As sementes da maçã e do tomate fazem mal a saúde?
Tempo de leitura:2 Minutos, 37 Segundos

As sementes da maçã e do tomate fazem mal a saúde?

Nosso paladar em sua composição varia por uma série de fatores, entre eles, fatores geográficos e culturais que incidem diretamente ao nos indicar o que comer costumeiramente e esporadicamente.

Há também as restrições relacionadas ao paladar que consistem em crendices e histórias passadas de mãe para filho, de vó para mãe e assim suscetivamente nas árvores genealógicas do mundo todo. Afinal, quem nunca ouviu alguma expressão como: “menino, não mistura leite com manga que tu vai vomitar até as tripas!”?

Enfim, hoje estamos aqui para desmistificar não uma, mas DUAS grandes questões emblemáticas que envolvem a ingestão (ou não) de duas das frutas mais populares no cardápio do brasileiro. Vamos lá? Confira conosco:

 

As sementes de tomate causam infecção no apêndice?

2962762666_1237ff6eb4_o
Isso é um MITO!
O apêndice possui um tecido de nome linfóide, que produz uma série de linfócitos (glóbulos brancos), que nosso corpo usa em nosso sistema de defesa. Entretanto a produção é pequena, portanto se o apêndice porventura ser retirado, isso não afetaria em absolutamente nada as nossas defesas imunológicas.
 Em algumas fases da nossa vida inicias como a infância e a adolescência, a produção desses linfócitos é bem intensa e o tecido linfóide pode crescer além do limite, o que faz ele obstruir os vasos sanguíneos que o circulam, por isso a inflamação do apêndice ocorre.

Traduzindo: Não existe nenhuma prova de que a alimentação, seja por sementinhas de goiaba, ou tomate, ou figo ou o que quer que seja, faça o seu apêndice infeccionar. A única explicação plausível cientificamente é a descrita acima, relacionado ao crescimento excessivo do tecido linfóide.
Temos até um complemento pra você à respeito da nossa frutinha em questão ( sim o tomate é uma fruta e você já deveria saber disso):
Broccoli-tomato-cucumber-cilantro-salad
Estudos recentes realizados pela Universidade de Illinois, nos EUA, apontam que o tomate e o brócolis possuem um efeito combinado contra o câncer. Algumas estruturas presentes abundantemente no corpo frutoso do tomate (incluindo a semente) somada às do brócolis (incluindo seu caule), combatem células cancerígenas, principalmente às relacionadas à próstata. Para se ter a ação conjunta desses dois aliados à nossa saúde, basta ingerir algo em torno de 1,4 xícara de brócolis e 2,5 xícaras de tomate fresco diariamente.
Os mistérios envolvendo alguns de nossos frutos favoritos ainda não acabou!
luna_eating_an_apple_gif_by_scottwolf-d4dtklg

É verdade que as sementes de maçã podem matar?

1401804906_apple-killer_ipad

TCHAN TCHAN TCHAN! Isso é VERDADE!

As sementes de maçã tem uma estrutura chamada de cianeto, (antigamente chamado de cianureto). A substância é tão perigosa, que até mesmo já foi usada oficialmente para envenenar pessoas na história do mundo.

As sementes da maçã, da cereja e das amêndoas são ricas em cianeto, e em alguns países, a comercialização desses frutos com sementes é quase que inteiramente proibida. A Nova Zelândia, por exemplo, possui sérias restrições com alguns tipos de amêndoas, devido a incidência de cianeto em suas sementes.

aHR0cDovL2ltZy5oaXN0b3JpYWRpZ2l0YWwub3JnLzIwMTMvMDEvVmVuZW5vLUNpYW5ldG8uanBn

Mas relaxa ai, não precisa vomitar se comer uma sementinha de maçã sem querer. Você para ter algum dano sério a sua saúde, precisaria comer muita, muita, mas muita semente de maçã.

 

Mitos estão ai para serem desmistificados né não?

Viva as frutinhas!

giphy (1)