As 6 construções mais antigas do mundo

POR Ultra Curioso    EM Lugares & Construções      04/09/15 às 18h33

A humanidade tem por instinto deixar marcas nos lugares onde habita ou já habitou. Assim como alguns animais urinam em locais para demarcar território e passar a mensagem de "este lugar já tem dono", o homem constrói muros, cercas e paredes para dizer a mesma coisa.

Porém, ao contrário dos animais considerados irracionais, o homem sempre se empenha em fazer de suas 'demarcações territoriais' verdadeiros monumentos, ainda mais quando se trata de exaltar o seu próprio ego. Se antigamente tínhamos pirâmides, por exemplo, hoje temos arranha-céus.

Algumas dessas construções feitas pelo homem resistiram bravamente contra as ações naturais do tempo, mudanças e evoluções de épocas e até do próprio ser humano, permanecendo firmes e fortes do jeitinho que foram feitas. São as chamadas construções ou monumentos históricos, que existem até hoje para nos lembrar de nosso passado e, por que não?, nos preparar para nosso presente.

O Ultra Curioso vai te mostrar as 6 construções mais antigas do mundo, aquelas que existem há tantos, tantos anos que é quase impossível de se imaginar como elas conseguiram sobreviver tão bravamente à passagem do tempo.

1. Monte D'Accoddi

Monte-d-Accoddi-entre-as-construcoes-mais-antigas-do-mundo

O Monte D'Accoddi é uma espécie de templo-altar localizado na ilha de Sardenha, Itália, e se assemelha a um antigo zigurate (uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios).

Após várias tentativas de escavação frustradas em 1958, o Monte D'Accoddi foi totalmente escavado no ano de 1990, e parte da incerteza que impede a confirmação da natureza exata da estrutura, são os métodos de construção derivados da Mesopotâmia, em vez do Egito, que é muito mais próximo à Itália.

A construção data de aproximadamente 4.000 a.C.

2. Túmulos de Bougon

Un_des_tumulus_de_Bougon

Os Túmulos de Bougon são uma das mais antigas construções de toda a Europa, e sua idade data de aproximadamente 4.700 a.C.

Localizado na França, Os Túmulos de Bougon também são conhecidos como Necrópoles de Bougon (Necropolis of Bougon), e continham centenas de fragmentos de ossos, esqueletos e artefatos de enterro que foram cuidadosamente escavados ao longo do tempo.

3. West Kennet Long Barrow

WestKennet12_high

A apenas 15 milhas do famoso Stonehenge, em Salisbury, Inglaterra, o West Kennet Long Barrow é um dos maiores e mais antigos túmulos construídos em solo britânico, tendo a idade de aproximadamente 3.650 a.C.

Medindo o equivalente a 328 pés de comprimento e 10.5 pés de altura com uma largura máxima de 82 pés, foram sepultados dentro de West Kennet Longa Barrow ao menos 46 indivíduos da antiguidade, e suas ossadas resistiram às ações do tempo escondidos no monumento de pedra.

4. Listoghil

6490

O Listoghil é um túmulo milenar composto por uma série de pedras empilhadas, localizado ao sul da Irlanda. Ele data de aproximadamente  3.550 a.C.

Cobrindo uma área de mais ou menos 1,5 milhas quadradas, o sepulcro antíquissimo já fora danificado em uma época por trabalhadores pedreiros, antes que antes percebessem que se tratava de um monumento construído antes mesmo de Cristo.

5. Sechin Bajo

sechin_bajo_peru3a

Localizado na província de Casma, Peru, o Sechin Bajo é um tipo gigantesco de "praça pública" antigo. O sítio arqueológico data de aproximados  3.500 a.C. e só foi descoberto em escavações no ano de 2008, pelo arqueólogo Peter Fuchs.

A construção é possivelmente o monumento histórico mais antigo das Américas, e apresenta uma estrutura arquitetônica bastante interessante, com camadas sobrepostas umas sobre as outras.

6. Barnenez

Barnenez_front2

Localizado na costa oriental da França, O Barnenez é considerado o maior mausoléu da Europa e é também um dos locais mais antigos de sepultamento do mundo. Mede 246 pés de comprimento e 82 pés de largura, 11 sepulturas de passagem formam o interior desta estrutura milenar.

Algumas câmaras mortuárias acabaram por ficar expostas devido à atividade pedreira no local, danificando e muito a estrutura. Ela data de nada menos de 4.850 a.C.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+