentamento.

Após realizarem uma varredura, os arqueólogos encontraram 30 palafitas que outrora sustentavam casas, bem como numerosos fragmentos de cerâmica. O conteúdo, após ter sido retirado das profundezas do lago, foi enviado para análise.

O resultado das pesquisas trouxeram respostas para muitas perguntas que antes jamais podiam ser respondidas. Um dos novos dados aponta que a aldeia que encontra-se atualmente submersa pelo Lago de Lucerna data de cerca de 1000 a.C. – ou seja, final do período que marca a Idade do Bronze.

Por conta disso, toda a história da cidade anteriormente escrita, ganhará novos capítulos. Segundo as informações que constam na reportagem do portal All That Is Interesting, a história de Lucerna, antes da descoberta da cidade da Idade do Bronze, era rodeada de lacunas – acredita-se, por exemplo, que a cidade havia sido fundada há cerca de 800 anos, por conta das descobertas anteriores na Cidade Velha de Lucerna, as quais datam do século X. O antigo mosteiro de São Leodegar, uma outra referência, data, por exemplo, do século VIII.

Com as novas pesquisas – ainda em andamento – tudo o que se creia cai por terra. A ideia de que a cidade surgiu “do nada”, no início da Idade Média não existe mais.

Respostas

“Esta descoberta finalmente confirma a tese de que a bacia do lago de Lucerna costumava ser uma área de assentamento”, continuou a declaração do cantão de Lucerna. Além de trazer à tona respostas que eram há muito desejadas, estar diante de tal acontecimento permite à cidade descobrir como um assentamento se instaurou em uma região que já era ocupada por um lago.

Os arqueólogos acreditam que a oportunidade se deu por conta da própria vida do Lago Lucerna. Conforme expôs a reportagem do portal Odditycentral, “o lago forma uma espiral saindo do centro da Suíça, alcançando as margens de vários cantões, incluindo Lucerna. Suas águas cobrem cerca de 64 quilômetros quadrados e, em alguns lugares, o lago possui 45 metros”.

Até o século 15, os níveis de água do lago eram muito mais baixos, mas com o tempo, por conta das ocorrências naturais – como, por exemplo, tempestades, que bloqueavam o fluxo do lago – e o desenvolvimento de pequenas cidades medievais, as quais construíram barragens para atender os próprios fins, o nível da água começou a aumentar, o que, provavelmente, fez com que o lago ‘engolisse’ a cidade.

Uma comemoração a mais

Este ano marca o 10º aniversário do reconhecimento de moradias pré-históricas à beira de lagos em países alpinos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Portanto, ao todo, no país 111 cidades – 56 delas são Suíças, Lucerna está entre elas – foram classificadas como Patrimônio Mundial da UNESCO.

7 dicas para lidar com a rejeição

Matéria anterior

Saiba com quantos anos essas 7 celebridades perderam a virgindade

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.