Ciência e Tecnologia

As 5 doenças mais raras do mundo

0

Todos os dias nos expomos aos mais variados tipos de doenças durante o nosso contato com o ar, água, alimentos e outras pessoas e animais. Sem falar nas doenças que podem surgir por questões genéticas ou causadas por acidentes.

Mesmo para doenças consideradas graves, como o câncer, cujo surgimento ainda não é bem entendido, existem tratamentos eficientes e até possíveis indicações de curas, como você pode ver em uma matéria, clicando aqui.

No entanto, para doenças raras, a situação é ainda mais complicada, já que existem poucas respostas e poucos métodos de tratamento. Como poucas pessoas são atingidas, não é possível saber muito sobre elas. Veja quais são as doenças mais raras do mundo e como elas atingem suas vítimas:

1 – “Alergia” a água

urticária

Urticária aquagênica é o nome de uma doença que causa lesões na pele por causa de reações alérgicas. O grande problema é que essa alergia é a água, a substância presente em praticamente tudo e vital para a sobrevivência. Consegue imaginar como seria ter alergia a água?

Quando entram em contato com a água, em apenas 15 minutos a urticária já começa a aparecer e pode durar até mesmo duas horas, causando bastante incômodo para o paciente. A condição é causada por uma hipersensibilidade aos íons presentes na água.

2 – Progeria

progeria

A doença causa um envelhecimento prematuro. Geralmente ela se manifesta em crianças nos primeiros anos de vida, quando elas começam a apresentar a aparência de um idoso, embora continuem com mentalidade e comportamento infantil.

Por causa das condições do organismo, quem sofre da doença tem uma expectativa de vida bastante curta, morrendo rapidamente. Ela é causada por questões genéticas, mas não é hereditária. Ainda não existe cura.

3 – Quimerismo

quimerismo

Uma condição genética rara conhecida como quimerismo se caracterizada por originar dois tipos sanguíneos ou dois sexos, causando os chamados hermafroditos.

A condição é resultado da fusão de células de pelo menos dois embriões diferentes. É como se, em vez de desenvolverem dois irmãos gêmeos, um óvulo fecundado absorvesse o outro.

4 – Síndrome de Riley-day

nervoso

A síndrome é causada por uma desordem do sistema nervoso autônomo, que afeta os neurônios sensoriais. Ela é caracterizada por uma insensibilidade à dor, além de incapacidade de produzir lágrimas e crescimento fraco.

A doença é hereditária e causada por questões genéticas. A síndrome de Riley-day afeta 1 a 9 pessoas a cada um milhão. Não existe cura para a doença.

5 – Alotriofagia

atro

Já ouviu alguma história de uma grávida que comeu algo bastante estranho? É o que acontece com as gestantes que sofrem de alotriofagia, o distúrbio é relativamente comum entre mulheres grávidas subnutridas.

Elas desenvolvem uma compulsão por comer qualquer coisa, como sabão, bituca de cigarro, tinta etc. A condição também pode acometer crianças.

4 filmes infantis baseados em histórias para adultos

Matéria anterior

O que aconteceria se as abelhas fossem completamente extintas?

Próxima matéria

Você pode gostar