As 5 teorias de conspiração mais insanas sobre a água encontrada em Marte

POR Fabiana Souza    EM Ciência e Tecnologia      16/10/15 às 00h50

Não se fala em outra coisa em todas as mídias de comunicação, desde que a NASA divulgou que havia encontrado água em Marte, e nós, claro, não ficamos por fora, e cobrimos tudo o que foi noticiado desse suposto grande passo para a ciência, desde o que foi comprovado a existência de água líquida no planeta até a proibição de qualquer investigação sobre a descoberta (entenda aqui).

Pois bem, como tudo o que vira notícia por muito tempo, a famosa água encontrada no planeta vermelho não poderia ficar sem suas teorias da conspiração. Sim, há pouco mais de um mês foram divulgadas as informações e já estão rolando por aí teorias da conspiratórias envolvendo o nosso "vizinho" Marte. Ficou curioso? Confira:

5 - Tudo não passa de publicidade para o cinema

the-martian-perdido-em-marte-por-rhads-950x534-e1433858680201

Uma coisa é certa, independente de ser verdade ou não, os diretores do filme "Perdido em Marte" estão muito contentes com as descobertas envolvendo o planeta vermelho. Isso tudo porque, toda essa especulação e movimentação no campo da ciência envolvendo Marte foi um ótimo merchandising para o filme, que estreou recentemente em vários países. Coincidência? Bom... Parece que não.

Segundo as teorias conspiratórias envolvendo o filme, os diretores teriam pago a NASA para retardar a divulgação da notícia e só soltá-la no período de estreia do filme. O que, por um lado, faz bastante sentido. Ou seja, a descoberta realmente existe, houve "apenas" um atraso em sua divulgação em benefício do lançamento do filme (porque cá entre nós, as datas realmente batem).

Porém, outra teoria afirma que não há água líquida em Marte. Tudo foi propositalmente calculado para dar visibilidade ao longa e que os cientistas haviam sido pagos para dar a notícia e algum tempo depois, quando o objetivo fosse cumprido, desmentir a descoberta. Ou seja, estudiosos de renome dispostos a arruinar seu nome na ciência por conta de um filme... Parece um pouco de sandice, vocês não acham?!

4 - Tudo pelo dinheiro

MTIyMjk0NjI0MTc2OTI1OTc3

Como tudo gira em torno do dinheiro, a ciência não poderia ficar de fora disso. Para alguns teóricos, esse alarde todo sobre novas descobertas em Marte (envolvendo o elemento principal para a vida) são somente técnicas para fazer com que o Congresso consiga financiamento. Ou seja, tudo isso é apenas para arrecadar dinheiro.

É claro que, para agencias tão grandes como a NASA precisam de investimentos do governo. Até porque os planos de expandir as pesquisas fora da Terra incluem muitos outros avanços. Avanços esse que precisam de financiamento. Logo, a afirmação é um tanto quanto sem fundamento, pois a NASA não sacrificaria o seu futuro inventando histórias (que seriam descobertas) apenas para aumentar seu orçamento.

3 - Eles estão recrutando

colonizadores-marte

Outra teoria que tem ficado bastante famosa é a de que a NASA inventou essa história em conjunto com o governo para conseguir astronautas que topem ir para uma missão em Marte. Ou seja, com a descoberta de água, a esperança e a probabilidade de sobrevivência no planeta vermelho aumentam.

Isso tudo começa a fazer um pouco de sentido quando a agência espacial Mars One - uma organização sem fins lucrativos sediada na Holanda que propõe assentar os primeiros seres humanos em Marte e estabelecer uma colônia humana permanente lá até 2027 -  recebeu milhares de inscrições de pessoas que anseiam ir à Marte, após a divulgação da descoberta de água no planeta.

A teoria da conspiração que permeia sobre outra teoria da conspiração - a de que essa missão para colonizar Marte não passa de uma mentira - tem ganhado vários adeptos e o pessoal está mesmo disposto a ir lá para averiguar essa água marciana.

2 - Encobrindo a existência de marcianos

et

Não podia faltar, é claro, aqueles que acreditam que os ETs estão prestes a dominar a Terra. A teoria envolvendo os alienígenas, desta vez, diz que Marte já foi colonizada por vida inteligente e que os cientistas estão tentando esconder isso da população.

É claro que não foi uma teoria muito bem elaborada, já que, chamando a atenção do mundo inteiro para uma descoberta em Marte não é a melhor forma de tentar esconder algo (seja lá o que for) das pessoas. Vamos melhorar, hein pessoal?!

1 - Tudo foi tramado pela esquerda

1331055158900.cached

Aqueles teóricos que acham impossível desassociar a política da ciência, acreditam que o anúncio da descoberta da NASA é um plano de Barack Obama para "fazer a agenda de esquerda avançar". Ou seja, são planos para reforçar mais ainda a esquerda revolucionária e conspiratória.

Rush Limbaugh, um locutor de direita norte-americano afirmou: "Isso é tudo mentira. Eles vivem contando mentiras, assim como a história do aquecimento global. Basta olhar os dados de temperatura que foram avaliados pela NASA", disse Limbaugh. "É tudo invenção. Os dados são fraudulentos por sabe-se lá quantos anos. Não há qualquer aquecimento. Não houve nos últimos 18,5 anos - e ainda assim, eles estão mentindo sobre isso. Eles estão apenas inventando a quantidade de gelo nos pólos Norte e Sul. Eles estão inventando as temperaturas. Eles estão mentindo e fazendo gráficos falsos e assim por diante. Como acreditar nessas descobertas?".

Complicado, não? Essas coisas dão um certo nó na cabeça de todos. Entretanto, é importante que passemos a dar maior importância a essas teorias. Obviamente, não passar a acreditar que somos marionetes de marcianos, mas dar uma atenção maior a tais afirmações, pois isso muitas vezes compromete a credibilidade de agências de pesquisas que dedicam toda uma vida em busca de novas descobertas que possam somar para a humanidade.

Aprender a separar as evidências reais das teorias de conspiração pode ser uma boa prática, destacando a importância do ensino de habilidades de pensamento crítico.

Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+