Curiosidades

As pessoas mais altas da história

0

A cada ano que passa, a estatura média das pessoas aumenta cada vez mais. No Brasil, a média de altura de um homem atualmente é de 1 metro e 73 centímetros, enquanto a média das mulheres é de 1 metro e 60 centímetros. Essa média pode até parecer pouco, se comparada com a da Holanda, por exemplo, onde se tem as pessoas mais altas do mundo. A média de altura geral por lá é de 1 metro e 83 centímetros.

No entanto, existem algumas pessoas ao longo da história que passaram, e muito, da média considerada normal! Na lista de hoje, vamos mostrar as pessoas que já foram consideradas as mais altas do mundo!

Trijntje Keever

A primeira pessoa a ser registrada como uma das pessoas mais altas do mundo foi uma mulher! Estamos falando de Trijntje Keever, que chegou a medir 2 metros e 49 centímetros quando faleceu, aos 17 anos de idade. Seu pai, Cornelis Keever, era capitão holandês, e sua mãe, Anna Pouwels, empregada doméstica. Os dois se casaram em maio de 1605, e Trijntje nasceu em abril de 1616.

Quando a garota começou a crescer de forma irregular, seus pais resolveram levá-la para carnavais e apresentações circenses, locais que eram bastante comuns na época para o trabalho de qualquer pessoa que tivesse alguma característica que se sobressaísse das comuns. Foi assim que a família conseguiu uma renda extra. A garota começou a ficar popular com apenas 9 anos de idade, quando já media 2 metros!

Ela morreu de câncer aos 17 anos, em Ter Veen, e foi enterrada em 7 de julho de 1633, em Edam, sua cidade natal. Após falecer, um artista desconhecido pintou um quadro da garota com seu tamanho real, e ele está, até hoje, exposto na prefeitura de Edam. Os sapatos que a menina usava também se encontram em exposição! Se a altura dela estiver correta, ela pode ser considerada a mulher mais alta que já existiu e a quarta pessoa mais alta do mundo.

John Rogan

John Rogan é o segundo nome da lista de hoje! John nasceu em 16 de fevereiro de 1868, no Tennessee. Ele era o quarto de 12 filhos de um ex-escravo. Sua altura começou a crescer descontroladamente a partir dos seus 13 anos de idade. Por conta de seu gigantismo, ele chegou a medir 2 metros e 59 centímetros de altura.

Sua altura fora do normal fez com que ele desenvolvesse anquilose, e, aos 14 anos de idade, já não conseguia mais andar, nem ao menos ficar de pé. Embora ele não pudesse realizar trabalhos físicos devido à sua condição, ele ganhava a vida vendendo retratos e cartões postais em uma estação de trem.

O Kansas City Journal chegou a publicar diversos de seus desenhos, mas apesar disso, ele se recusava a participar de carnavais e circos. Para sua locomoção, ele utilizava um carrinho como cadeira de rodas que era puxado por cabras. Ele faleceu aos 37 anos, devido às complicações em sua anquilose. Ele foi enterrado sob concreto com pedras e terra, para evitar que médicos levassem seu corpo para estudos.

Ele é, até hoje, a segunda pessoa mais alta do planeta! Suas mãos mediam 29 centímetros de comprimento, e seus pés 35 centímetros. No fim de sua vida, ele media 2 metros e 67 de altura e pesava apenas 93 quilos. O atual maior homem do mundo, Robert Wadlow, tinha apenas 21 anos quando sua altura ultrapassou a de John.

Donald A.

Outra pessoa que chegou aos 2 metros e 49 centímetros foi Donald A. Koehlerm, que nasceu em 1 de setembro de 1925. Ele foi reconhecido como o homem vivo mais alto do mundo até 1981, quando morreu com 55 anos! Sua altura era resultado do gigantismo acromegálico, que é um distúrbio resultante do excesso de hormônio do crescimento.

Donald nasceu em Montana, nos Estados Unidos, ele e sua irmã gêmea eram filhos de pais com estatura acima da média. Sua mãe, com 1 metros e 78 centímetros, e seu pai com 1 metros e 88 centímetros. Mas diferente de sua irmã gêmea, que parou de crescer ao atingir 1 metros e 75, Donald continuou crescendo até o fim da vida.

Durante sua vida adulta, ele sofreu de cifose, que resultou em um problema grave de curvatura da coluna vertebral. Ele morreu em 1981, em Chicago, devido a um problema cardíaco.

Sultan Kösen

Sultan Kösen é um homem turco que detém o Recorde Mundial do Guinness de homem vivo mais alto do mundo! Seu crescimento é resultado da acromegalia e, devido a isso, ele necessita da ajuda de muletas para se locomover. Ele nasceu na cidade de Mardin, no sudeste da Turquia, e é considerado o 7º homem mais alto da história.

Robert Wadlow

Vamos agora para o recordista em altura, Robert Wadlow que, mesmo já tendo se passado anos desde sua morte, continua com seu primeiro lugar intacto.

Ele nasceu e cresceu em uma pequena cidade no Missouri, nos Estados Unidos, e quando faleceu, com apenas 22 anos de idade, ele já media 2 metros e 72 centímetros de altura! Seu crescimento absurdo era por conta da hiperplasia de sua glândula pituitária. Essa glândula, se anormal, resulta em um nível irregular do hormônio do crescimento. Por conta dessa condição, mesmo após sua morte, não havia indícios de que o crescimento de Robert havia parado.

Com seus 8 anos de idade, Robert já era maior que seu pai, e durante toda a escola, ele precisou de cadeiras especiais! Seu sonho era se formar em direito, infelizmente, ele morreu antes de conseguir entrar em uma universidade. Apesar de sua altura, ele nunca necessitou da ajuda de cadeiras de rodas, mas tinha pouquíssima sensibilidade em seus pés e pernas e precisava de suspensórios nos pés para ajudá-lo a andar.

Foram esses suspensórios, inclusive, que causaram sua morte. Robert ficou famoso nos Estados Unidos após sair em turnê com o Ringling Brothers Circus, em 1936. Chegou, com o elenco circense, a se apresentar até mesmo no Madison Square Garden e no Boston Garden, sendo sempre uma das principais atrações. Durante suas performances, em que ele sempre usava suas roupas casuais, uma cinta defeituosa de seu suspensório feriu seu tornozelo, o que lhe rendeu uma infecção.

Por conta disso, ele teve que passar por várias transfusões de sangue e até mesmo por uma cirurgia de emergência, mas seu estado de saúde só piorava. Ele morreu enquanto dormia, em 15 de julho de 1940. Seu caixão média 3,28 metros de comprimento e precisou ser carregado por 12 pessoas e 8 assistentes.

Rapaz atingido por fogos de artifício sonha em reconstruir o rosto

Matéria anterior

Como o milho vira pipoca?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos