Constantemente lidamos com os problemas decorrentes das mudanças climáticas e o que não faltam são motivos para se preocupar com o futuro do nosso planeta. Até porque, consequências graves podem vir desses eventos. Como no caso do colapso dessa geleira nos Alpes que acabou soterrando uma vila na Suíça.
Por conta do colapso dessa geleira, uma quantidade grande de gelo, lama e rochas foi liberada. Com isso, a vila que ficava na região foi atingida. Felizmente, os moradores do local já tinham sido avisados para deixar o local por conta do risco iminente.
Mesmo com o aviso, de acordo com as autoridades da Suíça, uma pessoa está desaparecida e trabalhos de busca estão sendo feitos. Além disso, o governo também monitora novos riscos de deslizamentos. Ainda não existe uma previsão de quando os moradores poderão voltar para suas casas.
NEW: 90% of a Swiss village has been buried after a massive chunk of the Birch glacier broke off and crashed down into the valley.
This is insane.
“We have lost our village, but not our heart. We will support each other and console each other,” said the town’s mayor.
The… pic.twitter.com/4Fu5XfEDAN
— Collin Rugg (@CollinRugg) May 29, 2025
Nos tempos atuais parece que praticamente todas as coisas são filmadas, e o colapso dessa geleira não foi uma exceção. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que a geleira desaba parcialmente. Nele também é possível ver uma nuvem enorme cobrindo parte da montanha à medida que detritos e rochas deslizam para baixo em alta velocidade na direção da vila de Blatten.
Conforme as equipes de resgate suíças, aproximadamente 90% da vila acabou coberta por conta do colapso da geleira e deslizamento de terra. Com isso, prédios e infraestrutura local foram atingidos e não existe uma estimativa do tamanho do prejuízo causado por esse desastre natural.
A notícia boa desse caso é que os aproximadamente 300 moradores da vila receberam orientação para deixar o local nos últimos dias porque as autoridades suíças emitiram uma alerta a respeito do risco iminente de avalanche de rocha e gelo.
Olhar digital
Além do vídeo, imagens de satélite da Maxar Technologies mostram como a vila ficou depois de ser soterrada pelo colapso da geleira. É possível ver que a maior parte dos prédio foram totalmente cobertos e que o Rio Lonza, que atravessa a vila, começou a formar um lago pequeno porque foi bloqueado pelo deslizamento.
Fonte: Olhar digital
Imagens: X, Olhar digital