As mais intrigantes passagens secretas da história

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      10/09/14 às 01h55

Para quem sempre achou que passagens secretas fazem parte da ficção, restrita a castelos centenários e aos quartos dos sonhos da garotada, uma surpresa: caminhos ocultos, ao que tudo indica, sempre existiram e, por mais que tragam uma ideia de suspense, eram super bem elaborados e tinham o objetivo de cumprir uma missão maior, como abrir caminhos desconhecidos que levassem a tesouros ou que ajudassem a atravessar cidades em segurança.

Veja a lista que preparamos abaixo com 4 lugares históricos e controversos que guardam passagens secretas e entenda um pouco mais sobre o assunto. Confira o quão fascinante essas aberturas subterrâneas podem ser:

1. Área 51

1

Esse é o lugar mais misterioso dos Estados Unidos e se trata de uma base misteriosa do governo, que dizem guardar provas da existência de alienígenas, além de discos voadores de verdade capturados. Em 1947, o Incidente em Roswell colocou a base na mira do mundo, quando testemunhas afirmaram que viram restos de um disco voador abatido ser levado para a base. O governo americano afirmou que se tratava de um balão meteorológico de um programa de espionagem, mas a história não colou.

2

No final da década de 1980, uma outra versão do assunto veio à tona, contada pelo físico Bob Lazar. Ele contou que no lugar são feitos experimentos com naves aliens. E, para comprovar a verdade da afirmação, ele deu detalhes da infra-estrutura da base de suas passagens secretas, antes mesmo das confirmações oficiais. E o pior de tudo é que tudo o que o físico disse sobre o lugar estava correto.

2. Pirâmides do Egito

3

Outro lugar conhecido por esconder inúmeras passagens secretas são as piramides do Egito. A Pirâmide de Gizé, por exemplo, construída para o faraó Queóps; possui eixos que levam a partes inacessíveis da construção, onde vários desses caminhos levam a um lugar estranho, chamado Câmara da Rainha.

4

O Vale dos Reis, lugar onde estão todas as tumbas dos faraós, também leva fama por suas passagens ocultas. Apesar das pesquisas no local terem sido iniciadas na década de 20, em 2006 foram encontradas novas câmaras com mais múmias.

5

3. Túneis secretos do Vietnã

6

A guerra também é um lugar para passagens secretas, e ninguém como os vietcongues para fazer isso. Eles, que ganharam a Guerra do Vietnã contra os Estados Unidos, usaram a inteligência para escapar dos ataques do Exército Americano, que bombardeava constantemente quase todas as regiões do país. Foi assim que eles pensaram na construção de túneis subterrâneos para abastecer suas tropas e se locomoverem com maior segurança. Além disso, as passagens secretas serviam como hospitais, esconderijo e alojamento.

7

Os túneis eram tão elaborados, que se tornaram uma rede complexa de passagens secretas no país. A maior delas, aliás, era conhecida como Cù Chi e foi fundamental para a vitória dos vietnamitas na guerra. Isso porque, além de serem escondidas, suas entradas ainda reservavam armadilhas mortais para os soldados inimigos que tentavam invadir as escavações para matar os guerrilheiros. Ao todo, o país contou com mais de 120 quilômetros de túneis. Toda essa estrutura subterrânea se tornou ponto turístico, depois da guerra.

4. Fort Knox, a cidade do ouro americano

9

Essa pequena cidade americana, cheia de bases do exército, que além de servir como centro de recrutamento das forças armadas nacionais, sedia também o US Bulling Depository, prédio onde está guardar a reserva de ouro do país e outros itens de grande valor do governo americano. Especula-se que lá dentro estejam escondidas mais de 5 mil toneladas de barras de ouro, cerca de 3% de todo esse metal que já tenha passado por mãos humanas na história.

8

O lugar, claro, possui uma série de passagens secretas para transportar todo esse tesouro, caso algum imprevisto aconteça. Além disso, o lugar é fortemente guarnecido por bases do exército nas redondezas e contar ainda com unidades especiais da polícia. Mas, mesmo com todo ess glamour, Fort Knox é a segunda maior reserva de ouro dos Estados Unidos. A primeira fica na sede do Banco Central americano, o Federal Reserve Bank of New York, com suas 7 mil toneladas de barras de ouro abaixo do solo.

10

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+