• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é a visão de diferentes espécies de animais

POR PH Mota    EM Curiosidades      30/09/16 às 14h19

A maioria dos seres humanos possui cinco sentidos que te ajudam a perceber o muito ao seu redor. A ciência já estudou novos sentidos que podem mostrar que temos até mais que os consagrados tato, paladar, olfato, audição e visão. Dentre os cinco, a visão certamente é um dos mais utilizados e determinantes na nossa percepção das coisas.

Além dos seres humanos, o sentido também é essencial para diversas outras espécies do reino animal. Mesmo que várias espécies - incluindo os humanos - possam nascer sem a visão e desenvolver outros sentidos para compensar a ausência desse, os olhos ainda continuam sendo fundamentais na determinação não só do que é visto, mas também sentido e compreendido em todos os ambientes.

A menos que você tenha problemas muito graves na visão, já sabe como funciona ver para os seres humanos. Mas como será que esse sentido é percebido em outras criaturas? Nós da Fatos Desconhecidos separamos algumas imagens que dão uma impressão de como algumas espécies de animais enxergam o mundo e comparamos com a visão normal dos humanos. À esquerda, as imagens apresentam a imagem como nós percebemos e à direita a simulação do enxergar do animal.

Cachorros

captura-de-tela-18

Os cães não tem uma visão tão boa comparado aos humanos e não podem perceber todas as cores. Por outro lado, durante a noite eles conseguem enxergar muito bem. Também possuem um bom senso de profundidade são mais sensíveis ao movimento.

Peixes

captura-de-tela-19

A maioria dos peixes são capazes de enxergar em ultravioleta, além de conseguir dar uma espécie de zoom extra nas coisas que estão próximas.

Pássaros

captura-de-tela-20

A visão da maioria dos pássaros é muito boa. Os noturnos são capazes de enxergar bem mesmo se não houver luz, e durante o dia são capazes de perceber algumas cores que os humanos não são capazes, assim como raios ultravioleta.

Cobras

captura-de-tela-21

As cobras não são animais que possuem a visão muito boa, apesar disso são capazes de ver radiação de calor, à noite, até dez vezes melhor do que as tecnologias construídas com essa função. Durante o dia, no entanto, a visão é bem limitada e as cobras só irão reagir ao movimento das presas.

Ratos

captura-de-tela-22

Cada um dos olhos de um rato são independentes, o que faz com que eles vejam duas imagens separadas. O mundo para esses animais é mais embaçado do que para os humanos e tingido em tons azulados.

Vacas

captura-de-tela-23

Para as vacas, os pastos que vemos em verdade perdem grande parte dessa por ao serem tingidos com tons avermelhados. Fora isso, não existe muita diferença em relação à visão dos humanos, a não ser por um pequeno zoom.

Cavalos

captura-de-tela-24

Os olhos dos cavalos são posicionados na lateral de suas cabeças, o que faz com que coisas que ficam exatamente à sua frente não sejam percebidos, apesar de ampliar a sua visão periférica.

Abelhas

captura-de-tela-25

As abelhas são capazes de visualizar movimentos e reações três vezes mais rápido do que os humanos. Elas também podem perceber raios ultravioleta que nós não conseguimos ver.

Tubarões

captura-de-tela-26

Os tubarões são incapazes de perceber cores e vêem o mundo em tons de cinza, mas por embaixo d'água podem ver muito melhores do que os humanos.

Camaleões

captura-de-tela-27

Os camaleões conseguem ver as cores de uma forma bem semelhante aos humanos, mas são capazes de mover os olhos de forma independente e gerar uma visão em 360 graus do ambiente.

Por mais que a gente enxergue o mundo de uma forma, a visão de cada espécie é única e pode apresentar um planeta completamente diferente, vendo coisas incríveis que nós não podemos. Qual dessas visões você gostaria ter?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+